TERRA PROMETIDA
O Planeta Terra, governado pelos humanos, segundo eles mesmos, perdeu a maior oportunidade de dar o poder absoluto aos seus donos, quando chegaram os coronavírus impondo regras, ditando condições e provocando devastação na saúde e nas vidas das pessoas, que até então pareciam absolutas no comando terrestre. Os humanos gastaram tempo, inteligência e bilhões em moedas correntes entre as nações para dar uma pisada na lua e financiarem guerras entre os povos, sem nenhum sentido, que dizimaram nações inteiras e mutilaram milhões de pessoas ao redor do planeta, sem conseguirem uma ampolinha de vacinas para evitar epidemias e surtos de sarampo, dengue e gripes ocasionais.
Os humanos não vivem na terra como habitantes por merecimento, ao contrário, degradam o planeta e usam o custo da degradação para pesquisar se há vida nos outros planetas da Via Lactea, sem saber ao menos o que é vida, ainda ousam chamá-la de inteligente. Que vida é essa, que inteligente é, se comente suicídio existencial.
A fraqueza humana é tanta que povos, como os indianos, cultuam 20 milhões de deuses, atribuindo a eles o direito de viver mergulhados em um rio de esgoto e piras fúnebres flutuando. Outros povos, em menos proporção, cultuam outros milhares de heróis dos quais herdam a força para viver em sociedade tribal, venerando o racismo e a injustiça social propagada pelas fronteiras nacionalistas.
À procura da justiça, um simples conceito, foi criado o conceito de Estado para a punição de crimes e outros conceitos chamados de religião para a mesma punição com o nome de pecado. A Terra, portanto, se divide entre criminosos e pecadores, entre ambos, ninguém se salva. A fila segue!
PROLETARIADO
Antes da era industrial o trabalho dominava a produção mundial de bens e serviços, tudo era produzido e criado manualmente ou com ferramentas rudimentares, como a enxada, o machado, a faca, a serra e outros de aço ou pedra. A força do trabalho era o “capital” produtivo, sendo o camponês o patrão dele mesmo, ainda que o solo cultivado tivesse um dono, a quem o trabalhador obedecesse as regras.
A era industrial criou o capitalismo e numa virada social o trabalhador se tornou menos ainda, passou a ser um servo do senhor, um ponto a menos na escala para ser escravo, o que muitos se tornaram e ainda são, mesmo que os escravocratas digam que são livres. O próprio nome Trabalho é uma algema na liberdade!
BÔNUS
Muitas empresas e seus produtos são certificados por empresas certificadoras recebendo números de qualidade. A qualidade certificada passa a ser o rótulo maximizado do produto e da empresa, recebendo a preferência do consumidor.
A pergunta que fica é: quem certifica a empresa que certifica?
ESCALA
Conheço muitos funcionários de empresas que, ao receberem promoções, recusam com medo do fracasso. Com funcionário público o índice é menor, mas acontece também.
Respeitando a comparação, o Brasil também não assumirá o primeiro mundo, se chegar a tanto, por medo da posição mundial. Prefere, o país, ficar no terceirão.
MAÇANETA
Não lembro o nome do filme – era norte americano – sobre a vida do general dos USA, Mac Arthur, que assumiu a rendição do Japão após as duas bombas atômicas. No dia da rendição japonesa o alto comando dos dois países se reuniram no gabinete de um porta aviões para as assinaturas. Quando chegou a vez do imperador Hiroito, ele se postou na frente da porta como uma estátua, sem esboçar reação. Um general japonês percebeu o impasse e foi em socorro do imperador, abrindo a porta, proporcionando sua passagem até a mesa para assinar a rendição.
Até aquele dia, o Imperador Hiroito jamais havia aberto uma porta, tanto do palácio imperial como de qualquer outro local do seu império (metade dos japoneses acreditavam na imortalidade de Hiroito; quando ele morreu, muitos súditos se suicidaram, mesmo quando ele confessou em público ser mortal).
SIR THOMAS
Os 56 signatários da Carta da Independência das Colônias da América aceitaram a candidatura a presidente da república de Thomas Jefferson, somente depois de ele vender seus escravos, inclusive seus quatro filhos, que foram adotados, e se casar com a mãe deles, que era uma escrava. Jefferson também sofreu com a rejeição porque foi indicado dez anos antes da independência para Sir pelo rei inglês.
Mesmo depois de indicado, o colégio eleitoral relutou em aceitar a indicação. Ao disputar o pleito, Jefferson empatou com seu adversário no voto popular. Foi para o colégio eleitoral, empatou 35 vezes seguidas, até que na 36º votação venceu por um voto. Foi o 4º presidente dos EUA.
Jefferson morava numa pensão, ao sair da votação, eleito foi almoçar, chegou no restaurante não tinha lugar, ficou na porta esperando, até que um casal o convidou para sentar-se na mesa deles – eles não sabiam quem estavam convidando.
PACOTE
Monte Alto, em determinada época, contou com dez lojas de tecidos, algumas da cidade e outras de rede. Era uma guerra na concorrência. Vendedores eram contratados dos concorrentes para vender mais, porque se atribuía à capacidade deles o aumento de vendas. Curiosamente não havia vendedoras mulheres em todas elas. Em algumas lojas os vendedores recebiam salários maiores devido às comissões na venda e o conhecimento da clientela. A mercadoria dominante no estoque eram os tecidos por metro, porque havia poucas roupas feitas na época. (Para irritar os concorrentes a gente fazia pacotes de mercadorias e saia na rua como se fosse entregar – travesseiro era o mais volumoso).