Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

TURISMOLOGIA
Dez pontos turísticos que os visitantes de Monte Alto gostaria de ver:
I) Casa da Cultura.
II) Praia artificial na Represa de Aparecida (Açude).
III) Horto Florestal.
IV) Mirante no antigo sítio Dona Ana no alto da serra.
V) Teleférico do Morrinho de Santa Luzia até o bairro do Barreiro.
VI) Teleférico do Morrinho até o Distrito de Aparecida.
VII) Parque de exposição permanente.
VIII) Trilha com ciclovia paralela da cidade até o Distrito de Aparecida.
IX) Boulevard do Vila Verde até uma praia artificial no Parque Cosmo.
X) Portal nas duas entradas da cidade – painel ilustrativo.

PALAVRA GREGA
“Koimeterion” define o lugar de dormir, por extensão significa o local do sono eterno, o cemitério. Monte Alto teve três campos santos, como os cristãos gostam de dizer. O primeiro não teve nome popular, era apenas o cemitério da Calábria (tinha apenas um). O segundo era chamado de Terra do Serafim (por causa da sua localização, na área rural perto da propriedade a que se deu o nome pelo povo – era o cemitério municipal oficialmente. O terceiro é o atual, conhecido pelos velhos moradores de chácara do Savóia, sobrenome da família que vendeu o espaço à prefeitura.
Como o atual está no limite de sua capacidade, estudos estão em andamento para o quarto, ou ampliação do atual, inclusive optando-se pela verticalização, claro que a cidade precisa de um local para o cemitério, e breve. Gente há que, viva, se preocupa com o novo, usando a internet para criticar, sugerir e dar opinião sobre o que não entende, salvo se morreu e conheceu o outro lado do NADA.
O colunista lembra que nunca foi encontrado um morto na rua! Todos têm seu lugar garantido à última pousada.

ENCOMENDA
No século XV, em meados dele, a Peste Negra assolou a Europa e Ásia, matando mais de 100 milhões de pessoas de todas as idades. Uma lenda narrava que o medo fazia mais vítimas do que a própria doença.
Certa manhã a Morte/Peste foi a Bagdá e disse ao rei que no dia seguinte faria 50 mil mortes na cidade. Despediu-se e uma semana depois voltou e foi ao rei para confirmar se as mortes chegaram ao número previsto. Assim que a viu o rei chamou-a de mentirosa, falsa e cruel – as mortes, segundo ele, ultrapassaram um milhão em apenas um dia. A Morte/Peste respondeu: “eu matei apenas as 50 mil todas as outras foram vítimas do MEDO”.

JULES RIMET
Garrincha foi o maior jogador da Copa/58, deu azar de jogar com Pelé que ofuscou o futebol dos maiores jogadores da história da seleção, ficou Garrincha com a glória dividida entre os demais. Ele era bonachão, desatento e não imaginava que a Copa do Mundo fosse realmente importante, para ele era como qualquer jogo do Botafogo, time que jogava. Foi motivo de piadas graças à sua ingenuidade. Na final da copa, o Brasil foi campeão, depois das festas em campo, o time se dirigiu aos vestuários. Quando Gilmar, o goleiro, foi abraçá-lo, Garrincha disse:
– “Tanta festa – um campeonato que nem tem segundo turno”
Garrincha deixou uma sueca grávida, o filho nasceu e depois de 30 anos ele o conheceu, que veio ao Brasil com a mãe. Com o dinheiro que recebiam de premio pelas vitórias os atletas compravam as novidades suecas nas lojas. Garrincha comprou um rádio na véspera da volta ao Brasil, ainda no aeroporto deu o aparelho a um segurança sueco. Quando o técnico Vicente Feola perguntou por que ele não trouxe o rádio para o Brasil, ele respondeu: “lá não servirá para nada, ele só fala em língua estrangeira”.

GALO CEGO
Os celtas antes dos gauleses dominaram a França. Foi uma cultura rica de uma religião abrangente que foi à Inglaterra e outros países através das invasões.
Os celtas tinham o galo como ave de estimação, não matavam e tratavam-no com respeito, acreditavam que ele tinha poder para enfrentar os raios.
A crença ultrapassou os limites das divindades e na Europa se via e ainda se vê, no Brasil também, a figura de um galo estilizado no local mais alto de uma propriedade – o galo de ferro e aço fica de plantão para rechaçar os raios.
Benjamin Franklin foi embaixador na França assim que os EUA foram reconhecidos pelos franceses. Voltou de lá com sua invenção, o para-raios, talvez inspirado na figura do galo celta.

ENDEREÇO
Se você de Monte Alto encontrar um visitante perguntando onde ficam os prédios do Colorau, será capaz de ensiná-lo? O nome é porque no local havia uma plantação de Colorau. São dois blocos de cinco andares localizados no Jardim Novo Paraíso, com o mesmo nome. Também conhecidos como prédios do Dr. Spanó, que foi o construtor.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no