Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

FILHOS DO BRASIL
Os anos de 2020 e 2021 não existiram para as crianças brasileiras em idade escolar. Foram banidas do real sistema educacional do país por culpa da Covid-19 com a cumplicidade dos governantes e omissão da sociedade. O mais nobre cidadão da república, o professor, porta-voz natural da infância nacional, calou diante do poder político, como o elefante do circo, proclamando um disparate, sem precedente: “o ensino a distância tem a mesma eficiência do presencial”.
A Escola, pais, educadores e adultos brasileiros, não se resumem à sala de aula, à biblioteca e a “deusa da sabedoria”; a tecnologia digital; sua essência é a figura humana do professor, que para o aluno é segunda mãe e segundo pai, posição merecida porque os mestres alimentam os pequenos discípulos com o pão da sabedoria, moldando a criança com a argila humana do Hommo sapiens. Os adultos em geral que negligenciaram seus brasileirinhos, permitindo que leis governamentais em detrimento aos interesses do Estado, confinassem-os ao exílio escolar, para salvá-los da Pandemia. A medida tomada foi correta, embora os critérios técnicos foram excluídos do procedimento, o vírus foi combatido com sucesso.
Foram-se os dois anos, a normalidade está de volta, pelo menos em parte, é chegado o momento da reparação, recuperando o direito das crianças e devolvendo a elas o que lhes foi tirado: a sala de aula retroativa, ou seja, o tempo perdido com a recuperação da matéria não ministrada com quarentena. O processo é simples, o currículo reprisado dos anos perdidos, com o pouco que o processo remoto conseguiu, somando-se à retomada curricular, o aluno terá de volta o ensinamento comprometido e o futuro escolar voltará ao que teria sido.
O Professor é o brasileiro mais indicado para o processo em nível de Estado, não de governo, que deve servir apenas de procurador e de tutor das crianças abandonadas. Até o axioma: O Brasil é o país do futuro! Perdeu o sentido simbólico, porque sem criança brasileira o futuro não acontecerá. Os pais com os filhos em casa compraram computadores e outros equipamentos, aqueles que tanto os orgulham ao dizer: “meu filho é inteligente, sabe tudo do computador”.
Quanto aos mestres, sempre é bom lembrar: desde o primeiro dia de aula, a criança decora o nome do professor e não esquece pelo resto da vida, e na família chama o pai de pai e mãe de mãe – sem saber os nomes deles!

EXPRESSÃO
Quando alguma coisa de comer é deliciosa, é costume dizer que é “mamão com açúcar”. A frase nasceu em Monte Alto, foi para São Paulo, transmitida pelos caminhoneiros aos feirantes e de lá ganhou o país. Como propaganda do mamão de Monte Alto, nas bancas das feiras livres paulistanas, em resposta aos fregueses se a fruta era doce, o feirante cortava a fatia e aspergia açúcar por cima e gritava entregando para a freguesa provar – é mamão com açúcar! Repetindo com gesto de alarde: mamão com açúcar…mamão com açúcar!

RESGATE
Em agosto de 1969, quatro meses antes da edição do AI-5, dois grupos de esquerda MR8 e ALN, combatentes ferozes aos militares da Ditadura de Extrema Direita do Brasil, sequestraram o embaixador dos EUA, Elbrick, que foi levado ao “aparelho” (esconderijo) dos militantes. As forças armadas se referiam aos militantes como terroristas, para que o povo os avaliassem como bandidos e não como opositores ao regime e os grupos enviaram à imprensa as exigências para libertar o Mr. Charles Elbrick, que era inocente, pagando o preço de ser embaixador de um país que apoiava a ditadura. A nota enviada e lida por todas as redes de TV e Radio do país, exigia a libertação de 15 presos políticos que deveriam ser enviados via aérea para o México. Os militares aceitaram e uma lista dos 15 chegou ao quartel do exército do Rio de Janeiro. Os presos foram libertados e o embaixador liberado. A Inteligência militar, assim que os prisioneiros desembarcaram no México, perseguiu os sequestradores, executando alguns e prendendo outros que seis meses depois foram trocados pelo segundo sequestrado, o embaixador alemão, no total foram 30 prisioneiros enviados à Argélia.
O serviço secreto militar identificou os grupos do sequestro de Elbrick, pela analise da técnica da mensagem redigida. Ela denunciou o autor pelo conteúdo do texto – era Fernando Gabeira.

NADO GELADO
Na Islândia, o aluno que completar o ensino médio tem o reconhecimento do Estado, porém, não recebe o certificado, se não provar que sabe nadar. A natação no país é prioridade social número um. Pode até repetir de ano, sem nadar não!

RH POSITIVO
Século 21 sonda em Marte. Cirurgia à distância. Dessalinização da água do mar. Míssil intercontinental. Reator de água pesada. Energia Renovável. Próteses sensíveis às ondas cerebrais. Computador que controla computador. Imagem, som e texto à distância. Sequenciamento total do genoma humano.
(O que falta para criar em laboratório o sangue humano?)

FRONTEIRA
Não se atravessa o Brasil mais do Iapoque ao Chui. O extremo norte agora é Caburai. Vai-se, portanto, do Caburai ao Chui – uma boa rima.

CAMARADAGEM
O povo mais solidário do mundo é o Brasileiro. Todo mundo para quando vê acidentes de qualquer natureza em qualquer lugar para procurar o melhor ângulo para uma foto e postar a desgraça alheia para o grupo dos urubus.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no