Não há resultados positivos se não tiver envolvimento com aquilo que se faz. Ninguém chega a lugar algum se o envolvimento for secundário. Ninguém aprende nada se não houver a dedicação. Não tem como ser envolvente se não tiver envolvimento. Não existem sonhos sem lutas e não existem lutas se não se ousa sonhar. O indivíduo só conquista o seu espaço na sociedade se ele tiver um objetivo. Ser envolvente é ser dedicado. Não importa o tamanho ou a importância daquilo que se pratica. Tudo o que fazemos ou praticamos exige certo envolvimento. Nada neste mundo foi criado num estalo de dedo. Tudo aquilo que foi feito pelas mãos do homem teve certa dedicação. Até mesmo para o mal, o envolvimento existe.
Ser professor é ser envolvente. Para isso, o envolvimento e a responsabilidade em ser professor são cruciais. Nada progride sem a dedicação e o empenho. Empenhar-se em determinado fato é se envolver com ele. O homem, para amar, envolve-se. O homem que busca Deus também. O professor se envolve no amor e por aquilo que faz, porque o faz com amor. Atingir metas e objetivos é demorado porque exige o envolvimento. E a maior meta de um professor é realizar os sonhos dos seus discentes. É por isso que ele se envolve, porque sabe do tamanho da importância que ele tem. O professor é uma máquina projetada para realizar sonhos. E para isto ele precisa do envolvimento para que a máquina não produza absurdos.
A magia só existe na fantasia. O professor é real. Seus comandos são reais, porque exigem um envolvimento real nas leituras e na busca incansável pelo conhecimento. A sua fala, os gestos e as expressões faciais envolvem – positivamente ou negativamente – os seus discentes. Envolver é o verbo mais praticado por este profissional. O envolvimento é o substantivo que mais o acompanha na execução do seu trabalho. Todo envolvimento gera um resultado bom ou ruim. O bom professor se envolve positivamente; o mau professor se sente invadido quando ele percebe que não se envolveu o suficiente para abordar determinado tema. Esses não têm espaço na escola porque não conseguem se envolver nem com a matéria, nem com o compromisso e nem consigo mesmo.