MAIO QUINZE
As grandes civilizações humanas da Terra construíram suas principais cidades e os maiores monumentos nos morros, montes e colinas. A escolha era uma tática de defesa, porque do alto era fácil rechaçar os invasores e também as construções se destacavam de longe para orientar os visitantes comerciais que chegavam para comprar ou vender produtos da região, enfim, as grandes e altas construções se tornavam pontos de referência dos reinos dominantes de uma região.
Roma, por exemplo, foi construída inicialmente sobre sete colinas, nome que se tornou conhecida na antiguidade, juntamente com o outro, Cidade Eterna.
Os gregos imortalizaram o Monte Olimpo, no qual abrigaram os deuses, que daquela altura vigiavam os humanos, aplicando-lhes os castigos necessários quando cometiam desobediências e para isso desciam do Olimpo para aplicar as penas justas. Na américa, as topografias foram usadas para templos religiosos e sedes de territórios, comum no México e países da América Central, sempre destacando altas montanhas, morros e montes de grande altura, quando eram poucos, essas elevações eram construídas geralmente em forma piramidal.
Monte Alto, se sofresse uma escavação, tal as do Velho Mundo e da Ásia, talvez abrigasse outras construções, mesmo sendo na América, assim como foi feita no Egito, na China, em Londres e em Roma. Como apenas podemos presumir a existência de uma Monte Alto primária, depois de vários níveis de escavações, fiquemos com a imaginação. A velha Monte Alto, em tese, teria um cemitério elevado.
Teria as ruas e avenidas arborizadas com árvores frutíferas, como as cidades gregas. Teria a Casa da Cultura e a Casa do Cidadão. A Casa de Lei local, com o nome de Câmara Municipal ou outro equivalente, seria chamada de Casa do Munícipe. Casa do Povo inclui tudo que é República. O povo é subjetivo, ninguém ouve ou vê “um povo” – cabe ao político da antiga Monte Alto e os de agora prestigiar o Cidadão – esqueçam do “contribuinte!”
Vamos lembrar do Idos de Maio de 500 anos a.C. – aqueles monte altenses eram civilizados!
CARLITOS
Em Londres em 1915 o pessoal do cinema promoveu um concurso para escolher um sósia do ator Charles Chaplin, conhecido mundialmente pelo personagem Carlitos. O próprio Chaplin participou do concurso anonimamente como um dos sósias. No final do concurso ficou em terceiro lugar!
BONAPARTE
A figura histórica, depois de Jesus, foi Napoleão Bonaparte, que de um soldado francês subalterno chegou a Imperador da França, governando-a por 11 anos. Venceu batalhas e batalhas derrubando monarquias por toda a Europa e por pouco não atravessou o Atlântico e conquistou a América.
Em 15 de agosto ele foi derrotado na famosa batalha de Waterloo pelo duque inglês, Wellington. Mesmo derrotado ele recebeu homenagens com filmes, livros, peças teatrais, nomes de monumentos e cidades. O duque vencedor tem apenas uma estátua em bairro de Londres.
COR NEUTRA
Em 1910 a Ford perdeu a liderança nos EUA na fabricação e vendas do seu modelo de carro. A concorrente Chevy lançou um modelo que passou a vender mais do que o consagrado Ford.
O velho Ford contra atacou e convocou cerca de 100 engenheiros para lançar um novo modelo no mercado. Os contratados sabiam que a decisão final era dele.
Depois de um mês apresentaram o modelo inédito ao patrão. Ele aprovou e pediu para escolher as cores do carro. Os engenheiros aceitaram e pediram para ele dizer sua preferência. Ford respondeu: “qualquer cor desde que seja preto!
LENDA
Na história de Roma consta que os irmãos fundadores da cidade, Romulo e Remo, foram abandonados pela mãe em uma floresta. Uma loba os teria encontrado, amamentando-os e adotando-os como filhos. Até como lenda foi contestada, o que aconteceu foi que uma velha moradora da floresta conhecida como Loba levou os irmãos para sua cabana, alimentou-os até se tornarem adultos e a partir de uma simples cabana da mãe adotiva fundaram Roma. Outra lenda, e claro!
MODA NOVA
Na área de vestuário a moda determina o uso, muitas vezes, o modismo se mantém por séculos. O guarda-chuva e as sombrinhas são exemplos. Porém, o recorde da moda perene está com o calçado mocassim. Ele foi usado pelos nativos norte-americanos há mil anos ou mais. Os militares mataram os “índios” chegando a exterminá-los em certas regiões, mas o mocassim está nos pés dos brancos “ad eternum!”
PALIÇADA
No forte avançado no território índio, o forte militar cercava a aldeia mantendo a vigilância diuturna. No plantão de um soldado antigo, ele percebeu que alguns índios se esgueiravam nas sombras das árvores. Deixou o posto e foi avisar o coronel, chefe do forte: “senhor, parece que um grupo de índios está rondando o portão”. O velho militar respondeu com a pergunta: “eles são amigos”? Parece que são, estão todos juntos” – respondeu o vigilante!