SIMÃO
Quando o futuro São Pedro era apenas um pescador, todo o peixe que ele conseguia pescar era entregue para sua mãe vender na feira e na vizinhança com a ajuda do filho menor, André, que Pedro se fez acompanhar com Jesus.
Foi devido à venda de peixe cru que a mãe de São Pedro ganhou a fama de megera, sovina e de prática de usura, recusando-se a vender sem dinheiro até para as vizinhas. Tornou-se lendária entre as outras comerciantes em toda a região dominada pela colonizadora romana.
A fama da mãe de São Pedro ultrapassou as fronteiras das terras dominadas por Roma. Jesus chamava a atenção de São Pedro, quanto à conduta da mãe, que se recusava até em prestar ajuda no grupo de apóstolos; o peixe, por exemplo, destinado à distribuição grátis entre os apóstolos, a megera fazia questão de vendê-los pelo maior preço. Quando a mãe pediu para São Pedro indicá-la para morar no céu, Jesus aceitou, desde que ele mostrasse alguma ação boa enquanto vivesse. São Pedro nunca tinha visto a mãe ajudando alguém, lembrou-se que um dia avistou a mãe emprestando um galhinho de salsa para uma vizinha. Jesus propôs a São Pedro para a mãe usar a plantinha para escalar a escada do céu. A salsa quebrou com o peso dela e ela permaneceu perdida no Limbo sem subir ao céu e sem descer à Terra.
(A expressão pior do que a mãe de São Pedro tornou-se proverbial).
PRESIDENTE BOSSA NOVA
JK – Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi prefeito de B.H, governador de MG e presidente do Brasil, construiu Brasília, não fosse morto, seria outra vez presidente e outras mais. A abreviatura JK se tornou nacional durante a construção de Brasília. O Kubitschek herdou da mãe, que era descendente de ciganos húngaros, já o Oliveira do pai, falecido quando Nonô tinha dois anos e a Naná, sua irmã, pouco mais que dois. Júlia, a mãe viúva, era professora primária e morava na escola que lecionava.
Quando presidente, JK, ao visitar MG, se hospedava no grande hotel Araxá, diziam as más línguas, fazia companhia a uma hóspede especial. Certa noite o gerente do hotel recebeu, por telefone, um pedido de socorro de um hóspede, cujo filho de 11 anos estava passando mal. Ele perguntou se havia algum médico entre os hóspedes. O gerente lembrou-se de JK, que era médico e foi buscá-lo no apartamento presidencial. Imediatamente, JK dirigiu-se ao quarto do menino doente. Assim que a mãe do garoto abriu a porta, sofreu uma arritmia e precisou ser medicada, ela não acreditou que o presidente da República foi examinar seu filho. JK socorreu mãe e filho, o menino precisou ser transferido para BH, onde foi salvo de uma crise respiratória.
LUTO POR GETÚLIO
Lamente, povo, lamente o Brasil perdeu a paz
Morreu nosso presidente,
o Brasil não presta mais!
DOM PEDRITO
No Rio Grande do Sul perto da fronteira com o Uruguai existe um município com o nome de Dom Pedrito, que o povo atribui como uma homenagem ao Imperador Dom Pedro I. O que não foi, Dom Pedrito foi o apelido de um contrabandista espanhol que atuava na região. Quando ele voltou para a Espanha, deixou todos os seus imóveis para a cidade, como forma de doação, o prefeito realizou um plebiscito para dar o nome do espanhol à cidade, porém, o nome dele era extenso, tinha 8 nomes compostos, valeu o apelido pelo qual ficou conhecido: Dom Pedrito.
MINISTRO GARANTIDO
Todos os governos republicanos ou monárquicos nomeiam seus ministros específicos para a Guerra. Lamentavelmente raramente são nomeados ministros da Paz. Ainda bem que os ministros da Guerra entram e saem nos governos sem função. Guerra como antigamente, no tempo da capa e espada não acontecem mais, a coisa é mais moderna, agora são outras armas: os mísseis!
GLOBAL
Nas décadas de 1980/90, a Rede Globo de TV dominou a audiência total de sua programação. Todos os setores levaram seus campeões, o esporte, as novelas e o humor. Entre os humoristas conhecidos e consagrados, atuaram os criadores de textos e os redatores esporádicos, um se destacou escrevendo vários programas líderes em todos os horários, Max Nunes. Ele era médico e exercia a medicina, mesmo com o compromisso de humor na TV e no teatro.
Certo dia alguém passou mal no prédio onde Max morava, que foi chamado a prestar socorro ao doente. Max subiu correndo as escadas e ao chegar no apartamento da vítima, abriu às pressas uma ampola de adrenalina, cujo conteúdo o colocou sem sentidos. Nessas alturas outros socorristas surgiram e Max foi sorrido também. Assim que ele voltou a si, o paciente ao lado da cama perguntou: “Dr. está tudo bem? O senhor me curou e a si mesmo!”
(Quem narra o episódio é o Boni, no seu livro autobiográfico “O Lado B de Boni).
PLANTA BAIXA
Logo após a libertação dos escravos, ocorrida em 13 de maio de 1888, o racismo no Brasil tornou-se uma discriminação velada, que é a pior forma de “aphartied” político social. Por que a segregação aberta coloca as vítimas na defensiva, enquanto que o racismo disfarçado e o preconceito de cor adotados às claras surpreende as raças que supostamente pratica a igualdade. Um exemplo aconteceu com a engenharia civil, as plantas das casas mantinham o famoso quarto de empregada. Se a empregada entrava a vassoura saia!