Ócios e Negócios

Facebook
WhatsApp

SUA MAJESTADE O MUNICIPIO

Nos anos 50/60, no interior, inclusive o paulista, surgiu uma mania nobre, eleição para rainha dos municípios. Monte Alto participava com muitas candidatas. Normalmente entre as datas 15/5 e 6/8, aniversário da cidade e festa do padroeiro, respectivamente, como de praxe, a eleita era a que obtinha mais votos. O voto não era simplesmente uma escolha básica.

Era o voto comprado, ou seja, a escolha era um voto pago, quem tinha simpatia por uma candidata, adquiria um cupom numerado que na data limite era contado e cada voto tinha o valor em dinheiro recolhido pelas patrocinadoras da candidatura, aquela que arrecadava mais era eleita e a segunda colocada era a princesa e uma outra era escolhida aleatoriamente miss simpatia, um título de consolação. Naquela época não era levado em consideração um possível ato de machismo em casos assim, mesmo que a menina fosse vítima inocente do processo. Era a sociedade irresponsável moralmente.

SUA MAJESTADE O PATROCÍNIO

Em um ano entre os citados acima, uma candidata a rainha fez de tudo para ser eleita, de família abastada com prestigio local “oficializou” sua candidatura em toda região, sua mãe até pediu que outras entrassem na disputa para valorizar a vitória tida como certa. A candidatura foi às ruas e o pai entrou com tudo, posição patronal e dinheiro. A mãe contratou um estilista paulistano, nascido em Monte Alto, Jarbas Casteglioni, que atuava na alta moda nos ateliês do Clodovil e do Dener Pamplona. Um mês antes do concurso, Jarbas veio à cidade e ficou hospedado na residência da candidata, era uma atração à parte. Dez dias antes, a mãe da moça consultou o estilista sobre as possibilidades de vitória, ele em um rompante de sinceridade confessou à ansiosa madame, que uma acompanhante da candidata contratada para auxiliá-la com as partes mais íntimas do processo, moradora de uma fazenda local, pela postura natural, tinha mais chances de vitória, que até seria possível substitui-la. Ao ouvir o parecer do Mister Jarbas, a dona (quase revelo o nome) caiu em prantos e se a bomba de Hiroshima ainda não estivesse detonado, cairia no palco do desfile.

MAPA MUNDI

O maior país que o mundo terrestre já conheceu, a União Soviética, foi República Soviética, formada por 15 países independentes, lideradas pela Rússia, foi formada em 1917 e acabada em 1992. Seu líder final foi Mikhail Gorbachev, que liquidou o país com duas palavras políticas russas, Grasnot e Perestroika, abertura e reconstrução respectivamente. Na volta ao processo original, a formação foi a reconstrução de cada país, com seu território, idioma, economia e política. A guerra Rússia/Ucrânia, teve origem na URSS.

SOMBREIRO

“Tão longe do céu e tão perto dos Estados Unidos! (Epíteto mexicano falado na fronteira México/EUA).

CONVÊNIO MILENAR

Há cinco mil anos, na China, os médicos recém formados nas escolas de medicina, visitavam as famílias da região, oferecendo assistência médica.

Eram os serviços médicos periódicos, nos quais os médicos visitavam as casas examinando a todos, se descobriam alguma doença, a pessoa, durante o tratamento, ficava isenta do preço previamente combinado, assim que a recuperação acontecia, o contrato voltava à normalidade e as famílias então voltavam a pagar as anuidades. Era comum acontecer uma supervisão dos médicos aos associados, alertando-os para algum perigo. Por exemplo: caso os médicos vissem a pessoa tomando chuva, o que poderia provocar uma gripe, os profissionais orientavam-nos dos perigos e os aconselhavam a se recolher a um local seguro, no caso da chuva, o médico até emprestava-lhe um guarda-chuva. O cliente com saúde era fonte de renda garantida.

IRFM & IRFM

Na virada do século 19 para o 20, em São Paulo, um imigrante italiano começou a construir o maior parque industrial do país, era Francesco Matarazzo, que em 30 anos tornou-se o empresário mais rico do Brasil e da América do Sul. A sede das empresas Matarazzo ficava entre o bairro das Perdizes e Água Branca, entre as ruas que ligavam os dois locais. Um muro enorme protegia as fábricas de banha de porco, sabão, papel e outras dezenas de produtos, as indústrias eram servidas por uma linha interna de estrada de ferro. Nos anos 1950 a IRFM sofreu um colapso causado, em parte, pela morte do titular, os herdeiros devido a divergências, levaram a empresa ao fracasso. A história conta tudo. Quanto ao muro, aqui em Monte Alto, há algo semelhante – é o muro da Fugini – indústria alimentícia.

CONGRESSO NACIONAL

Politicamente o Brasil se perde entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo ou as duas coisas juntas e separadas. Há a possibilidade de os parlamentares imporem leis sem a anuência do presidencialismo e por sua vez, o presidente da república desobedecer leis aprovadas pelo Congresso. Também é possível, caso haja fundamento legal, do poder parlamentar cassar o cargo do presidente.

Existe sistemas parecidos em outros países, o que é inédito, uma espécie de coisa nossa é a invenção da bancada na Câmara Federal. O eleitor elege a pessoa física do parlamentar, a ele fica a legalidade do cargo e partido, assim que eleitos são formadas as “bancadas” de cunho religioso, profissional, como bancada evangélica, católica, professorado, comércio, agropecuária, industrial, provocando os rachas e a desunião, em prejuízo à opinião, ao idealismo e à desobediência partidária. O Congresso com “bancada” fica parecendo torcida de futebol ou de briga do galo.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de

Close