PUTZ!
Putin foi reeleito outra vez. Quem votou nele? No tempo da URSS outros camaradas também foram reeleitos e reeleitos. Pressionada pela opinião pública mundial a união das República Socialistas Soviéticas, que reunia 15 países vizinhos de culturas e idiomas diferentes, realizaram eleições para mascarar uma democracia. Tudo ocorreu normalmente, que até surpreendeu o mundo e por coincidência os mesmos foram eleitos, alguns vindos de várias reeleições.
Quando a mídia internacional apontou a URSS como exemplo de uma nova liberdade democrática, um cidadão invadiu o Palácio da Justiça Soviético, local da eleição, sendo preso pela KGB (Polícia Secreta Soviética) por desrespeito à regra política do país, interrogado o motivo da invasão, o eleitor justificou: “eu queria apenas descobrir em quem votei!”
IN-COINCIDÊNCIA
Em 04 de julho de 1.776, os 56 habitantes de Boston, assinaram a Declaração da Independência das Treze Colônias Britânicas. Depois de uma guerra de resistência, a Inglaterra reconheceu o direito dos colonos e surgiu o novo país. Logo reconhecido internacionalmente como Estados unidos da América (USA).
Os signatários unidos passaram a governar a nova nação, todos eles ocuparam cargos na nova república, como presidentes, secretários, juízes, governadores, congressistas e todos os demais cargos, sempre com eleições democráticas. Dois deles proeminentes politicamente e liderança, John Adams, que foi o primeiro vice-presidente e o primeiro presidente em seguida do presidente por aclamação, George Washington. Enquanto Thomas Jefferson foi o quarto eleito e ocupou todos cargos da república.
No decorrer dos acontecimentos, ambos, Adams e Jefferson, romperam políticamente, mesmo que os objetivos idealísticos continuassem o mesmo. Nunca mais se falaram oficialmente e cada qual defendia o progresso da nova nação, que então já era a maior potência do ocidente, superando até os antigos colonizadores.
Foi então que ocorreu algo inusitado: no dia 04 de julho de 1826, cinquenta anos da Declaração da Independência, os dois pais da pátria, como ficaram todos os signatários conhecidos na história, Adams e Jefferson, morreram no mesmo dia com três horas de diferença – o mesmo tempo do cerimonial da assinatura em 1.776. A Pátria ficou órfã – duplamente órfã!
CONCEITO
Nas avaliações políticas e idealistas, os dois blocos, Capitalismo e Comunismo, sofrem diferença de valores pela humanidade e a conclusão lógica é que o Comunismo explora o Homem pelo homem e o Capitalismo, o contrário.
SANTO TRAJE
No primeiro milênio apareceu na Europa uma versão da Bíblia chamada de Bíblia das calças. O autor desenhou a roupa de Adão e Eva vestidos com calças feitas das folhas das parreiras. Os exemplares sumiram, se existe algum, está repousando nos porões do Vaticano.
FRAGRÂNCIA
Atualmente o Chanel n° 5 é o perfume mais vendido do mundo. A essência dele foi extraída de uma árvore do Amazonas. O perfumista da Coco Chanel apresentou-a ao mostruário sem o nome do produto, apenas com etiqueta marcando o número 5, ao qual ela deveria dar o nome. Ela disse que o número bastava, assim não sofreria falsificação com nomes semelhantes. O perfume foi para a linha de produção por alguns meses e vendia tal como os demais.
O perfume estourou na mídia de propósito ou por coincidência. Aconteceu quando um repórter perguntou para a atriz Marilyn Monroe com o que ela dormia.
Ela respondeu: com três gotas de Chanel nº 5. No dia seguinte à publicação da matéria o perfume sumiu do mercado em poucas horas e pelo dobro do preço.
(A fórmula do n° 5 é secreta, ninguém conhece a árvore, é segredo de Estado – apenas comparado com a Coca-Cola).
REFUGIADOS
O metro de terreno urbano mais caro do ocidente está localizado na ilha de Manhattan, em Nova Iorque (New York), foi explorado por um grupo de refugiados em 1654. Eram homens, mulheres e crianças. Saíram da Holanda, vieram para o Brasil como funcionários da Companhia das Índias Ocidentais, como eram judeus sefraditas, foram aceitos no Brasil como cidadãos holandeses. Em 1654, ano que foram expulsos de Pernambuco não puderam voltar a Amsterdã, porque a inquisição luso/espanhola os perseguiria durante a rota de retorno, então fretaram os 23 lugares em um barco francês e foram para o Norte rumo à Nova Amsterdã, nome da futura New York; na viagem, foram assaltados por piratas e tiveram que pagar outra vez aos franceses para que o levassem à américa. Todos os prédios públicos originais de Manhantan foram obras de engenheiros judeus que antes construíram suas obras em Recife. (A história é longa voltamos ao tema em futuras colunas). No cemitério judaico de Nova Iorque há registro dos brasileiros pioneiros e que foram para Nova Amsterdã transformando-a em Nova Iorque, fugidos da inquisição portuguesa/brasileira que se os prendessem os queimariam vivos.
NOVO HINO
Se o brasil fosse trocar de hino como fez a França com a Marselhesa, que música escolheríamos? A coluna ficaria com a obra prima de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias. ‘Caminhando’ ou ‘Para não falar que não Falei de Flores’!! (Vandré).