JOÃO & JOÃO
Até 1930 a capital do Estado da Parayba era Paraíba sem ipsolom. Depois passou a se chamar João Pessoa. O nome foi atribuído a um fato político que não aconteceu. João Pessoa foi morto por um advogado, João Dantas, porque ambos disputavam a mesma namorada, uma professora, Thays.
O advogado assassinou João Pessoa, que era candidato a vice-presidente da república do candidato titular, faria a diferença na eleição pela grande popularidade do paraibano. Vargas, oportunista, usou o crime como vítima, alegando que Pessoa seria eleito em todo Nordeste, dado o prestigio pessoal. A equipe de Getúlio fez uso até o do trocadilho “pessoa-pessoal” e como a eleição foi vencida por Vargas, a capital se perpetuou como João Pessoa – homenagem a um herói “varguista!”
TELEGRAMA
Mais do que um morador antigo, sem divergência, vários outros, contavam que Monte Alto era indicada pelos médicos para tratamento do Bacilo de Koch, a tuberculose, devido ao clima serrano. Além de Monte Alto, outra indicação era Campos do Jordão. Até aí tudo bem! Por aqui as piadas e as rivalidades políticas não perdoavam.
O tempo eram décadas 20/30, o meio de comunicação mais usado e eficaz era o telegrama. Foi então que secretário de saúde municipal recebeu da secretaria estadual de saúde um telegrama consultando a possibilidade de uma casa especial (Ambulatório) referente a uma possível epidemia do Bacilo de Koch. A resposta foi negativa.
A capital insistiu com novo telegrama: “seria de suma importância para o município uma frente de tratamento da tuberculose!
Resposta de Monte Alto: “se é para combater a tuberculose a cidade está à disposição, quanto ao Bacilo de Koch, recusamos”.
LOCOMOTIVA
Entre Bebedouro e Taiuva existe uma estação ferroviária com o nome de ANDES. Lembro de quando meu pai – que Deus o tenha, levava a gente para passear e quando o trem se aproximava da Andes, o maquinista parava, mesmo com a bronca do meu pai, gritando: “não pare não, burro, não vê que está escrito Andes!!
Meu pai era analfabeto, mal sabia assinar o nome, quando perguntavam se ele sabia escrever vinha a resposta, escrever não sei, mas assino meu nome inteiro”. E acrescentava orgulhoso: “meu filho, o DI, esse era meu apelido familiar, sabe o meu, o dele, o da mãe e de toda a famia”.
TRINCHEIRA
Meu pai serviu o exército nos doze meses normais, com mais seis meses acrescidos devido à Segunda Guerra, seria ainda mais se a Alemanha não se rendesse. Meu pai apostou com outro soldado que a guerra estava no fim e ganhou a aposta, o fim estava mesmo encerrando, brigaram e ambos foram para a cadeia do quartel.
PRONUNCIÁVEL
Em Piracicaba (SP) o povo fala um português característico, meio caipires e algumas palavras “arrastadas” pronunciadas com forte sotaque dos imigrantes italianos. Nos salões de barbeiros se tornaram folclóricos as três palavras: Tarco (talco), Arco (Álcool) e Verva (Velva-água).
As três palavras foram temas de um livro editado na cidade, patrocinado pelo comércio com a intenção de promover o turismo. A obra foi uma novidade literária junto de outras de menor uso, uma espécie de dicionário local, um piracicabes.
VALA COMUM
Os europeus foram os que mais dizimaram as raças originais da América, milhares de raças simplesmente desapareceram com seus usos, costumes, religiões, entre bélicos e pacíficos. Houve casos que os chamados “índios e bugres”, algumas tribos na fuga adotaram o suicídio em massa.
Segundo alguns estudiosos das etnias da América, os povos oriundos das profundezas do Brasil e outros dos países inexplorados forram à forra, no processo lento e doloroso estão exterminando os europeus com um veneno com o nome de tabaco. Milhões de europeus estão se matando diariamente, inalando a morte com o nome nicotina. Como brinde ainda ganharam das vítimas a doença pela qual dá se o nome de sífilis, que mata o invasor e poupa o transmissor.
COQUELUCHO OU LUCHE
Há menos de 20 anos os automóveis tinham no painel (era quase obrigatório), um lugar de destaque e fácil acesso pelo motorista, dois itens que contavam no valor agregado, o cinzeiro e o acendedor de cigarros, as cinzas viajavam tranquilas e as futuras cinzas do dono do carro também.
Muitas vezes os dois itens tinham mais importância nos componentes que formavam a montagem do carro, um simples ato de acender o cigarro e outro de apagá-lo provoca um segundo de distração e um acidente fatal. O fato consumado – morreu tragando com filtro – o câncer está fora!
INTRODUÇÃO
“Perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York”.
Lira Neto, premiado escritor brasileiro, narra em sua obra, “Arrancados da Terra”, a história verídica de um grupo de judeus e calvinistas, cuja façanha está resumida na presente introdução. Foram 23 famílias judaicas expulsas do Brasil, que foram a Nova York, construíram no bairro de Manhattan, atualmente o metro quadrado mais valioso de Mundo. Os judeus brasileiros desembarcaram numa ilha pantanosa e lá fundaram o Novo Mundo do Novo Mundo. A ilha de Manhattan tornou-se o ponto urbano mais caro do lugar, mais caro da cidade mais cobiçada do mundo – ela é brasileira. Enfim, foram expulsas do Brasil e resolveram construir em uma ilhota em Nova York – livres, sem inquisição, sem Brasil e sem Portugal.