SOL LEVANTE
Todos os que nascem, crescem, vivem e morrem em Monte Alto ou que se mudam para o nosso município desconhecem o que a natureza nos destinou de mais belo. Não há nada parecido em todo o Estado de São Paulo. O nosso tesouro é a alvorada serrana, que está disponível todas as manhãs das cinco horas às cinco e meia, dependendo da variação climática. O local para curtir a mais bela manifestação onde o sol beija a cidade é conhecido como o sítio da Dona Ana, onde ela exercia seus benzimentos ao vivo às dezenas de pessoas que compareciam na casa dela à procura de alívio a seus problemas de saúde. A partir da década de 1970, Dona Ana e sua família venderam a propriedade e se mudaram para o Bairro Alvorada.
Com a mudança dela, as pessoas que frequentavam o local se afastaram de vez permanecendo algumas pessoas que nas madrugadas formavam grupos para ver o sol nascer. Com o passar do tempo foram diminuindo e mudaram de hábito, deixando de apreciar o maior espetáculo da Terra, que é o nascimento do sol, que literalmente ilumina o “buraco negro” que é o nosso Planeta a que se resume a Terra sem luz.
Como na cabeça do capitalista nacional, incluem-se os de Monte Alto, a natureza existe para dar lucro em investimento em dinheiro e não em social, o Sitio antigo da Dona Ana, está cercado pelos quatro lados (Como as ilhas do mar, bem que podia “cercar” o sítio de um lado só) e investir em um restaurante com mirante e uma imagem ícone da Menina Izildinha. Um convite para a Dona Ana viria a calhar, ela viria de onde está. Uma ajudinha do Poder Público seria bem-vinda. Um lembrete util. Monte Alto tem o “monte” no nome como referência às serras, a cidade é serrana e não montanhosa, como querem alguns. Somos serranos!
NOME REAL
O município de Monte Alto tem um distrito, é o de Aparecida de Monte Alto, outra cidade de nome semelhante é o de Aparecida, que fica no estado de São Paulo. Não EXISTE Aparecida do Norte no Brasil. Apenas APARECIDA.
PRATO FEITO
Em 1972, o cantor dos EUA, Frank Sinatra, veio ao Brasil para uma apresentação no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o público foi recorde (pronuncia-se recórde -”récord” é coisa da Globo). Segundo relato, 200 mil pessoas lotaram o estádio. As duas horas da manhã, depois do show, o cantor foi jantar no Copacabana Palace, o hotel mais chique da cidade. Ele pediu uma feijoada. Quase levou os cozinheiros à loucura.
MONTE MINEIRO
Sempre frequentei o Mercadão Municipal de São Paulo e falava que era de Monte Alto. Além de imitarem a minha pronúncia ‘montearto’ me cumprimentavam com a saudação ‘olá mineiro’. Na capital paulista o município de Monte Alto de Minas era mais conhecido que a então capital do mamão, diga-se.
Há pouco tempo a confusão se desfez, Minas Gerais mudou o monte alto deles. Passou a ser conhecida como Montes Altos de Minas – pluralisou-se!
BRASIL F.C.
O Estado Brasileiro não tem clube de futebol ou seleção brasileira desse esporte, ou seja, o país não joga bola. O esporte existe e é representado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sustentada pela publicidade comercial e pelo pagamento de ingresso público. Qualquer citação do Brasil como parte em esporte é mero ufanismo ou um pseudopatriotismo.
O grito dos estádios Brasil, Brasil, demonstra apenas especulação política de falsos heróis mantidos pela mídia, para que o verdadeiro herói, o povo, responsável pela formação do Estado, desvie o foco real da cidadania. Em suma: futebol é uma enganação, que o Estado Político coloniza o povo livre, tornando-o um servo permanente dos poderosos.
PORTOCALE
Portugal saiu na frente no século XV como colonizador por causa de suas modernas caravelas de cascos reforçados e velas indestrutíveis pelo vento. A madeira da qual as velas eram tecidas e as cordas trançadas era o canhâmo, a casca grossa era retirada ainda verde da árvore, secada e molhada com a água salgada, passada por um processo de curtição semelhante ao coro, depois retalhada e costurada com a corda também passada pelo mesmo processo e posteriormente emendada para reforçar a resistência.
A semelhança dos nomes cânhamo, a árvore em Portugal e a maconha, vai além de um simples anagrama. Os lusos vieram de Portugal cheirando as velas dos barcos e ao chegarem no Brasil, não sabiam se cheiravam cânhamo ou maconha.
VIVA EU!
Assisti muitas vezes manifestações de alegria. A mais emocionante de todas aconteceu no Hospital de Câncer (Agora de Amor) de Barretos (SP). Durante alguns dias levei minha mãe para consultas. Ao esperar a saída dela, os acompanhantes esperavam sentados em bancos perto do portão de saída, também saiam pelo mesmo local as pessoas com os resultados dos exames. Cada uma saia com os resultados nas mãos ou pastas de arquivo. De repente todos estavam concentrados naquelas pessoas consultadas saindo para casa, quando um senhor saiu da fila gritando e atirando vários maços de papel com resultados de exames: não deu nada! Não deu nada! Não deu nada! (Praticamente o hospital todo ouviu seus gritos).
BOLA SETE
Na década de 1960 funcionava no centro de Monte Alto um salão de sinuca. O dono era um senhor negro conhecido como Zé Preto, nome que ele não gostava ser chamado. Quando a gente o cumprimentava: “Oi Zé Preto” Ele respondia educadamente: “Só Sêo Zé Tá Bom”.
FRASE
Até amanhã. Estaremos aqui, diariamente, todas as quintas-feiras” (Ibraim Sued, ao encerrar seu programa de TV).