REGISTRO DE NASCIMENTO
O Brasil não foi descoberto porque não existia, pelo mesmo motivo não foi encontrado, foi, na verdade, inventado. Portugal ficou com a menor fatia do bolo América, a parte maior ficou com a Espanha. Ambos, Portugal e Espanha, arrendaram seus territórios do Vaticano, que além de financiar as viagens de Colombo e Cabral, ditou as regras administrativas que são obedecidas até nossos dias.
A parte nobre da América ficou com a Inglaterra, que colocou todo o poder do Império onde o sol nunca se punha, sobre os EUA e Canadá, que coincidentemente se tornaram os países mais desenvolvidos e poderosos de toda a América. Toda a América Latina junta não alcança o poder político e produtivo que tem a América saxônica, ou seja, de língua inglesa. A grande fatia do bolo americano foi devorada pelo Vaticano, que é o Estado mais rico do Planeta e ainda, não contente, quer o monopólio celestial. O mundo inteiro paga tributo à Igreja Católica, leia-se Estado Vaticano e não proporciona contrapartida, com exceção do benefício da fé, um monopólio entesourado nos cofres papais.
A América Latina, às vistas da humanidade, é a parte de Deus na Terra, o restante do Globo fica parcelado onde cada qual entra em conflito com os demais e quando procuram ajuda no catolicismo recebem do seu chefe supremo um conselho em forma de oração: não façam aos outros o que não querem que vos façam!
O Brasil, nesse contexto, tornou-se um território governado por um poder que não larga o osso, que em nome da democracia elege os demagogos com o discurso de defendê-la, dividindo o país em Governo e pagadores de imposto, mais conhecido por Povo. Os municípios nacionais concedem automaticamente um título de cidadania a cada habitante – mui “suigeneris” – contribuinte. Contribui-se com quê?
DATA GRATTA
Na última quinta-feira do mês de novembro a cristandade comemora o dia de Ação de Graças, um feriado nacional nos EUA e pouco lembrado no Brasil. Lá nos EUA o feriado se estende na sexta e fica emendado com o fim de semana tradicional (o weekend). Por causa disso as pessoas viajam e ficam quatro dias fora do sistema comercial, ou seja, não consomem como em dias normais. O comércio, para compensar o fraco movimento de vendas, realiza promoções e liquidações de mercadorias e descontos nos serviços, chamando a data de “Black Friday” sexta-feira negra.
O Brasil, criativo como sempre, copiou a data e tornou-a preferida no calendário comercial, sendo nos dias atuais a segunda data do ano, ficando apenas atrás do Natal, a maior data cristã latina.
A criatividade nacional vai mais longe, adotou também dos norte-americanos o Dia da Bruxas, o “Halloween” uma data folclórica deles que a criançada brasileira sem mesmo saber o que é bruxa. Como aqui se gosta do dólar e da Disney tudo é válido – nem Deus é mais brasileiro – mora em Nova Iorque.
FRASE
“Nós enforcamos os pequenos ladrões e indicamos os grandes para cargos públicos”. (Esopo, fabulista grego, 600 a.C).
GALINHADA
Quando os ingleses impediram os navios negreiros de traficarem escravos da África para o Brasil, os tripulantes prendiam os negros no porão e, por cima da carga humana, colocavam engradados de galinhas, que ocultavam os negros e faziam um imenso barulho, enganando os fiscais que abordavam as embarcações. No Brasil, eram descarregados em um porto de Pernambuco, que passou a ser chamado, como até hoje, de Porto de Galinhas, um ponto turístico.
SEDE DE GOVERNO
Apesar de branca, a chamada Casa Branca, em Washington, sede do governo dos EUA tem o nome da cor porque quando foi construída, a argamassa do local era mais clara do que as outras construções. A Casa Branca não é totalmente branca, muitos dos seus cômodos são pintados com outras cores claras.
CANJA
As carcas de galinhas citadas logo acima, inundaram o mercado nacional com as aves que passaram a ser chamadas de Galinhas d’ Angola, pais de onde vinham.
Até hoje os fazendeiros não querem as aves nos pastos junto com as vacas, dizem os pecuaristas que elas trazem azar. A razão está no seu canto ensurdecedor, noite e dia, imitando a voz: “Tô fraco… tô fraco… tô fraco!
(Até as vacas emagrecem de tanto ouvir a ladainha).
CARDÁPIO
Um cara entra no restaurante e pergunta sobre o prato do dia. O garçom diz que é língua de vaca. O freguês recusa dizendo que não come nada que sai de boca de animal. O garçom pergunta o que ele quer no lugar. Ele responde: Ovo frito!
HAMBÚRGUER
A rede de fast-food King Burguer, concorrente da Mac Donald´s lançou um lanche com o nome Play Burguer e foi um sucesso que abalou as vendas da Mac Donald´s.
A rede resolveu fazer o mesmo e vender um lanche com nome específico. Para tanto foi convocada uma reunião entre os franqueados para que todos sugerissem um nome. Depois de duas horas reunidos, os 100 franqueados não aprovaram um nome. A decisão ficou adiada. Enquanto arrumava os papéis, a secretária do presidente da empresa reclamou e disse em voz alta: “tanta coisa para escolher um nome, não sei porque no colocam BIG-MACK de uma vez. (Um diretor ouviu e o nome foi aprovado, e a moça ganhou uma loja franqueada de presente).