Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

VENDA A GRANEL
Os árabes sempre foram e são os maiores comerciantes do Mundo. Eles dominaram a Europa comprando e vendendo. Na América imigraram com passaporte do Império Turco (Otomano) e todos foram recebidos como turcos, porém, eram sírios, armênios, libaneses e de países menores. No Brasil se espalharam por todos os estados, sempre em busca de oportunidade no comércio varejista, preferindo tecidos e secos e molhados, com grandes e pequenas lojas (Olojinha). Todos passaram a ser chamados de turcos, que convém esclarecer, não era um tratamento pejorativo, era até uma referência de esperteza, capacidade e mestria na arte da venda.
Eu trabalhei no comércio de monte Alto por 60 anos, mais da metade do tempo com a colônia árabe. Como patrões são respeitosos, educados e gostam de ensinar a ciência de vender, o que fazem com paciência e nos ensinamentos gostam de citar exemplos clássicos, sempre do oriente.
Fiz um estágio de vendas por conta na capital paulista em duas grandes redes de varejo. O tempo de uma semana apliquei métodos “arábicos” no atendimento, o que surpreendeu as outras equipes paulistanas, razão que os levaram a convidar-me para integrar em definitivo aquelas empresas – foram a Pirani e Mesbla.
Voltei à terrinha na condição de empregado, em pouco tempo recebi uma proposta para compor uma sociedade, aceitei e fiquei até a aposentadoria. Conheci bons vendedores e piores também. Conheci a maior vendedora do Mundo, uma senhora árabe com nome de Dona Salma, mãe do Nagib, ela saudosa, ele aposentado do comércio.
Para ser breve narro apenas uma venda feita por ele. Tem dezenas de outras peculiares. A dona Salma vendia o que ela quisesse em qualquer circunstância. A venda como exemplo aconteceu quando o cliente entrou na loja pedindo um guarda-chuva, dizendo que poderia apanhar uma gripe se tomasse chuva. A loja não tinha a peça, guarda-chuva estava em falta. A Dona Salma disse ao freguês que a neta de lá era médica (era verdade) e dizia que a gripe é transmitida dos pés molhados e não da chuva no corpo. Ele então deveria proteger os pés com galochas que a loja estava vendendo em ofertas baratinhas. Assim que ela mostrou o produto o freguês se interessou e comprou três pares, para ele, para filho e para a esposa. O valor dos três pares era oito vezes o de um guarda-chuva. O “vendedor moderno” diria que não tinha guarda-chuva virando as costas para o cliente!

DUAS CIDADES
Geralmente as cidades pelo mundo se rivalizam no comércio, nas artes e na navegação; no Brasil acontece em alguns casos. Em tempos passados Monte Alto e Taquaritinga eram rivais no comércio lojista e no futebol. Os mancebos também disputavam as donzelas, tendo algumas de lá se casado com os de cá e vice-versa.
Duas antigas cidades históricas foram rivais, Alexandria no Egito e Pérgamo na Grécia. A disputa era sui generis – ambas queriam ter uma biblioteca maior do que a outra. Quando Alexandria boicotou a entrega de papiro para Pérgamo, os pergameses simplesmente inventaram o pergaminho e a briga literária continuou.

SALÁRIO BASE
A ex-presidente da república “impichada” foi esquecida pelo governo Lula, não foi nomeada para nenhum cargo, teve que se conformar a assumir a presidência do banco do BRICS, o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul.
A personagem oculta no texto é Dilma Roussef, que terá de se mudar (já mudou) para outro lado do mundo, Xangai, na China, sede do banco e receber um salário fixo mensal de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) mais alguns mil de produtividade a título de comissões. Foi eleita por unanimidade pelo conselho internacional do banco. BRICS não é brinquedo não!
(O cargo vai durar até julho de 2025, período que a soma dos salários atingirá quase 6 milhões de reais).

LIVERPOOL
Quando Jonh Lennon disse que os Beatles eram mais populares do que Jesus Cristo, não foi levado a sério e a frase foi esquecida, até que a revista Time, dos EUA, repercutiu a fala e o mundo cristão caiu de pau no cantor. Lennon realmente pensava assim e até justificou: “se na mesma noite acontecer um show dos Beatles e qualquer acontecimento religioso cristão, em qual evento a juventude irá participar?”

COLISÃO
Um acidente aconteceu na rua Clélia em SP, envolvendo dois carros, um Fiat 147 e um Volvo, ambos os motoristas saíram ilesos, porém, por terem causado danos a um poste com semáforo, tiveram que prestar depoimento para que o delegado obrigasse o culpado a pagar o prejuízo.
Ao ouvir os dois, o delegado perguntou para o motorista do Volvo em que velocidade ele estava. Ele respondeu que estava a 80 por hora, quando o delegado perguntou ao motorista do Fiat a velocidade que estava, ele respondeu: “Doutor eu estava dirigindo um Fiat 147. 0 delegado encerrou o interrogatório.

DUAS PALAVRAS
Não é porque uma palavra existe que ela pode ser usada em um texto sem ferir o bom gosto. Há duas, poetisa e parabenizar que devem ser evitadas porque não fazem bem aos ouvidos. Uma mulher que compõe poesia é uma poeta, assim que é um poeta que escreve poemas. Nunca parabenize alguém pelo aniversário, dê-lhe os parabéns. O verbo parabenizar foi incorporado ao idioma pela prática popular, os filólogos o abominam. (Quanto a poetisa, a saudosa colega Olga Porto, quando chamada assim, respondia com um palavrão).

FRASE
“Se eu não fosse Alexandre queria ser Diógenes! (Alexandre, o Grande, rei da Macedônia).

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no