Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

Folhinha
Ainda que psicológico, todos os inícios de ano, ao longo da história humana, pelo menos depois da invenção do calendário, as pessoas do mundo todo ganham esperança renovada e um alento para a vida. Em 2016, no Brasil, isso não está acontecendo, há um clima geral de desesperança e reina um pessimismo existencial em todas as camadas sociais do país, os pobres temem a miséria e os ricos têm medo da pobreza, mesmo que o futuro seja incerto sempre, a incerteza atual é mais notada. Não é apenas o amanhã que é incerto, o hoje também! A felicidade é historicamente uma atitude mental, não é mais exercida mentalmente, porque é tida como impossível na prática. Os brasileiros, em 2016, sofrerão um abalo no comportamento, que terão reflexos de ordem mental, que como consequência virá um aumento de sintomas depressivos de toda a ordem. O Brasil nunca foi um paraíso, porém, o brasileiro tem conseguido até o repatriamento divino, ao alegar que Deus é brasileiro. Acreditem, a afirmação não é metafórica, o brasileiro acredita mesmo que Deus seja seu conterrâneo!

Cursinho
Quem escreve ou milita na mídia, é sempre consultado sobre assuntos presentes na vida nacional. Vez ou outra, este colunista faz parte disso. Muitos leitores, sempre depois de um elogio tipo “você que é inteligente, sabe tudo e outros”, que opinião tem sobre o Brasil, a atual crise sempre é pauta. Uma resposta à consulta é sempre presente: os Brasileiros precisam voltar à escola básica, pelo menos para fazer um curso básico sobre tudo, cidadania, política, sociabilidade, educação moral, convivência urbana e civilidade. Os brasileiros precisam aprender a serem brasileiros, a votar numa democracia plena, a fiscalizar os governantes e serem um povo original, esquecendo do deslumbramento que tem de outros povos e outras terras. Temos que banir do nosso vocabulário frases do tipo, Deus é brasileiro, pátria de chuteiras, gigante adormecido, celeiro do mundo, pulmão do planeta e riscar do dicionário o vocábulo nação. Uma nação não nasce de um país para um povo, ela surge de um povo para um país. Faltam brasileiros e sobra Brasil!

Cédula
A clássica pergunta em épocas de eleições, quando o eleitor revela o voto: você contrataria seu candidato para tomar conta da sua casa na sua ausência? A resposta é sempre negativa, ou seja, para segurança da casa o sujeito não serve, porém, para ocupar um cargo público, é bom! Caso se colocar à frente de um eleitor os nomes de Nero, Stalin, Torquemada e Hitler, por obrigatoriedade do voto, um seria escolhido. O voto obrigatório leva a isso!

Axioma
Em latim há uma frase clássica que diz: corruptio optimi pessima, cuja tradução lusa é: a corrupção do que há de melhor é a pior. Era aplicada advertindo os pais de adolescentes que, influenciados pelos mais velhos, acreditavam que a corrupção, em certos casos era boa, como fraudar provas nas escolas ou subornar professores. Convém lembrar que naquela época o Brasil ainda não existia no mapa, surgiu através de um conluio entre Espanha e Portugal, regido pelo Tratado de Tordesilhas, com o custo de milhares de arrobas de ouro. Negócio corrupto!

Rex Pública
Sabemos que a república brasileira nunca foi proclamada porque essa palavra não existe nesse sentido. República não se proclama, é adotada em substituição a outra forma de governo, através de uma revolução militar ou de uma manifestação popular ou até uma invasão por outro país. No Brasil, aconteceu em 15 de novembro de 1889 um golpe militar. Caso o Imperador tivesse uma guarda nacional forte, a república seria abortada. O golpe militar teve uma dose de traição, porque o Marechal Deodoro da Fonseca era membro do exército e havia dado a palavra ao imperador que a Abolição dos Escravos não colocaria em risco o império.

Buenaparte
Todos conhecem a história da derrota de Napoleão, em Waterloo. As versões foram muitas, porém, a real causa foi a chuva. O forte do exército napoleônico era a artilharia. As balas de canhão depois de disparadas quicavam no chão e atingiam muitos alvos de uma só vez. Com o solo enlameado, as balas afundavam e tinham um baixo efeito. Como o exército de Wellington tinha como base a infantaria disciplinada, ficou fácil para derrotar as tropas napoleônicas. Surgiu também a história das hemorroidas de Bonaparte, que naquele dia impediu-o de cavalgar e comandar pessoalmente, como sempre fazia, a batalha.

Gesto
O tradicional e conhecido gesto com a mão, conhecido como figa, é africano. Chegou ao Brasil e Portugal através dos escravos. No século 16, o governo luso baixou um decreto proibindo o gesto, assim a figa deixou de ser mostrada abertamente para ser oculta, como é ainda feita, até no Brasil atual. A figa tem inúmeros significados, como afastar o mal, proibir a presença do Diabo e anular a inveja.

Digital
Muitos não gostam quando criticamos o celular. Foi uma louvável invenção, porém, a crítica vai para o mau uso dele. Antes do celular, sabíamos de memória entre 10 e 50 números de telefone ou endereços. Com o celular, onde gravamos tudo, não somos capazes de saber sequer o número do próprio telefone. Com o computador é a mesma coisa, a internete limitou ou acabou com nossa capacidade de raciocínio. O aperto de uma tecla resolve qualquer dúvida e a confiança é tanta no sistema que nunca checamos a veracidade da informação.

Tese
A internete traz muita informação e nenhuma formação.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no