Acostume-se, a vida é injusta. Infelizmente, o mundo vai querer te derrubar. Mas isso não significa que você deve aceitar toda provocação que o mundo faz. Lute como uma mulher. A civilização tem a cultura de atacar com as palavras porque não é boa com o intelecto e não sabe como ser civil. Você é linda! É isso o que importa. Apegue-se no amor das pessoas que estão ao seu lado e te querem bem. Elas serão o seu doce refúgio quando este mundo quiser te fazer chorar. A escola vai te ensinar muita coisa, inclusive ser resiliente. Lá não se aprende apenas as matérias básicas. O dia a dia vai te mostrar que as pessoas podem nos surpreender positivamente e negativamente. Cabe a você saber filtrar as palavras que irão proferir para que derrame as suas lágrimas. A cor da sua pele é linda. O seu cabelo é lindo. Por mais que digam o contrário, confie em sua beleza e, principalmente, em si mesmo.
Não se esconda. Mostre quem você é. Não deixe que os comentários relacionados à sua pessoa abalem o seu dia. Você é maior que isso, embora os seus oito anos não permitam compreender a força que existe dentro de você. Se por acaso ficar ofendida com as palavras, defenda com a sua beleza. Se insistirem, finja a inexistência deste indivíduo. O silêncio, às vezes, é a maior arma contra a ignorância. É isto: ignorar a ignorância.
Não tenha vergonha de si. Você foi esculpida por mãos divinas. É um ser angelical e anjos não desistem, mas sim, persistem. O mundo regurgitará ofensas a ti a todo o momento. Se baixar a cabeça, ele te engolirá; se olhar nos olhos deste mesmo mundo, ele recuará porque agiste como guerreira e não como oprimida.
Um dia você vai crescer e todas as ofensas que sofreste servirão de aprendizado. Este será transmitido aos seus filhos. Tornar-se-á uma mulher carregada de cicatrizes que te fortalecerão nos piores momentos de sua vida. Você não irá cair porque o tempo e as injustiças te lapidaram. Fizeram de ti uma fortaleza inquebrável. “Os racistas não passarão, mas você passarinho”. Tu te tornarás poesia e inspiração; aqueles serão lembrados pelas suas falas racistas. E tu, cara aluninha, defenderá uma bandeira que precisa ser defendida sempre para que outras não sintam o medo que tu sentiste. Axé!