CORONELISMO
No Brasil do início da República (1889) até o Estado Novo, surgiu um movimento “sui generis” confundindo dois poderes, um político e outro econômico, concentrados em uma só pessoa física. Uma figura que passou a ser conhecida como Coronel, podendo ser da área rural ou urbana. Praticamente em todos os municípios, este Coronel era obedecido, sem cargo oficial e sem participação em eleições populares ou indiretas. O município de Monte Alto contou com dois coronéis, um no povoado de Ibitirama e outro no Distrito de Aparecida de Monte Alto. Foram eles, pela ordem, o Coronel Caluz e o outro, Coronel Justino. Cada qual com seu território, sem partido político e sem poder econômico, sendo seus seguidores identificados como “gente” daquele determinado Coronel.
CORONELISMO II
Monte Alto também abrigou, nas décadas de 1010/1920, o Coronel Justino, no Distrito de Aparecida de Monte Alto. Ele teve um destino trágico, porque eliminou uma família toda durante uma refeição ao ar livre no quintal da tulha, nas suas terras. Justino portava duas carabinas, as quais descarregou em um por um e ao acreditar que matou todos, fugiu a cavalo. Ele não viu que um membro da família, o irmão mais velho, se escondeu no sótão da casa. Assim que Coronel Justino deu-lhes as costas, galopando, foi alvejado mortalmente. Foi o fim do Coronelismo Justino. Ele foi enterrado no cemitério de Aparecida, onde até hoje seu corpo jaz em um jazigo perpétuo.
CORONELISMO III
O Coronel Caluz, também conhecido como Coronel Ibitirama, exerceu sua atividade filantrópica até seus últimos minutos de vida, fazendo o que mais gostava, a farmácia tipo “caseira” mista com a atividade da botica tradicional. O Coronel Caluz curou doenças que apenas outros médicos de outros municípios eram capazes. As pessoas chegavam pelo trem para consultas. O Coronel Caluz preparava os medicamentos e despachava-os pelo trem, inclusive para a capital. Ele vendeu suas propriedades e retirou-se para a capital para tratamento de saúde, suas propriedades foram vendidas a diversos compradores, algumas foram doadas. Não se sabe onde foram sepultados seus restos mortais. Com ele foi-se o Coronelismo local.
PADROADO
O Catolicismo criou uma instituição com o nome de Padroado. O nome parece estranho, porém, identifica a santidade local, tendo como divisor as cidades e suas paróquias e daí as padroeiras. Exemplo: a “padroeira” do Brasil é Nossa Senhora Aparecida; o “padroeiro” de Monte Alto é Nosso Senhor Bom Jesus, e assim por diante, de acordo com a fé.
CALVINISMO
Calvinismo é um movimento religioso cujas ideias são defendidas em conjunto com o sionismo e outros sincretismos, do seu guia francês, Jean Cauvin, que teve o nome latinizado para Calvinus. A mudança latina tornou o processo dificultoso em ambos idiomas. Quando os holandeses invadiram Pernambuco, Portugal tratou de dificultar a vida dos Calvinistas confundindo-os com judeus e sionistas. A expulsão dos judeus teve como base os Calvinistas, que foram alvos da perseguição inquisitorial. Muitos foram mortos e martirizados.
RETROVISOR
Quando Itamar Franco foi presidente da República do Brasil, ele pediu a volta do Fusca, até então o carro popular mais vendido do País. Não deu outra, o povo fez a piada pronta: Itamar queria a volta do Fusca porque não era capaz de dirigir Brasília.
Também eu fiz parte da piada. O vendedor da concessionária local me ligou falando que a Brasília tinha uma novidade no acabamento – o retrovisor do lado direito. Outra novidade na nova Brasília: faixa branca nos pneus!
MILAGRE
Existe um processo de conservação de um corpo depois de enterrado. Mesmo depois de anos. Esse sistema tido como milagre ou fruto da fé. Mesmo nas dúvidas, nada há de estranho, esse processo de decomposição é conhecido como saponificação. Isso pode ter acontecido com o corpo da Menina Izildinha, que ao chegar em Monte Alto, estava intacto.
MESTRE DE OBRA
A partir de 1850, o trabalho escravo foi proibido no Brasil, mesmo assim, a necessidade de trabalho na construção civil, fez com que os escravos voltassem a exercer a escravização. As igrejas, os templos e outras construções religiosas foram feitas pelos escravos. Resumindo – as igrejas e semelhantes foram obras de escravos, o religioso, portanto, por tabela explora o escravo.
PALAVRA EM VÃO
Na epidemia da Covid, as escolas correram perigo de sumir e as aulas sofreriam um retrocesso, voltando ao tempo da monarquia, quando os ricos ensinaram seus filhos em casa, em salas de aulas exclusivas, o nome moderno em inglês “homeschoaling” (escola em casa).