Ócios e Negócios

Facebook
WhatsApp

CORONELISMO

No movimento nacional extraoficial conhecido pelo país todo como coronelismo, a figura do Coronel era absoluta em determinada região. O coronel era o chefe político de uma cidade, sem ser político. Ele comandava a sociedade local pacificamente com ações nobres, toda a população, quando não exercia esse poder pacificamente, com os mesmos resultados. Era o poderoso chefão com o simples título militar, sem sequer conhecer o militarismo – era o Coronel e basta, não precisava dar explicações.

Monte Alto teve dois coronéis, um em Ibitirama, um pacato farmacêutico (Boticário), com prestigio de médico e poder de cura científica. O outro era de Aparecida de Monte Alto, distrito de Monte Alto, agia na região como uma espécie de xerife, quando não tinha o poder suficiente recorria aos políticos regionais em busca de poder e conseguia fácil. O povo sempre o obedecia e até recorria aos seus préstimos, era o Coronel Justino.

CORONELISMO II

O coronel Justino nasceu e morreu em Aparecida de Monte Alto, raramente aparecia em Monte Alto, seu mundo era a terra onde nasceu e viria nela a morrer de forma trágica. O coronel de tanto ouvir sua esposa reclamar de uma família agregada em suas terras, que resolveu corrigir o caso com violência. Quando a dita família estava reunida em um almoço no quintal de casa, o coronel, armado com duas espingardas de repetição entrou de surpresa no local e assassinou oito pessoas entre adultos adolescentes. Feito o “serviço” galopou rapidamente saindo do local, ele não viu que um dos irmãos não estava no local, ele estava em casa, na cozinha, e viu a cena, apanhou uma espingarda a atirou nas costas do coronel, que a alguns metros tombou sem vida.

Segundo alguns velhos moradores do Distrito, o túmulo do coronel é o primeiro na entrada do cemitério de lá. Não checamos!

O HUMANO DESUMANO

Entre as ações praticadas pela humanidade destaca-se o zoológico, campo de concentração dos animais tidos como inferiores, pelo próprio “superior”, o rei humano. Prender um leão, um tigre, um crocodilo, um elefante ou um rinoceronte, em uma jaula com grades de ferro ou cerca eletrificada não é um ato de superioridade e domínio, e covardia.

Os defensores dos zoológicos alegam que os animais confinados servem para as crianças aprenderem como são e agem os animais não domesticados. Será que no zoológico os animais vivem como na natureza?

Uma solução humana seria prender os seres humanos, animais mansos, trocando pelos animais ferozes do lado de fora, assistindo como se comportam pelos corredores alimentando a gente presa comendo os alimentos atirados pelos turistas do mal. A gente iria ver um leão dizendo: “hoje acabei de matar um humano – tenho que matar um humano por dia”.

ETERNO DIVÓRCIO

Se no casamento a separação acontece com a morte, no divórcio a separação jamais acontece, os divorciados estão sempre juntos. Eles têm os filhos que estarão juntos nos batismos, aniversários, casamentos, atos religiosos, enterros e demais comemorações. O divórcio é eterno!

Ser filho de divorciados é uma benção, não se tem a obrigação de obedecer o casal divorciado, mas é certo se ter o direito de exigir a paternidade e a maternidade, o divórcio não separa o filho do pai ou da mãe.

Um filósofo declarou que o divórcio é a vingança do casamento!

PLACA NA PRAIA

ÁGUA NO UMBIGO – UM CONSTANTE PERIGO!

ALASKA

Quando os EUA saem às compras saem de baixo, eles querem apenas umas terrinhas do México, metade do país apenas e basta. Cutucar a Espanha para ceder meia Cuba. Colocar no mapa-múndi algumas centenas de Ilhas da Indonésia e arrendar as praias do Caribe. Os EUA fizeram um bom negócio com a Rússia, arremataram o Alaska por 7 milhões de dólares, uma pechincha, dividindo a área pela grana o valor foi de US$ 0,50 (Cincoenta centavos de dólar) por hectare. A pesca do salmão paga e sobra troco!

FESTA DO DIVÓRCIO

Uma senhora de certa idade (Eta expressão idiota em quilos e gramas) confessa-se abismada com a contradição: festa para casar, silêncio para divorciar. Ora, ambos fazem a felicidade do casal, casar é bom – festa! Divorciar é bom – festa!

No casamento os convidados dizem: não vai dar certo!

No divórcio os convidados dizem: tudo vai acabar bem!

CIDADANIA ADQUIRIDA

Em 1961 vários grupos políticos de Monte Alto foral a São Paulo para conseguir registrar o time de futebol da cidade. Voltaram sem sucesso.

A proposta de registro do MAC – Monte Alto Clube. MAC já pertencia à cidade de Marilia.

A cidade voltou à carga com outro grupo, esse ligado ao esporte. Voltaram de mãos vazias, havia dívidas com o novo nome proposto. Algum gaiato tinha passado por lá, feito o registro sem pagar as taxas.

Um recém empresário propôs resolver o impasse, colocou tudo numa pasta, tomou o ônibus da Empresa Cruz e partiu para a Federação Paulista de Futebol. No dia seguinte estava de volta embarcado na Empresa Cruz com os papeis registrados um clube com o nome MAAC – Monte Alto Atlético Clube, com endereço, sede, número de registro e CNPJ.

Nome do empresário: Ronaldo Capalbo.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de