CASAL PLATÔNICO
Apenas dois nomes pessoais, um masculino e outro feminino, são originalmente brasileiros. Foram criados por um poeta da escola lusa Arcádia Ultramarina, Tomás Antonio Gonzaga, e da sua amada. Gonzaga adotou o codinome de Dirceu e para platônica namorada, Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, imortalizou Marília.
Dirceu dedicava poemas a Marília antes de conhecê-la pessoalmente, em 1774, na casa de um tio dela. Na ocasião ele tinha 40 anos e ela apenas 17. O tio se incumbiu de revelar ao irmão, pai dela, a intenção do então Juiz Ouvidor da Comarca de Vila Rica, local a que deu início ao movimento político liderado por Joaquim José da Silva Xavier, alferes (Porta-bandeira) do exército luso/brasileiro.
O movimento conhecido por Inconfidência Mineira pelos portugueses e por Conjuração Mineira, pelos brasileiros, foi delatado ao governador mineiro por um dos participantes, Joaquim Silvério dos Reis. Todos os integrantes foram presos menos de seis meses, entre eles o alferes, então conhecido pomo Tiradentes devido à atividade particular como dentista, profissão ensinada por um tio, que o havia criado quando ficou órfão de pai aos nove anos e de mãe aos 14.
A princípio todos foram condenados à forca por ordem direta da rainha lusa, D. Maria I, com o tempo as penas foram comutadas para o degredo na África, nas colônias portuguesas, menos a condenação de Tiradentes que foi mantida e executada em 21 de abril de 1792. O resto da história todos conhecem.
Entre os degredados estava Dirceu, ou seja, Gonzaga, que embora com o casamento marcado com Marília, não foi indultado. Ele foi condenado ao degredo perpétuo inicialmente para Moçambique e depois transferido para Angola. Sem a metade dos seus bens confiscados, no exílio ainda era uma pessoa de muitos bens, os quais usava para auxiliar seus companheiros de infortúnio. Tendo reconhecida sua capacidade intelectual foi contratado pelo governo no exílio para trabalhos burocráticos. Casou-se com a filha de um rico comerciante, Juliana Mascarenhas. Gonzaga morreu em 1810 com grave perda das faculdades mentais, abandonado pela esposa, seus últimos dias foram assistidos pelos amigos exilados.
Quanto a Marília, o nome mais poético e bonito do Brasil, segundo consta, ficou solteira até a morte já em idade avançada. Quem não leu a obra “Marília de Dirceu” mesmo não tendo o mesmo nome da heroína, não pode afirmar que conhece o verdadeiro amor. (Os restos mortais de Marília estão depositados no museu da Inconfidência).
DA VINCE
Considerado o maior gênio da humanidade, Leonardo da Vince, tem como obra prima sua pintura Monalisa. Há quem prefira outra obra, descoberta há pouco tempo, o “Salvatore di Mundi” que retrata Jesus Cristo, em uma pintura que parece uma foto, dada à natureza do quadro. Recentemente o quadro foi a leilão em Londres, alcançando quatrocentos e cinquenta milhões de dólares (milhões mesmo). Foi arrematado por um príncipe árabe. (Leonardo não sabia quem era o pai, pela lei, quem não tinha pai reconhecido recebia o sobrenome da cidade onde nascia – Vince).
FRASE
“Para apreciar a paisagem é necessário subir o morro! (Nicolá Machiavelli, filósofo italiano)
PIADINHA
Um freguês entra no restaurante e pede para falar com o cozinheiro. Quando o profissional o atende, ele pergunta: como você prepara o frango aqui?
O cozinheiro responde: “eu chamo-o do lado e explico calmamente que ele vai morrer!
RISONHA E FRANCA
Um dia de aula na Sesinha da Rua Jeremias, a professora Odila Porto cumprimenta a classe e como faz todos os dias, para deixar todos à vontade pergunta: “que cor era o cavalo branco de Napoleão?” Branco, responde a classe em coro. Está errado, retruca ela. A cor era branca – branco era o cavalo! e inicia o ditado da manhã destacando as vírgulas e pontos.
UFOLOGIA
A denominação OVNI – Objetos Voadores não-Identificados saiu de cena. Agora é ‘Fenômenos Aéreos Não-identificados’. Isso porque os avistamentos nem sempre são objetos, as vezes são aparições como luzes, sombras e nuvens, como também podem não ser voadores. Permanece os ‘não identificados’, como o próprio nome diz, não são identificados pelos que os avistam. Se por acaso alguém empinar uma simples pipa sobre uma aldeia indígena remota na Amazônia, para os nativos que nunca tiveram contatos com outros povos, afirmarão que se trata de algo não identificado. Convém ressaltar que tais avistamentos começaram no ano de 1947 quando se iniciou a Guerra Fria entre o ocidente e os países asiáticos e do leste europeu.
Eram objetos reais para a prática de espionagem, muitos tinham formato de disco, que deu origem ao nome disco-voador. A URSS e os EUA eram as duas potencias bélicas que disputavam a primazia tecnológica nuclear.
REGISTRO CIVIL
Entre os 56 signatários da Carta da Independência das 13 colônias, que deu origem aos EUA, dois se destacaram, George Washington e Thomas Jefferson. No Brasil os pais adotaram os sobrenomes dos dois para seus filhos, Washington e Jefferson, não considerando os nomes George e Thomas. Coisa típica nossa.
O mesmo acontece com o general romano, Caio Júlio César. Existem em nosso país raros Caios e muitos Júlios e Césars e o composto Júlio César. O herói romano tinha o nome de Caio, o sobrenome César e Júlio era o clã familiar.