Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

SUFRÁGIO UNIVERSAL
No Brasil o voto não é obrigatório. A obrigatoriedade se limita ao comparecimento nas eleições periódicas. Uma vez diante das urnas o eleitor pode votar branco ou nulo. Caso prefira escolher candidatos a cargos diversos, pode fazê-lo com liberdade restrita, porque os candidatos são obrigados à filiação partidária, não há na legislação eleitoral a candidatura independente, a filiação a um partido, portanto, caracteriza uma ditadura partidária. Há partidos que permanecem no governo por décadas através de revezamento pessoal, tornando a república uma monarquia. Seria o Brasil uma “República Monárquica Federativa”.

Na República Popular da China, por exemplo, o partido único, o Comunista, libera seus filiados para o voto livre e por questão ética, cada membro vota nele mesmo e no candidato indicado pela cúpula. Na apuração haverá um “empate técnico” por um voto e um candidato eleito por “unanimidade”.

Nos EUA uma emenda à constituição limita a reeleição do presidente da república a uma vez apenas. Não há lei para que um ex-presidente reeleito volte a ser candidato depois de um mandato fora do poder, porém, por questão ética, isso não acontece, nenhum ex-presidente volta a disputar o cargo. Há quem queira voltar ao cargo indiretamente, também é raro, Bill Clinton tentou, com a esposa Hilary.

Voltando ao Brasil, convém ressaltar que os defensores da democracia são todos João Baptista, clamam no deserto, porque não há no Brasil uma democracia de fato ainda que haja de direito, até nos nomes de vários partidos. A democracia supõe a igualdade, o que não há no país, nem como direito e nem como dever, porque não exerce direitos e não se cumpre deveres, tanto o Estado como o povo, o que anula a neutralidade democrática. Apenas para citar dois exemplos, temos entre uma rede de privilégios, o fórum privilegiado e a prisão especial. Ora, se para os mortais comuns o fórum é aquele em que o cidadão tem residência, porque as autoridades têm diferente. Se um cidadão, se preso, fica em cela comum, porque um cidadão com curso especial fica em cela especial?

No próximo dia 30 de outubro haverá eleições, em segundo turno, para presidente da república e alguns governadores do Estado. Não será bem assim, onde se lê eleições, deve-se ler convocação. O Estado convoca o cidadão para escolher um entre dois candidatos a presidente e onde houver eleição estadual é a mesma coisa, um sai e outro fica. O que sai vai para a oposição e conspirar contra o que fica. O eleito assume o cargo e leva na comitiva milhares de assessores e cargos de confiança – eles serão o governo de fato. Você votará em algum deles?
(Fosse na Espanha se diria: “se hai governo io soi contra”).

DEFINIÇÃO
Pombo: rato com asas.

MONTIVIDEU
O Uruguai foi território brasileiro até que a Inglaterra exigiu a independência do país, conhecido como Província Cisplatina. D Pedro I obedeceu à ordem da maior potência mundial da época, em troca o Brasil recebeu uma faixa de terra disputada entre o país e o Paraguai.
Embora seja um país pequeno, o Uruguai tem história. A última aconteceu quando o país arcou com uma ditadura, na mesma época da brasileira. Um grupo guerrilheiro, os Tupamaros, conseguiu derrubar o regime autoritário depois de 10 anos de luta. Três membros do grupo Tupamaro foram destaques e ficaram presos por 13 anos, passando por todas as prisões do país. Um deles, depois de libertado, José Gardano Mujica (El Pepe), se tornou presidente da República em eleição direta. Foi reeleito e passou o cargo ao vice por discordar do sistema de reeleição. Mujica nunca morou no palácio do governo, dava expediente e voltava para casa, dirigindo um fusquinha particular. Morava na periferia e cuidava de uma chácara, de onde tirava seu sustento. Doava seu salário. Não tinha conta bancária e nenhum título de propriedade.

TRINA
O Brasil já teve três presidentes de uma só vez, foi em 1969, quando Costa e Silva sofreu um AVC e foi afastado, morrendo meses depois. O vice era Pedro Aleixo, político mineiro, civil, impedido de assumir, uma junta militar tomou posse.
Foram o general Lira Tavares, almirante Augusto Rademaker e o brigadeiro Souza Mello. Foram motivo de piada. Ulisses Guimarães referia-se a eles como os três patetas. Em um programa humorístico na TV, Ronald Golias simulou estar ligando para Brasília querendo falar com o presidente de plantão.
Assim que o programa acabou, a TV Tupy estava cercada pelo exército. Golias foi detido e solto após depoimento. Pedro Aleixo renunciou à vice-presidência.

COLORIDO
Uma repórter, ao entrevistar Pelé, perguntou se ele teve problemas no relacionamento social por ser de cor (um modo de se referir à cor preta). Ele respondeu perguntando: “de que cor”? No dia seguinte, um crítico da repórter não deixou barato, perguntou se ela era transparente ou incolor.
Noutra ocasião, Pelé se saiu bem depois de uma resposta polêmica sobre a capacidade do eleitor brasileiro votar. Ele falou que poucos sabiam votar, justamente quando a última eleição teria elegido maior número de parlamentares da oposição à ditadura. Cobrado no dia seguinte pela esquerda, Pelé reafirmou a fala: “o cidadão não soube votar porque a cédula era muito complicada, com muitos candidatos, nomes e números, e até apelidos”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no