Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

CONCEITO
A religiosidade é transcendental, não tem templo ou ritual, está na consciência de quem acredita em comunhão de quem é acreditado. Na religiosidade o nome de cada religião é apenas referência para identificar divindades, sem que estas necessitem de orações ou celebrações observadas no nível humano. Todos somos religiosos sem termos necessariamente uma religião específica e muito menos exclusiva. Diante da religiosidade transcendente ninguém é de uma religião, em determinados momentos está em alguma. Os rituais são traumas de comportamento, não afetam ou buscam divindades.

CALENDAS
A tecnologia do telefone móvel, o celular, em relação ao comportamento humano, chegou cedo demais, poderia surgir após dois séculos, que talvez ainda fosse prematuro. As pessoas não tem capacidade mental para os usos e recursos dessa invenção, sem falar da inteligência necessária. O celular está na altura da comunicação interestelar e as pessoas a utilizam como pérolas aos porcos.

EL REY
Na estadia do Príncipe Regente de Portugal, D. João, entre 1808 e 1821, durante três anos, o Brasil passou por sérias dificuldades financeiras, a coroa não tinha recursos até para pagar funcionários. D. João mandou buscar, em Lisboa, um contador para salvar as finanças. Ele veio, era João Araújo de Barros. Em menos de dois anos ele colocou as contas em dia, não as do governo, mas as dele própria. Enriqueceu tanto que passou a emprestar dinheiro para o governo, tornando-se o maior credor da colônia. Ele tinha carta branca para fazer o que quisesse, até para tomar empréstimos pelo mundo. Foi dispensado do cargo e voltou riquíssimo para Portugal. Naquela época ainda não existia a Petrobrás!

FOOT BALL
Na década de 70 em pleno regime ditatorial o Campeonato Brasileiro do Futebol tinha mais de 50 times participantes. O governo usava o esporte para praticar o populismo necessário ao poder. No ano de 1970 o “brasileirão” (era de fato) teve 94 times. Corria o dito popular: “onde a Arena vai mal coloca um time no nacional, onde vai bem também!”. (Arena era o partido político oficial do governo).

PRELÚDIO
Marquei um encontro comigo
Cheguei tarde!
Não me encontrei
Procurei em vão
Nunca achei o absoluto
Fiquei mesmo com o relativo!

REMEMBER
Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?

MEIO SÉCULO
Em 26 de junho de 1968, aconteceu na Cinelândia, no Rio de Janeiro a passeata dos 100 mil (cem mil pessoas participaram). Ela começou cerca de meio-dia e acabou às 6 horas da tarde, depois do discurso do líder estudantil Vladimir Palmeira, um pernambucano radicado do Rio para estudar. Ele falou para os presentes sem aparelho de som ou alto falante. Foi no gogó!
No mesmo mês, a polícia invadiu o restaurante Calabouço, que servia comida popular para os estudantes, um dos primeiros a servir o famoso bandejão. Avisados da invasão, os estudantes fugiram, mesmo assim muitos foram presos e o estabelecimento foi quebrado. Um estudante morreu, Edson Luiz. Os protestos começaram depois do enterro e o governo começou a cair depois disso, mesmo com a decretação do AI-5. Quinze anos depois tudo chegou ao fim.
Entre os protestos pela morte de Edson Luiz, havia uma letra musical cantada em praça pública e nas universidades. Era assim: cala a boca – moço! E o refrão se repetia. Na pronúncia entoada ficava: calabouço! Calabouço!

TRUMPADA
O Presidente dos EUA, Donald Trump, não consegue fazer as pazes com a inteligência. Tromba a toda hora com a ignorância. A última vez que provou sua burrice, foi no encontro com o Primeiro Ministro do Candá, Justin Trudeau, que Trump publicamente o acusou, ou seja, seus antepassados, de colocarem fogo na Casa Branca, fato real que aconteceu em 1812. Naquela data, o Canadá ainda não existia como país, o território era apenas uma colônia inglesa. Depois de 50 anos o Canadá foi emancipado. O incêndio foi provocado pelos ingleses, em uma batalha contra a independência norte-americana.

COLÓQUIO
Na gíria chamamos de mané e manezinho as pessoas simplórias e que pensam pouco sobre o que dizem. O costume surgiu no estado de Santa Catarina, quando muitos imigrantes dos Açores chegaram lá. Eram pessoas simples e com pouca alfabetização, erravam palavras e tinham um sotaque diferente de Lisboa. O arquipélago dos Açores era colônia portuguesa, pouca povoada. Na imigração em Santa Catarina ficou constatado que muitos se chamavam Manoel, o que provocou ainda mais o apelido. Quem leu e não entendeu o presente texto é um Mané!

SOPÃO
Em 1930, um ano após a quebra da Bolsa de Valores dos EUA, provocando uma paradeira e o maior desemprego do país, um restaurante em Chicago distribuía cinco mil refeições por dia gratuitamente. Servia café, rosquinha e sopa. O dono era nada menos do que AL Capone, o inimigo público número um do país. Em 1935 ele foi preso por evasão fiscal. Morreu na cadeia. Matou ou mandou matar centenas de pessoas, o que nunca ficou provado.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no