BLOQUEIO CRIATIVO
Um sintoma sistemático da Pandemia pode ser chamado de Bloqueio Criativo, que atingiu todos, portadores ou não do mal. Os que tiveram a COVID-19 sofreram em partes do organismo, mormente no cérebro, a diminuição da coordenação, muitas vezes imperceptível, e os que não foram atingidos pelo coronavírus também foram vítimas, como portadores de negativismo, indolência e ansiedade. O processo criativo natural no ser humano foi atingido direta ou indiretamente. Os que mais sentiram foram os que cultuam atividades artísticas, como escritores, poetas, músicos, desenhistas, enxadristas e intérpretes musicais. O famoso “branco” temporário se tornou duradouro levando ao bloqueio crônico e ao abandono da veia artística.
O bloqueio criativo é comparado com um cessar-fogo numa guerra, tem-se a consciência que a guerra continua, porém, sem a participação do soldado, um prenúncio da derrota ou expectativa dela. Nos últimos dois anos – era da epidemia – obras de arte não foram criadas, algumas foram pensadas e desistidas no berço, ou melhor, no ventre. Poemas morreram no primeiro verso, músicas pereceram na linha da partitura, desenhos ficaram nos esboços e arranjos floreais permaneceram nas raízes.
A maior criação da humanidade, a geração de filhos, foi bloqueada pelos possíveis pais, para não colocar um inocente, que não escolheu nascer, em risco. Em caso de nascimento e vítima da COVID-19, os genitores sempre se sentiriam culpados.
Ainda não há estudos para comprovar, porém, o mundo vai assistir ao nascimento de uma nova família – a do filho único. Ter um filho é praticamente o maior ato natural do ser humano. Um filho não é uma prole, o irmão de sangue será uma preciosidade nos séculos vindouros. Com a ajuda dos negacionistas o mundo dará uma resposta ao mundo que até agora construímos. Mesmo sem a pandemia estava escrito que tudo seria assim. A humanidade é a maior abstração do Planeta, tudo se atribui a ela, que não pode ser punida, por ser abstrata. Tentem tocar nela!
Os gênios da Terra estão reunidos para rebaixar a categoria do Corona-19, ele será uma Endemia. Assim os que se julgam imunes à transmissão viral, com a perda da força pandemica para endemica, se tornarão intocáveis. Deus que se cuide!
ROSA/AZUL
A ultrassonografia, uma tecnologia de ponta, que pode salvar vidas com prevenção e diagnóstico, será cada vez mais avançada. No entanto, o processo tem lado digamos, negativo, tirou dos casais futuros pais, a expectativa do sexo do futuro bebê. Claro que os pais saberão o sexo se quiserem, o ultrassom não obriga a nada nesse sentido. (eu que era perito em prever o sexo ainda na barriga, perdi o processo de futurologia – cansei de receber os parabéns pelos acertos).
CAVEIRA
Na década de 1960 surgiu no Rio de Janeiro o famoso Esquadrão da Morte, cuja atividade maior era a polícia executando bandidos. O povo via os integrantes como heróis. O maior deles pertencia à Escudeira Le Coq, era o detetive Mariel Mariscotte de Matos. O esquadrão executava e colocava nos cadáveres uma cartolina escrita com sangue se identificando. Acontece que o esquadrão não matava bandidos apenas – matava seus desafetos e quem não pagava pedágio. Todos acabaram presos ou executados. Em São Paulo tinha uma filial.
DUAS FAMÍLIAS
No Brasil vamos selecionar como exemplo duas famílias com seis membros cada. Uma é dona de um banco e a outra é formada de assalariados mínimos, com empregos variados. A primeira recebe R$ 100 mil reais cada um por mês, exercendo diversas funções no banco. A segunda, como já se disse, recebe um salário mínimo cada um.
Qual das duas paga mais imposto para o Cobrador Brasil?
A dos banqueiros paga o imposto salarial, depois dos descontos e gastos com dependentes, escolas, cursos, academias, clubes e por aí em diante. Acontece que além dos salários dos bancos, na apuração do lucro líquido bancário, descontando todas as despesas até o cafezinho e as eventuais perdas no sistema, a família recebe o lucro distribuído, que no Brasil é maior do que no resto do Mundo. São os dividendos pela parte societária no banco. O dividendo é ISENTO de imposto.
A família do salário mínimo é composta de um catador de papelão, uma faxineira, uma empregada doméstica, um varredor de rua, um segurança de quarteirão e uma babá. Todos recebem o pagamento e compram o valor correspondente no mercado, pagam contas de luz, água e telefone. Pagam a conta na farmácia e compram material escolar. Gastam tudo e não pagam imposto? Pagam 100% do que recebem, porque os impostos estão embutidos nas despesas e no consumo.
Os pobres pagam o imposto total de tudo e os banqueiros e grande empresários não pagam nada sobre o lucro. Antes da apuração do lucro pagam os impostos devidos – com o devido respeito – repassam as taxas nos produtos que vendem, comercializam e Pasmem: nas dações filantrópicas.
EDILIDADE
Um vereador de uma Câmara perdida em uma cidade nos confins do Brasil, ficou sabendo que uma das causas do Brasil sofrer com o abuso do meio ambiente, era o desperdício e alto consumo da madeira florestal. Não pensou e nem consultou a constitucionalidade de um projeto que levou à Mesa. Ele solicitava que as fábricas de fósforo do país produzissem o palito com duas cabeças. Justificava: depois de queimar uma, era possível usar o lado oposto. Economia 100%.
COPIADOR
Concordamos com as religiões que dizem que Deus criou o Homem à sua semelhança. Apenas na pressa da criação, para encher a Terra rápido, esqueceu de dar acabamento. O senhor sequer caprichou na embalagem para presente!