Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

EFEITO CASCATA
Quem comete suicídio não o faz prioritariamente para morrer. A morte para o suicida é o efeito colateral de um ato extremo a se cometer para se livrar dos tormentos que o afligem na vida, cujo sofrimento coloca o indivíduo no portal do inferno. Ao chegar nos limites do suicídio, na avaliação do ser humano, não existe outra solução. Se a tentativa de se eliminar a vida fosse válida, o futuro suicida lançaria mão da alternativa, como não terá efeito, resta a consumação, que é definitiva e jamais pode ser condenável. Nenhuma religião tem o poder para proibir o suicídio, embora o condene, segundo seus preceitos. O suicida, para a religião, é apenas um membro a menos para acatar a cartilha da esperança. Ser a favor do direito ao suicídio não significa fazer apologia do ato em si, ou o ser humano é livre para deliberar sobre seu tempo de vida, ou é refém de forças estranhas que dirigem os dias da sua existência.
Ninguém nasce suicida, não se vê bebês pulando do berço de cabeça. Também não existe no reino animal qualquer ser que termina sua existência através do suicídio. Além do suicídio clássico, que fica determinado que o indivíduo eliminou sua vida por vontade própria, existe o suicídio involuntário, melhor, disfarçado em acidente, como um pescador que “escorrega” na margem do rio para morrer sem que os outros percebam a intenção, atribuindo o afogamento a outros fatos.
Um suicídio praticamente oculto pela história foi o de Jesus Nazaré, que não esboçou a menor reação de defesa diante dos seus algozes, ele fez uma entrega do único bem terreno que possuía – sua vida. Poderia, se quisesse, formar um exército para combater seus inimigos, vencendo ou não, seria apenas mais um!

ERRATA
Américo Vespúcio veio ao Novo Mundo no ano de 1498 – seis depois de Colombo. Em edição anterior foi publicado o ano de 1298. Foi um erro!

FUTURO
A próxima presidente(a) dos EUA será Michele Obama.

LEGADO
Na história da república brasileira apenas uma família teve dois presidentes. Ambos marechais: Deodoro da Fonseca e seu sobrinho, Hermes da Fonseca.

FRASE
“O mal do Brasil foi ter sido descoberto por estrangeiros”. (Deputado estadual pelo então estado da Guanabara, Índio do Brasil, em 1966).

COLUNA UM
No tempo da loteria exclusiva do futebol, a esportiva, times desconhecidos faziam parte dos sorteios no Brasil todo. Um deles foi o Valério Doce, clube da mineradora Vale do Rio Doce, que não aceitou seu nome real no clube. Atualmente a empresa tem o nome da Vale.

BRUMADINHO
As leis brasileiras existem para serem cumpridas, no entanto há um certo exagero na aplicação de algumas e muitos descasos em outras. No caso da mineradora Vale, envolvida no rompimento da barragem de rejeitos em MG, não se faz necessário nenhuma garantia para o ressarcimento das vítimas, porque a empresa explora o minério mediante concessão, que o Estado pode cancelar a qualquer momento, caso haja prejuízo de qualquer natureza ao meio ambiente. A Vale, se quiser, tem pleno direito legal de contestar qualquer ação futura, mesmo se declarando culpada, pelo acontecido. Bloqueio de bens ou de valores são de menos, a sentença da Vale, além da responsabilidade deverá ser, no futuro, uma indenização moral ao povo brasileiro, coisa do tipo: recuperação dos mananciais do país, culpada ou não.
Tirem do bolso de um assalariado mínimo, 10 reais, será que ele sentirá falta? Sentirá o mesmo que a Vale com o bloqueio de 11 bilhões de reais!

BEOZONTE
Quando se pergunta a um mineiro o que é uai, sô? Ele responde: uai é uai, sô! Isso é lenda, realmente o velho Gerais não sabe de onde veio a expressão. Sua origem é inglesa. Quando os ferroviários ingleses vieram ao Estado para construir as ferrovias, eles ficavam curiosos com o linguajar dos mineiros, sem entender perguntavam em inglês: Why, so? (O que é isso?). Foi o bastante para a “minerada” sair repetindo – uai, sô!

BALBOA
Em 1513, o espanhol Vasco Nunes Balboa, voltou ao Novo mundo, cujo nome já era América. Ele esteve por aqui em 1498, viagem que deu carona a Américo Vespúcio. O rei Fernando autorizou Balboa a voltar para a América, onde encontrou Vespúcio agonizando, vítima da varíola, morrendo dois dias depois, sem saber que seu nome batizou o continente americano.
O rei da Castela (Espanha) exigiu que Balboa o presenteasse com algo maior do que toneladas de ouro e selvagens exóticos. Balboa prometeu e cumpriu, ao chegar no continente organizou um exército, entrou onde hoje é Panamá, foi matando todos os índios no caminho e chegou do outro lado, tal como alguns chefes nativos tinham dito. Ele chegou ao oceano Pacífico – deu ao rei de presente.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no