Agadoisó
A água é o elemento que existe em maior quantidade no planeta Terra. Varia de estado, líquido, gasoso e sólido. Como não há provas que a água da terra migra para Marte ou outros planetas, deduz-se que o volume dela no planeta permanece o mesmo desde o original. A água é auto reciclável, a cerveja que você bebe, velho leitor, é composta de 98% de água, você a devolve para a natureza na forma de urina, que depois de passar por vários processos naturais, volta a ser potável. A cerveja é apenas um exemplo. Uma vaca bebe 50 litros de água por dia e a urina dela sofre o mesmo processo e todos bebem, por tabela, urina de bovino. Enfim, a água está no lugar dela, no mar, nas nuvens, nos lagos, nos rios e aquíferos. Com a tecnologia humana é possível provocar chuva artificial e dessanilizar a água do mar. A água está no lugar dela, quem precisa bebê-la é que está no lugar errado. A expressão falta de água é metafórica e atende interesses políticos e econômicos. A água é manipulada pelo capitalismo!
Escritura
Não sei se contei antes, se o fiz, reconto. Eu estava na fila de um banco, outra invenção do capitalismo, a fila e quem a provoca; quando vi um sitiante na minha frente. Ele olhou para trás e me cumprimentou. Como a fila era longa, vi que dava para uma conversa (dava para ler a Bíblia inteira). Logo de cara perguntei-lhe como está a propriedade. Ele respondeu que não tinha nada, sítio, chácara ou roça. Pensei comigo que estava trocando de pessoa. Ao ver-me surpreso, ele perguntou-me: “você já foi em velório e em enterro, quando você viu as propriedades do morto, seguindo o caixão até a cova?” Respondi que nunca! Ele concluiu: “então o sítio que você falou se eu tenho, não é meu, está alugado para mim, enquanto eu viver, para cuidar da Terra do proprietário, que é Deus”. Fim de conversa. A moça que dá retaguarda nos terminais anunciou: “o sistema está fora do ar, sem previsão de volta”. (O banco não é propriedade de Deus!).
Princesa
A mídia e o PT, vez ou outra, ou sempre, afirmam que a Presidenta Dilma é a primeira governante feminina do Brasil. Não é! A mulher que governou o Brasil por três vezes, em períodos curtos, foi a Princesa Regente Isabel. Ela assumia o trono quando o pai, Dom Pedro II, viajava ou tirava licença de saúde. Se a república não fosse proclamada, pelo golpe militar de Deodoro, a princesa Isabel teria sido a primeira imperatriz do Brasil, no caso rainha, porque o título de imperatriz era de exclusividade da esposa do imperador. Foram imperatrizes do Brasil, Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II e mãe de Isabel. A princesa que os negros antigos veneravam como Santa Isabel, também foi a primeira senadora do Brasil. Ela morreu na França, quatro anos depois que foi exilada no castelo do marido Conde D’Eu. Os historiadores revelam que Dom Pedro II era meio vacilão, enquanto a filha Isabel, chegava junto. O temor dos brasileiros é que uma vez rainha, Isabel deixaria o marido no comando do país, que era francês, inimaginável para a época!
Cidadão
Um dia, numa conversa franca e risonha com um antigo colega de escola, o assunto enveredou (Meu! Que erudição, Machado de Assis invejará) para a política. Ele foi logo desviando: “eu sou apolítico!” Vamos falar de outra coisa, eu respondi. Então perguntei-lhe onde era sua casa. Ele disse o bairro, a rua e o número. Fechei o assunto dizendo: viu! Agora você é um político! Para humilhar de vez, politicamente falando, eu disse o município, a rua e o número da sua casa, são uma formação política gerenciada pelo Estado.
Suborno
O brasileiro fica chocado com a corrupção dos governantes, cuja maioria é ele mesmo que escolhe. Sejamos francos, o povo é tanto ou mais corrupto e corruptor do que quem o governa. Os eleitos são parte do povo e chegam ao poder junto com a corrupção. Uma vez lá tem a oportunidade de praticar os atos ilícitos. Como o corrupto chega no local ou esconderijo da quadrilha? Levado pelos que esperam aqui embaixo, tirar proveito dos detentores do poder. Na escola o aluno tenta subornar o professor para ter nota maior. No emprego, o funcionário, para faltar, leva atestado médico comprado ou mentindo para o médico, enquanto o patrão procura um meio de fugir das responsabilidades trabalhistas, um torce contra o outro. Crianças de três anos negociam comportamento com os pais. Se dormir ganha um bombom, se tomar os remédios ganha um passeio no parque de diversões; enfim, todos os brinquedos são ganhos ou dados através de suborno. Marido e mulher: se o esposo é liberado para um carteado, a esposa vai receber um jantar na semana seguinte.
Nil desesperandun
Indicar para os leitores chega a ser uma obrigação, o livro Vinha da Ira. Ele foi escrito em 1933, logo após a grande depressão americana. John Steinbeck, romancista escreveu uma obra de ficção baseada na vida real dos lavradores de alguns Estados. Caso você não goste de ler, assista ao filme, faça-o mais de uma vez, as cenas retratam o realismo da miséria humana jamais documentada na tela. O filme protagonizado por Henri Fonda é uma obra de arte em preto e branco. Em 1940 ele foi proibido de ser exibido por Stalin, na URSS, porque mostrava que os pobres dos EUA tinham carro (na realidade eram veículos abandonados).