Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

FILOSOFIA MATERNA
Todas as vezes que eu informava minha mãe sobre a morte ou doenças de pessoas conhecidas dela ou de seu convívio, ela simplesmente comentava: “coitada de sua mãe! E nada mais falava. Eu também nada respondia e encerrava o assunto.
Até que um certo dia estendi o assunto depois de ouvir o famoso coitada de sua mãe. Quando perguntei-lhe qual a razão do “coitada da mãe! Ela pausadamente respondeu: “sempre é a mãe que mais paga.”

MALA DIRETA
Quando um cliente faz uma compra em uma loja, recebe a mercadoria acondicionada em uma sacola com logotipo, nome e endereço do estabelecimento. Na posse do produto embalado, o cliente passa a circular em público proporcionando uma publicidade da loja, sem receber nada pela divulgação.
Convém lembrar que o cliente não tem obrigação de aceitar a embalagem do produto adquirido, pode exigir um pacote neutro, uma sacola lisa, sem propaganda e caso a loja se recusar a fazê-lo, a compra pode ser cancelada.
(A regra vale para um carro, por exemplo, aquela marca no capô ou no porta-malas, do logotipo do fabricante, pode ser retirada pelo proprietário e no lugar colocado um outro do seu gosto, desde que não seja de outra marca de veículo).

TERRA LOCAL
Monte Alto é rica (ou rico) em passagens folclóricas, principalmente políticas, aconteceu que os médicos da capital paulista indicavam a cidade, na década de 30, para tratamento do Bacilo de Koch, devido ao nosso clima. As autoridades, certa vez, foram consultadas sobre a possibilidade da construção de um hospital especializado. Um grupo de políticos concordou de pronto. Outro não. Para espanto de todos assim que os nossos representantes receberam a proposta, todos recusaram, tanto os contra como os a favor. Os nossos paulistanos quiseram saber para a mudança de opinião. A resposta: “o pedido inicial era para um hospital de tratamento do Bacilo de Koch, no de agora está especificado para o tratamento de tuberculose”.

DEUSES POR ATACADO
Coincidentemente, assim que uma civilização desparece da Terra, exterminada por guerra e epidemias, seus deuses também somem, o que prova que as divindades são produto da fé e adoração. Um exemplo: a civilização egípcia antiga acabou e seus milhares de deuses, deusas e semideusas sumiram. Isso aconteceu com as religiões nativas da América do Sul, não se encolhe mais cabeças ou se devoram as inimigas após as guerras.
Uma exceção: os hindus, com a índia com cada vez mais gente e mais ainda os deuses. Gente tem para mais de um bilhão de cabeças. As divindades, nada mais nada menos de 38 milhões de deuses e deusas.
Apenas para registro: indianos são todos os nascidos no país, os hindus são os que praticam a religião hindu e outras seguidoras. Não se conta os que estão tomando banho nas águas do Rio Ganges do lado da cremação dos mortos.

JOÃO DE BARRO
O pássaro com o nome de João de Barro em certas regiões do norte de Brasil também é conhecido como Maria de Barro, porque a casa do casal é construída por ambos, em conjunto, e quando fica pronta, o macho parte deixando a fêmea chocando os ovos. Depois de um certo período, os filhotes nascem e com a mãe se mudam para a liberdade. Então, segundo os ornitólogos, o macho volta a se abrigar na casa com outra fêmea e o novo casal é formado.
A casa, quando construída pelo casal, tem certas peculiaridades próprias da espécie, a porta de entrada faz uma curva que impede os predadores de entrar e também evita a entrada da água da chuva. Não se sabe como a porta é sempre construída do lado oposto das futuras chuvas, um segredo de engenharia natural.
O caso do macho, que ao descobrir a infidelidade da esposa Maria, mantém-na dentro da casa até que termina de fechar a portinha sem ar para morrer; é uma lenda, caso a esposa permita que outro João a visite é expulsa e o ciclo segue pela ordem natural.

PRIMEIRÃO
Escola de Comércio, 1967, primeiro colegial, sala UM, piso superior. Dois acessos, um externo por escada normal e outro interno através de escada caracol de ferro. No colégio, todas as salas são térreas com exceção da citada, sendo cobiçada porque dela se tem uma visão da rua e de toda a área interna, permitindo uma ampla cobertura visual do movimento de alunos e professores.
Na sala UM, como foi dito, entre os dois acessos ao piso superior, o da escada caracol de ferro é o preferido, ou era, pelos alunos meninos, que se colocavam em local estratégico para observar a subida das meninas, cujo uniforme era saia e blusa, proporcionando uma bela visão panorâmica do vai e vem subindo e descendo pelos degraus circulares.

PALCO
Durante um ou mais anos, na década de 1960, a Festa do Senhor Bom Jesus de Monte Alto, a Festa de Agosto, foi realizada onde agora é a rodoviária, que na época era uma rua larga anexada no terreno da dita futura rodoviária, inclusive, em um dos anos, não houve o evento porque no dia 6 de agosto aconteceu uma temporada com ventos fortes e chuva de granizo, que destruiu por completo as instalações.
Foi também em um desses anos que se apresentaram quatro jovens coreografando os Beatles no palco da festa. Foi um sucesso. Os Paul Mc Cartiney, Ringo, John Lennon e George locais abafaram. Eles representaram o quarteto com Rauzito Silva, Francisco Barroso (in memorian), Emilio Santo Pierre (in memorian) e, salvo engano, o De Lucca. O quarteto tocou mais algum tempo, até desmanchar. O nome, bastante sugestivo, era “Debítos”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no