Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

TERRA BRASILIS
O nome latino brasilis existia há milhares de anos antes do Brasil da América. Era uma terra utópica, cuja lenda dizia que ao chegar perto dele (seria uma ilha), ela se afastava, ou seja, era completamente inacessível, que deu origem a uma terra divina, um Jardim do Eden, para o judaísmo e um Paraíso para a cristandade. O nome brasilis foi aportuguesado para Brasil, devido à aparência geográfica do nosso país com as lendárias terras imaginadas. A abundância do pau-brasil colaborou para o nome, que mesmo sem ele seria o mesmo.
Colombo, ao descobrir a América, tinha certeza que havia terras além daquelas avistadas; porém, na volta à Espanha não encontrou apoio para a exploração de terras supostamente existentes, os reis católicos, Fernando e Isabel, deviam muito ao Papa e não queriam pedir mais apoio financeiro ao Clero, temendo exigências novas, como posso das novas terras. Portugal não tinha dívidas clericais, suas colônias na África, Índia e China proporcionavam lucros enormes aos cofres lusos. Assim pode formar expedições para o Novo Mundo, com D. Manoel no trono herdado do tio que não tinha descendentes, na verdade recuperou o trono para a família, que alguns anos antes foi banida da corte. Graças à credibilidade e ao poder financeiro poder enviar a primeira expedição à América da parte sul, na qual a existência do Brasil era uma certeza. O Brasil veio com o nome território de Portugal. O nome que substituiria Brasil, caso fosse necessário, seria Terras Manuelinas. Isso está ou estava na biblioteca da Torre do Tombo, em Lisboa, cujo acesso aos historiadores sempre foi restrita e muita parte está registrada em código, para evitar na época, espionagem política.
Enfim, poucos europeus entendem, como os brasileiros, que se o Paraíso fosse um território e não terra imaginária, seria no Brasil, viajam turisticamente pelo mundo, quando o país possui as maiores belezas naturais do planeta.

LATIM
Em 1960 as aulas de catequeses eram ministradas pelas irmãs de caridade da Santa Casa local. Além de Monte Alto, outras cidades também faziam isso, era ordem das paróquias, evitando que outras professoras dessem as aulas, que podiam ser desvirtuadas. Aqui a “sala de aula” era nas sombras das mangueiras, os meninos recebiam aulas separadas das meninas.
Ficou famosa entre os meninos da catequese uma noviça vinda de Santa Catarina, que fazia a espécie de um estágio na irmandade local. Era enfermeira e estudou em um colégio de freiras. Falava um latim impecável (era o que se achava, já que ninguém sabia o idioma). A língua morta nela ficava viva! Sabia tanto o latim que se confundia nas aulas, proferindo frases de ambos idiomas, latim e português. Ela fazia a chamada em latim: Adsum, ela perguntava. O moleque respondia em português: “presente ou aqui”.

SENTIDO
Quando alguém está bravo dizemos que está enfezado. Isso agora, porque originalmente enfezado era alguém que tinha fezes no corpo, própria ou sujo com as dos outros. Pisando nelas, por exemplo.

GATILHO
Os EUA são o país mais militarizado do mundo. Os quatro seguintes somados não alcançam seu poderio. Também são o país que mais tem veteranos de guerra inutilizados física e mentalmente em consequência dos conflitos que o país participou, tanto em guerras declaradas como em invasões, para defender a democracia e, claro, encontrar petróleo mais barato e exclusivo. Eles invadem os países em que se interessam, vejam como na África, os países vivem em guerra uns contra outros, sendo o continente que mais tem ditadores, lá os EUA não invadem, porque não existe nada de bom, além de pedras e deserto, enquanto os países asiáticos estão sempre “protegidos” pelos guardiões democráticos.
Não existe família nos EUA que não tenha pelo menos um membro morto em algum conflito. A Associação dos Veteranos de Guerra é a mais poderosa da país, o Estado tem a maior verba, depois da saúde, direcionada aos veteranos.
Quando um brasileiro leva seu filho para visitar a Disneyworld, ele está dando uma verba indireta para o país usar nas invasões militares pela Ásia e Oriente, onde matam indiscriminadamente crianças e mulheres e a população civil em geral. Na Disney, o Mickey Mouse e sua turma não falam nada disso!

CAUDILHO
No estilo do velho caudilhismo, Adhemar de Barros e Jânio Quadros era adversários políticos históricos. Jânio e o filho de Adhemar, o Adhermazinho, eram amigos. Quando perguntaram a Jânio como ele podia ser amigo do filho do seu inimigo, ele respondeu: “ele tem mais Mendes do que Barros no caráter”. (A esposa de Adhemar era Leonor Mendes de Barros, de tradicional família paulistana, os Mendes reconhecidos pela ilibada conduta).

MISSE
Em 1954 a baiana Marta Rocha, misse Brasil, foi desclassificada do concurso de misse universo, porque tinha duas polegadas a mais nos quadris, estava fora do padrão aceito na época. (não escrevo em inglês, que seria miss, faço-o no nosso idioma – misse!)

PÉTALA
A rainha das flores, a Rosa, talvez não seja a mais bela do que as outras; porém tem o título por uma simples razão: todos querem vê-la o mais rápido possível, porque sua duração é efêmera – se durasse a eternidade, seria a preferida para quando desse certo, haveria tempo para ser vista e talvez… esquecida.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de