Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

DESDEMOCRACIA
Os países ditos democráticos, na prática, ficam devendo muito ao conceito da real democracia. A maioria deles exerce o poder através de sistemas legislativo, judiciário e executivo. Os três formam o Estado de Direito, mantido pelas repúblicas que também são teóricas (A China, por exemplo, é uma república). Na defesa da democracia surgem os políticos alegando que esses países, Brasil inclusive, realizam eleições livres com calendários fixos, com a participação popular.
As eleições não são livres como parecem, as candidaturas são partidárias lideradas por partidos com poder econômico e influência financeira no Estado, uma eleição com cartas marcadas pelas oligarquias centenárias, donas dos territórios físicos do país, no qual os municípios herdaram o velho coronelismo. Independente do prefeito e vereadores, o poder municipal é exercido pela influência política das antigas oligarquias herdadas do Colonialismo português, que loteava o Brasil como se fosse um quintal de Lisboa. Vide as Capitanias Hereditárias, que depois da independência se transformaram nos Estados Membros, os quais até hoje são propriedades familiares, divididos em cidades com poder político de interesse individual.
Ainda que as eleições municipais sejam fisicamente e legalmente livres elas não elegem o governo como um todo. Ele a Câmara de Vereadores que assume o novo mandato com leis aprovadas de legislaturas anteriores, ou seja, as leis necessárias de fato ao município, existem desde a sua formação, sobra aos vereadores a fiscalização do executivo e aprovação de leis corriqueiras, sempre do interesse da administração em vigor. A velha máxima circula entre os vereadores: ser do partido do prefeito!
No Executivo surge o paradoxismo. O eleitor vota em um candidato a prefeito, após ser eleito surgem as nomeações do secretariado municipal, das diretorias e outros cargos, sempre exclusivos do prefeito. A cidade passa a ser governada por uma equipe que o povo não escolheu, ainda que seja a mais competente do município. O Prefeito nomeia, antes de tudo, membros do seu partido político e indicados pelo vínculo de amizade e social. O munícipe passa a ser “coeleitor” de quem sequer conhece. Aos que duvidam da tese, pedimos que cite o nome de um secretário municipal da sua cidade!

URSS
Em russo as iniciais da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas era CCCP. A sigla foi usada na publicidade durante a corrida espacial dos anos 1960. Os uniformes dos cosmonautas e nos artefatos do espaço sempre mostravam a sigla, assim como fazia a concorrência, os EUA. O primeiro foguete russo foi chamado de Sputniki e perdeu a disputa para a conquista da lua para os astronautas USA. A mídia da época isolou a Rússia dos destaques espaciais e idolatravam os EUA. O Sputiniki ficou esquecido com o fim da URSS. Agora veio o troco, a vacina russa ficou conhecida como Sputiniki V. Ao que tudo indica, vai ganhar a corrida.

CARDÁPIO
Até 2050 o grilo será o prato preferido dos ocidentais (no oriente isso acontece faz tempo). A farinha de grilo contém mais proteínas do que qualquer outra conhecida. A criação de grilos pode ser doméstica, em 45 dias o bichinho está pronto para o abate e torrado no forno. Uma vaca precisa de três anos, um frango de seis meses. A safra de grilos é muito mais lucrativa para o produtor.
No Brasil existem criadores de grilos supervisionados pela vigilância sanitária. Quem quiser criar grilos é fácil, o único problema é aguentar a orquestra grilante a noite inteira.

LÁPIDE
No dia de Finados muitas tradições são observadas. Em Monte Alto, no portão os vicentinos vendem velas para ajudar a instituição. Eles usam coletes identificáveis e permanecem na entrada. Uma vez um amigo da gente viu todos com a mesma roupa com maços de vela na mão e perguntou: é uma promessa ou morreu alguém lá?

NEW AGE
A menina fez 15 anos, que antigamente se chamava debutar, e pediu aos pais um presente especial. Como qualquer bom pai e mãe, eles perguntaram o que ela queria ganhar. A menina pediu uma cama de casal para colocar no seu quarto no lugar da de solteira. Acrescentou: o namorado ficará mais acomodado.
(Lá pelo ano de 1950 as debutantes queriam festa).

PLANETA
Em 1506, o astrônomo italiano Giordano Bruno, afirmava que o sol era o centro do universo conhecido e que a terra girava em torno dele em ciclos cósmicos. A tese colocava a criação do mundo longe da exclusividade de Deus e assim o Papa, representante divino na Terra, ficava sem poder. Bruno foi obrigado a retirar o que dizia, não aceitou, teve a língua cortada pelos inquisidores, mesmo assim, continuava afirmando tudo através de desenhos e sinais. Por ordem direta de Torquemada foi condenado à fogueira. A multidão que se formou no dia da execução era muito grande e aquelas que queriam atear mais fogo não conseguiam se aproximar. A tese do Vaticano ficou como verdade por mais de 200 anos.

SUCESSO
Um empresário português foi convidado para fazer uma palestra sobre seu sucesso em uma faculdade de economia. Ele começou: fui trabalhar numa fazenda, depois fui para uma loja, depois entrei numa fábrica e sai de lá rico, logo depois de ter ganhado o prêmio maior da loteria e cá estou!

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no