Pancake, em inglês, é a origem da nossa palavra panqueca. Trata-se de um tipo de bolo (cake) de frigideira (pan), preparado com leite, farinha, ovos e, depois, servido com algum recheio doce ou salgado. As panquecas são de grande aceitação entre nós. É uma massa semelhante à do crepe, um pouco mais consistente, feita em frigideira e recheada com carnes, queijo, frango ou legumes. São servidas cobertas com molho de tomate, branco ou rosé. Apesar da origem antiga, reivindicada por diferentes países, as panquecas estão sempre em alta graças à capacidade de se renovar, incorporando novos ingredientes. Exatamente por isso, conseguem o prodígio de surpreender, mesmo depois de tantos séculos em cartaz. Sua origem é controversa, porém, seja qual for a versão que tomemos como verdadeira, não há dúvida: a receita é antiqüíssima. Originalmente, eram assadas em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparadas em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Há indícios de que suas raízes estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas os primeiros registros de panquecas foram feitos no século I, pelo gastrônomo romano Apicius, autor do receituário De re coquinaria. Ali se descobre que já naquele tempo as panquecas eram feitas com a mistura de leite, água, ovos e um pouco de farinha. Entretanto, os italianos defendem que a especialidade nasceu quatro séculos mais tarde – sem ter água entre os ingredientes. Tal versão, religiosa, figura na Grande Enciclopedia Illustrata della Gastronomia (Selezione dal Reader’s Digest, Milão, 2000). No século V, peregrinos franceses compareceram em peso a Roma para a Festa della Canderola. Chegaram cansados e famintos, porém movidos pela fé. O papa Gelasio, empenhado em recebê-los bem, ordenou que a cozinha do palácio pontifício fosse abastecida com tantos ovos, sacos de farinha e litros de leite quanto fosse possível. As panquecas teriam nascido ali, ao acaso. Segundo essa história, os peregrinos saborearam a novidade e levaram a fórmula para a França.
Panqueca de carne:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo.
½ de amido de milho (maizena).
1 xícara de leite.
2 ovos.
4 colheres sopa de óleo.
Sal quanto baste.
Recheio
300g de carne moída.
1 cebola finamente picada.
2 tomate em cubos.
Sal e pimenta do reino quanto baste.
400g muçarela fatiada.
Parmesão ralado quanto baste
Preparo massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma consistência cremosa, faça as panquecas com uma frigideira de teflon para não grudar.
Preparo do recheio:
Doure a cebola em uma panela com o óleo, acrescente a carne e deixe refogar, adicione os outros ingredientes e deixe cozinhar por 10 minutos, finalize com salsinha e cebolinha finamente picados.
Montagem das panquecas:
Recheie as panquecas com uma fatia de muçarela e uma colher de carne, despeje um pouco de molho de tomate de sua preferência (industrializado ou feito com tomates frescos) num refratário e disponha as panquecas, adicione o restante do molho por cima, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar em fogo médio por 20 minutos ou até que esteja gratinado. Bom apetite.