Ócios e negócios

Facebook
WhatsApp

BR-TURISMO

O Brasil foi o país escolhido pelos turistas do mundo todo como o mais bonito para a visitar suas belezas naturais. Depois da beleza natural, as favelas receberam a preferência. Como a infraestrutura nacional não facilita o fluxo de turismo natural, os turistas que visitam o país preferem um “tour” pelas favelas cariocas, mesmo tendo ciência do perigo que correm pela falta de segurança, nas favelas e nas cidades como um todo. Como o Brasil não tem castelos, torres, palácios, os turistas “homenageiam” os barracos. Não tendo condes, reis, príncipes e cavalheiros nobres, o turismo internacional fica feliz vendo os favelados. Viva a BR-Turismo!

SÃO NICOLAU

O Papai Noel é uma figura decorativa fundamentada na real conhecida no hemisfério norte como Santa Claus, por sua vez, oriunda da figura do mártir beato São Nicolau, que representava os santos cristãos. Devido a essa diversidade de pessoas com a mesma finalidade que um nome comum apareceu no início do século XX, o Papai-Noel. Cada país nórdico tinha um Papai-Noel exclusivo.

Em 1931 uma empresa à beira da falência por causa da maior crise dos EUA desde a independência, hoje a maior do mundo no setor de bebidas, nada mais nada menos do que a Coca-cola, contratou uma empresa publicitária para criar um protótipo baseado na figura original de Claus Saint, com a mudança dos trajes originais para um que lembrasse as cores do refrigerante. O Papai-Noel tinha a cor verde como predominância em todas as peças do vestuário, ganhou o vermelho e branco e a barba. Em poucos anos a figura se tornou lenda usando a estratégia de dominar as crianças prometendo presentes na época do Natal, a maior data da cristandade do hemisfério norte. O sucesso foi imediato e Papai-Noel ganhou o mundo graças ao comércio internacional liderado pelos EUA. Podemos dizer com certeza que o bom velhinho é Norte-Americano. A expressão Oh… oh… oh! É apenas um grito de paz!

BOLINHA PRETA

Sabemos que a Jabuticaba não existe no mundo fora do Brasil, é a única fruta exclusiva brasileira. Em Minas Gerais, a maior produtora do país, ainda prevalece uma tradição centenária. O aluguel da jabuticabeira em produção/colheita. O dono do pé, quando está carregado de frutas, aluga-o para a pessoa subir nele e apanhar as frutas que puder comer e carregar em vasilhames especiais, um embornal (sacola de pano) penduradas nos ombros. Ao descer do pé o proprietário confere a colheita e recebe o pagamento. Muitas vezes há uma permuta, o dono atual não recebe na hora, porém, recebe quando o “vizinho” colher a sua jabuticaba. Um negócio a futura tal qual se faz na bolsa de valores – uma bolsa/ jabuticaba.

O trem bom!

DOCTOR INTERNET

Há cerca de um mês estava conversando com uma leitora sobre assuntos variados. Até que o tema doença surgiu; cada qual relatou seus males e as melhoras e pioras, assim como as formas de tratamento. Até que minha interlocutora disse que estava tratando de uma doença com um médico e estava dando certo. Perguntei se ela poderia revelar o nome do doutor e o endereço. Ela concordou e disse: eu o estou seguindo-o na Internet.

(se alguém deseja irritar um médico, assim que entrar no consultório diga: eu vi na Intermete, acho que tenho isso).

ÁGUA POTÁVEL

Em 1948 na assembleia geral da ONU, presidida pelo chancelar brasileiro Osvaldo Aranha, ficou decidido a criação do Estado de Israel, um território demarcado numa área pertencente em parte pela Palestina. Claro que as nações árabes foram contra, porém, a maioria votou a favor e Israel passou a fazer parte do mapa no oriente médio. Imediatamente israelitas mudaram para a Terra Prometida, nome bíblico milenar. Os próprios países que votaram a favor não levavam fé, acreditam que os judeus fracassariam cuidado do solo, que era infértil e carente de água. Foi engano!

Os judeus agrupados em raças naturais desde a criação do mundo hebraico entraram no território cultivando de tudo, recebendo até prêmios de produção na região. Quanto à água, o país foi buscar no mar, montou usinas de dessalinização (retirar o sal da água). Nas cidades que mais sentiam a falta, foram criadas quatro usinas, que além da abastecer as locais ainda cediam para as mais distantes. As usinas são todas automatizadas, funcionam dia e noite. Um repórter perguntou a um segurança quantas pessoas operavam as usinas, ele respondeu: “duas pessoas, uma para fazer e outra servir o café”.

COFRE FORTE

O Brasil tem uma reserva monetária de 370 bilhões de dólares. Fazem a conversão em real. Esse dinheiro é intocável, é proibido tocar nele para qualquer coisa, pagar dívida, nem pensar. Tocar nem em pensamento.

PESO BRUTO

Nas bisnagas de creme dental consta o peso do produto, geralmente é 30 gramas. O leitor esperto já deve ter conferido o peso.

TRILHA ARMADA

Um repórter foi até o Afeganistão para cobrir a guerra. Em uma aldeia ele ficou curioso quando viu um homem, sua esposa e cinco filhos, caminhando na frente de todos, essa era a maneira dele mostrar que tinha uma família protegida. No final da guerra o repórter voltou a aldeia e viu o mesmo afegão com a mesma família, dessa vez todos caminhavam na frente e ele era o último da fila, um pouco distante. Curioso, o repórter perguntou a razão da inversão. Respondeu o afegão: “agora caminho cheio de minas.”

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de