Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

ÁGUA ALTA
No início da década de 1960 começou a construção da caixa d’água suspensa em Monte Alto, perto da antiga terre, no ponto mais alto da cidade. Como durante a construção a molecada queria subir na obra, a empresa construtora mantinha um vigilante sentado no início da escada de madeira usada pelos trabalhadores. Alguns moleques queriam subir porque desconheciam o perigo, outros porque queriam imitar o super-homem ou Tarzan. Certo dia, o vigia saiu do local para tomar água gelada na sede da obra e dois meninos aproveitaram para subir no topo da construção, era hora do almoço e ninguém mais estava no local.

Quando o vigia voltou foi uma loucura, os moleques que ficaram no chão avisaram o guarda e mostraram onde eles estavam, bem no topo da caixa. Depois de gritar chamando os moleques, que nada adiantou, eles, com medo, ficaram lá no alto sem ação; o vigilante ligou para a polícia, que veio ao local.

Começou a dúvida: se a polícia subisse, os meninos poderiam se assustar e até pular de lá, se ficasse no chão, o policial seria uma ameaça, eles também não desceriam. Todos nós, os que assistiam à cena, tivemos que sair de perto para não atrapalhar o resgate. Viemos saber mais tarde que tudo acabou bem, a polícia, com a ajuda dos operários da obra conseguiram retirar os moleques do local.

Depois do incidente, a construtora colocou dois vigias no local. Como eram menores, os garotos não foram indiciados, o vigia sofreu uma reprimenda da empresa e até o final da obra não houve outros incidentes. A caixa está lá, intacta, muitas vezes sem água, sem acesso a subidas inesperadas.

CAPINAGEM
Um dia de manhã, sai de casa para trabalhar e passei na casa da minha mãe para tomar café. Assim que cheguei vi meu pai na porta, cabisbaixo, lamentando sobre alguma coisa acontecida. Como não entendi, perguntei-lhe o que aconteceu, ele, mais nervoso ainda, xingou e disse que alguém havia furtado durante a noite uma enxada nova que ele havia comprado para roçar o mato do quintal.

Tentando amenizar o fato falei com minha mãe, concordando, que se todos os ladrões do mundo roubassem enxadas, todos poderiam trabalhar com sua enxada para plantar as roças e a terra seria o lugar mais produtivo do mundo. Ele, meu pai, não aceitou o argumento, rebatendo: o ladrão não vai trabalhar, ele vai trocar a enxada com maconha. Fui saindo para trabalhar e o consolei de vez dizendo: pai, a maconha precisa de enxada para ser cultivada – será útil!

ENCONTRO MORTAL
Muitos leitores, depois de lerem o jornal o utilizam para outros fins, e quando tempos depois, se lembra de ter lido alguma coisa e se esquecido onde procurar, aos se lembrar que foi nesta coluna, entra em contacto com a gente pedindo para republicar a matéria. Foi isso que aconteceu com o texto abaixo.

A MORTE foi até Bagdá para achar alguém para levar ao seu reino. Encontrou um jovem e revelou-lhe a sua intenção. O moço suplicou para que ela o levasse no dia seguinte. Ela concordou e prometeu que voltaria. Logo de manhã do outro dia voltou e não viu o jovem (vide no tópico seguinte).

Ele fugiu para Mossul sem revelar onde iria para os amigos, apenas disse-lhes que iria escapar da morte para se salvar. Assim que morte se informou com os amigos, eles avisaram-na que ninguém sabia seu paradeiro, que apenas queria escapar do seu alcance. A morte, então, explicou: não estou aqui para levá-lo, estou aqui para avisá-lo que vou esperá-lo amanhã, em Mossul.

COLEIRA
No politicamente correto não existe dono de animal doméstico como cachorro, gato, periquito, tartaruga e outros, todos são adotados pelos humanos e não comprados ou vendidos, mesmo trocados entre eles. Um gato vale dois cachorros ou vice e versa.

Também é bom lembrar que não existe animal manso, na origem, todos são selvagens, nenhum deles nasceu dentro de casa ou no quarto de uma criança, foram treinados para agir assim mediante recompensa. Se alguém tiver um cão dito de estimação e o trata com ração balanceada ou comida que ele gosta, como é um animal carnívoro na origem, e um estranho oferecer a ele um filé mignon, certamente ele dará preferência à carne oferecida e acompanhará o novo amigo.

CELESTIAL
Se existe ou não anjos da guarda não é discutível neste espaço. Caso existam tais seres celestiais e protejam humanos, uma certeza é que os anjos da guarda da família Kennedy estão desempregados faz tempo. Estão procurando uma vaga entre os judeus sefarditas porque falta-lhes proteção celeste, na terra estão pródigos pelos EUA, quem ousar tocar em Israel será rechaçado pelo poder bélico dos norte-americanos, cuja origem foi judaica. O nome do país deveria ser o real Estados Unidos Judaicos – EUJ.

LÁPIDE
Enquanto uma menina percorria as ruas do cemitério, a mãe se fixou no túmulo da família para orar. Antes de saírem do local, a garota, com sete anos, perguntou: “mãe, onde são sepultadas as pessoas maldosas?”

OFENSA DOUTA
Quem quiser deixar um médico injuriado ao entrar no consultório vai avisando: “eu sei o que tenho, já vi na internete”.
Quem quiser deixar um juiz p… da vida, ao depor na audiência como testemunha declare: “não conheço o réu, apenas ouvi falar dele”.

NOVA GERAÇÃO
Virou moda dar nome às gerações. Apareceram a Z, Millenium, X, ABC, Azul e outras com nomes adotados conforme as doutrinas de origem. A minha é a geração ‘merthiolate’, que ardia arrancando lagrimas quando a mãe passava no cotovelo, joelho e dedão sempre que a gente aparecia ralado da bola e bicicleta.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no