DEMOCRACIA
Geoges Clemenceau disse que a guerra é grave demais para ser confiada a militares. O mesmo podemos afirmar quanto à democracia em relação aos políticos. A democracia não é uma forma de governo como a república e a monarquia. O termo grego demo+cratos identifica apenas uma teoria, que nunca foi aplicada na prática, nem mesmo no chamado berço da democracia, que foi a Grécia. O que os gregos fizeram foi simplificar uma filosofia democrática a nível de governo tornando-a, em tese, palpável através de uma representação política popular, dando ao povo ilusão que tem poder de governar, simplesmente elegendo representantes aos parlamentos, que por sua vez indicaria o indivíduo para exercer o poder como líder e condutor do Estado.
Isso não aconteceu na Grécia e em qualquer civilização até aqui conhecida. A democracia é o pressuposto da igualdade que não é aplicada em nenhum governo democrático conhecido das nações. O próprio termo governo é contraditório quanto à igualdade, governar significa mandar e se alguém manda há que se ter quem obedece, portanto, adeus à igualdade e o povo (Demos) jamais mandou, se o fizesse teria que mandar nele próprio, então povo que manda no próprio povo submete os que obedecem à escravidão. Até os deuses gregos e as divindades de outras civilizações fugiram do termo escravidão, preferindo a servidão, o bom fiel é aquele que serve, ou seja, um servo. Ambos, servo e escravo, são os excluídos da igualdade democrática.
Na Grécia a democracia mantinha em nível inferior, sem o direito de votar e de se manifestar publicamente, o escravo, a mulher, os estrangeiros, os menores e os condenados pela justiça, mesmo que livres de pena. Em suma, os democratas eram os ditadores exercendo o poder em nome de todos, outra contradição, os todos eram os poucos de sempre – era a democracia em trabalho de parto, dando à luz sua primogênita: a OLIGARQUIA.
(Portanto, povo, leia-se pagadores de impostos, quando um político pronuncia a palavra DEMOCRACIA – DESCONFIEM!)
LEI SECA
Os que consomem bebida alcoólica e se abstém quando vão dirigir, não o fazem para evitar acidentes, colocando a própria e as vidas dos outros em perigo, deixam de beber para evitar multas e detenções policiais, quando parados em blitze.
Age como um cidadão, esse sujeito, obedece a lei e não tem apreço moral pelo seu semelhante. Trata-se de um cidadão de “copo cheio!”
ALERTA MÁXIMO
Digam não ao HOMESCHOOLING – urgente!
BOM VIVANT
O único playboy do Brasil foi Jorginho Guinle (1916-2004), herdeiro de uma das famílias mais abastadas do Rio de Janeiro do século XX, assim que terminou os estudos, seu pai lhe disse para escolher qualquer empresa da família para tomar conta e ficar com todo o lucro. Ele não aceitou e disse que preferia ficar sem trabalhar, abrindo mão da futura herança, recebendo durante a vida uma mesada do grupo financeiro, suficiente para viver sem trabalhar. Foi atendido e não trabalhou um dia sequer na vida, como ele mesmo se definia. Passou a vida numa boa no Rio e no exterior levando a vida livre de compromisso, mesmo casado participava da vida boemia carioca. Namorou as mulheres mais famosas do mundo, entre elas a atriz, Marilyn Monroe. Os Guinle perderam a fortuna no final do século XX, consequentemente, Jorginho ficou na miséria, vivendo de favor de amigos e seus parentes, donos do Palace Hotel, cederam-lhe uma suíte gratuitamente, onde morreu, depois de uma longa enfermidade. (Ele teve três filhos, duas mulheres e um homem, uma delas é Guilhermina Guinle, atriz da Globo).
No auge da riqueza, os Guinle foram donos da fazenda Comari, da qual a sede é a Chácara Comari, comprada pela CBF: da ilha situada ao lado da Ilha Paquetá; das Docas de Santos; das barcas Rio/Niterói; do banco Boa Vista; do Palácio Laranjeiras, sede da prefeitura; do Hotel Copacabana Palace; mais de 200 imóveis no Rio e outras cidades fluminenses.
COTAÇÃO
Assim que terminou a primeira guerra mundial, a Alemanha derrotada foi deixada à própria sorte pelos vencedores. Os políticos do país se organizaram e fundaram a República de Weimar, que durou de 1919 a 1933, quando Hitler tomou o poder com o nazismo. A ascensão dos nazistas aconteceu graças ao fracasso financeiro da Weimar, cuja economia estrangulada, sofreu a maior inflação da história do Planeta. Um dólar era cotado a um Bilhão de marcos. Um maço de cigarros valia 4 bilhões de marcos. Um carrinho de mão era usado pela dona de casa, cheio de notas de marcos, para comprar um pão, carregado debaixo do braço.
O povo elegeu Hitler ao parlamento – elegeria o Diabo se estivesse lá.
FRASE
“Somos mais populares do que Jesus Cristo. O Cristianismo vai acabar” (John Lennon, membro dos Beatles).