O VÍRUS DA COROA
O popular Coronavírus, cientificamente denominado de Covid-19, sumiu da mídia e da boca do povo, se recolheu do lugar onde saiu, na República Democrática do Congo, transmitido por algumas espécies de morcegos, via pangolim, alimento dos mineiros das minas congolesas e daí para o mundo. No início o Coronavírus era apenas um surto de uma ou outra cidade chinesa, depois trocou de atividade regional, passando a ser uma endemia, espalhando-se por uma grande área da China, local onde se consolidou como epidemia, que graças às rotas internacionais aéreas, de aeroporto em aeroporto, dominou o Mundo assinando como Pandemia.
O Coronavírus sempre existiu entre algumas das centenas de espécies de morcegos asiáticos, na forma endêmica, ou seja, um componente sanguíneo desse mamífero cego que se locomove por um processo exclusivo conhecido por radar, isto é, um sonar que guia o animal desviando-se dos obstáculos naturais ou provocados artificialmente. O início do processo acontece quando o morcego defeca e o mamífero pangolim, no solo, se alimenta dessas fezes. Entra no processo o ser humano, ou seja, o mineiro congolês com seu parceiro contratado da China, que passam meses isolados no interior das minas sem nada para se alimentarem, fora a carne apreciada do pangolim (um mamífero parecido com o brasileiro tatu), que depois de abatido é salgado e seco, onde é consumido contaminado pelo coronavírus.
Nas minas do Congo está um minério raríssimo no Planeta conhecido como COLTAN, do qual a indústria de alta tecnologia dos produtos eletrônicos, que o mundo usa à exaustão, chamando-os de Laptop, Smartfone e Celular, retira o tântalo usado como capacitor dos aparelhos citados.
Portanto, o Covid-19 (ou a Covid-19) foi beneficiado por todos os seres humanos dos cinco continentes. Então, o morcego, o pangolim, o usuário digital, renderam culto ao vírus mortal e como ele não foi extinto, está rondando a humanidade à espreita de mais oportunidades. O coronavírus poderá permanecer entre nós por séculos e milênios, assim como a centenária gripe espanhola volta ano a ano fazendo mais vítimas ou proporcionando novas doenças humanas, muitas, letais.
CUMPRIMENTOS
Mesmo os livros sagrados do Cristianismo e do Catolicismo orientando os fieis para não usarem o sagrado nome de Deus em vão, esses fieis realmente obedecem o sacro preceito – não usam o nome de Deus – apenas abusam!
Raramente acontece, porque eles não assumem, falo dos ateus; quando a gente lhes deseja coisas do tipo: fique com Deus, vai com Deus, eles respondem inaudível: “fiquem com Darwin ou vão com Darwin!
CONTE NO CHURRASCO
Um cara mudou-se para uma cidade nova. Para socializar-se, à noite, foi a um barzinho, sentou-se no banquinho, pediu uma cerveja e logo dois moradores sentaram ao lado. Ele se apresentou e disse que morava na Vila das Almas. Quando um dos presentes perguntou-lhe se a cidade era boa, ele respondeu: “que nada, lá só tem jogador de futebol e prostituta”. O outro cara, com dois metros de altura, retrucou: “ô cara, a minha mãe mora lá”. Sem perder a pose, o novo morador respondeu: “Cara, a veia tá jogando um bolão.
ESTAÇÃO DEMO
Até pode ser que tenha sido uma “fake news”, porém, tudo foi aceito como verdade e até houve quem tenha visto ou jurado que viu. Aconteceu nos anos 1960, quando o presidente JK saiu do poder e deixou a ideia de uma mudança nos meios de transporte do país, com a vinda da indústria automobilística, com os carros, os caminhões e os ônibus. Até então os trens dominavam as viagens de passageiros, com estações ferroviárias espalhadas em todos os estados. Logo foram gradualmente desativadas e as estações rodoviárias proliferaram pelas cidades grandes e pequenas. Sem as ferrovias o comércio sofreu um queda e muitos estabelecimentos foram fechados, como muitas pequenas indústrias que tinham nas ferrovias fortes parceiras no transporte da produção.
Para combater a concorrência surgiu de tudo. Logo correu a notícia que quem estava trocando o trem pelo ônibus corria o risco de viajar com a companhia do diabo, que preferia a rota rodoviária. Até a imagem do Demo era descrita pelos informantes. Uma delas era que o novo diabo tinha a aparência jovem, bem vestido e oferecia balas, doces e cigarros aos passageiros e outras mais.
Em Monte Alto, os trens de Taquaritinga foram trocados pelos ônibus de Jaboticabal. Com as histórias muitos voltaram ao trem de Taquá, deixando buzão de Jabuca.
CASQUINHA
O sorvete tem esse nome porque é sorvido pela boca. O sorvete não se bebe, não se come, não se chupa e não se lambe, ainda que possível; porém, ele é sempre. Um trocadilho: serve-se sorvete servido!
LOTAÇÃO
Censo atual: Índia – Um bilhão e quatrocentos e vinte e cinco milhões de habitantes. China – um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes.
O censo da Índia foi mais fácil, bastou contar quantos indianos estavam dentro do Rio Ganges e multiplicar por dois. Na China foi moleza, contou um na rua e multiplicava por outro sucessivamente – era tudo a mesma cara!
Como a república popular da China é totalmente comunista, todos os eleitores votam no mesmo candidato, a população empata com o número de votos de eleito!
No Censo de Monte Alto um desconto em relação à população anterior basta!