Canastra
A história do namoro proibido aconteceu nos anos 30, em Minas Gerais, com um desfecho trágico. A família da noiva não aceitava o romance e o casal decidiu resolver o caso, com o jovem propondo leva-la para sua casa durante uma noite. Na hora combinada, o rapaz apareceu na fazenda onde ela morava, com dois cavalos.
Ela montou no seu e partiram rumo ao destino combinado. No caminho teriam que subir uma serra, cuja ladeira era íngreme. No meio da subida o cavalo da moça se assustou, talvez com uma serpente, empinou e rolaram serra abaixo, cavalo e cavaleira. O moço, na escuridão, nada pode fazer. O local ficou conhecido como a Serra Rola Moça (Drumond escreveu um poema sobre o acontecido).
Espora
A expressão vulgar Galo Cego teve origem nas brigas de galo. Um galo ferido no olho não enxergava o adversário, ficando uma presa fácil. Mesmo assim, a valentia do animal permitia que continuasse a briga. Via de regra, era derrotado. Na expressão proverbial o galo cego é aquele que age com a cara e a coragem, sem qualquer técnica ou conhecimento.
Casinha
Em algumas regiões do Brasil o joão-de-barro é conhecido como maria-de-barro. O nome feminino é o correto, quem faz a casinha de barro, bico-a-bico é a fêmea. O marido observa e ajuda na procura do local ideal da casinha, cuja porta sempre é do lado onde não vai chover na temporada. A engenharia da portinha protege a entrada dos predadores, o contorno interno dela permite apenas que o casal entre.
É uma lenda a história que o joão-de-barro, ao saber que a maria o traiu, lacra a porta da casinha.
Aviso
Acontece sempre em Monte Alto, a gente transita por uma rua e, a certa altura, encontra uma placa indicando que certo sentido é obrigatório devido a reformas ou obras no local. Muitos pedem desculpa pelo transtorno. Não se sabe se o transtorno deu procuração para isso. Voltando a sério, o ideal para o trânsito de veículos é que as placas de aviso sejam colocadas a uma distância de 300 metros, para que o motorista tenha opções. Uma placa boa: a trezentos metros, desvio obrigatório à esquerda (ou direita).
Canto
Na Colômbia, um pássaro igualzinho ao nosso bem-te-vi, emite o mesmo som. Como lá não falam português, bem-te-vi não tem sentido literal, o nome colombiano do passarinho é pausarado.
Secularem
Todos sabemos quando os séculos terminam, alguns acontecimentos importantes podem historicamente mudar a data do fim secular. No século passado, os acontecimentos do ano de 1989 tem o poder de mudar o século 20: caiu o muro de Berlim. Na praça da Paz Celestial, um jovem estudante chinês deteve tanques do exército, o Estado Soviético ruiu, com a Glasnot e a Peristroska. Em 1990, já era século 21.
Cruz
As palavras de Jesus Cristo foram deturpadas ou mal interpretadas na sua época e depois dela. Várias religiões se apossaram da filosofia cristã, que na origem não era religião, porque cristão, cristianismo e outras palavras congêneres, nunca foram ditas por Jesus, elas não existiam.
Como Cristo falava por parábolas, que era uma necessidade política, as interpretações proliferaram, a favor ou contra. Também surgiram as simbologias, que deram um caráter a parte aos significados, transformando conceitos em rituais. Cada intérprete da palavra de Cristo afirma que a sua é uma certeza e as outras deixam dúvidas, então, estas são esquecidas e aquelas, cultuadas.
Entre a crucificação de Cristo e o ano 300, o cristianismo ficou relegado a uma seita em Roma, não tinha templos ou datas comemorativas. O Imperador Constantino, ao assumir o trono, percebeu que precisava de alguma coisa de impacto político para que Roma continuasse poderosa. Ações bélicas não tinham sentido, porque o povo queria lutas, apreciava a “pax romana”. Constantino, certo dia, revelou aos romanos que vira no céu uma cruz, sinal interpretado por ele, que era o Deus Cristão dizendo que o caminho de Roma a rota cristã. Em seguida, ordenou a construção de várias igrejas em Roma e nas províncias conquistadas. Seria condenado à morte quem violasse os direitos cristãos. Rapidamente, metade de Roma se tornou cristã. O poder do cristianismo secularizou-se, até chegar aos nossos dias, onde reina o Vaticano, estado monárquico, que se diz teocrático.
Missão
Pelé disse uma vez, que aos dois anos de idade ganhou uma bola de futebol do seu padrinho e nunca mais se esqueceu do presente. Eu, que não sou padrinho, quando dois vizinhos fizeram dois anos, dei uma bola a cada um. O primeiro nem sinuca joga e o segundo, nunca viu um campo de futebol. Pelé nunca foi meu vizinho!