O BRASIL E SUAS REGIÕES (parte II)

Facebook
WhatsApp

Região Centro-Oeste
Influências: A culinária da região é altamente influenciada pela pecuária, uma das principais atividades econômicas do território, daí a grande preferência da população do Centro-Oeste por carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração também trouxeram a culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ao norte do estado, a proximidade com o Pará refletiu diretamente no preparo de alguns pratos, principalmente os que são feitos com carne-de-sol e pequi. O Mato Grosso do Sul, no entanto, sofreu forte influência da culinária latino-americana, sobretudo nos ensopados de peixe. Devido à diversidade da fauna pantaneira, carnes exóticas e peixes típicos da região, como o Pacu, o Pintado e o Dourado também fazem parte do cardápio local.
Principais ingredientes: Pequi, mandioca, carne seca, erva-mate, milho
Pratos típicos: Arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Vaca atolada
Ingredientes
1 kg de mandioca descascada e picada
4 tomates
3 cebolas
Cheiro verde a gosto
1,5 kg costela de boi já cozida
Sal e pimenta do reino à gosto
MODO DE Preparo: Refogue a mandioca e deixe cozinhar, acrescente o tomate picado, a cebola e deixe cozinhar até a mandioca ficar macia, acrescente a costela e deixe apurar mais um pouco, finalize com cheiro verde finamente picado.

Região Sudeste
Influências: Até o século XIX, a cozinha do Sudeste era essencialmente influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Alimentos simples, como raízes, carnes, grãos e vegetais foram disseminados por todo o território do Sudeste, o que fez com que a gastronomia de cada estado se tornasse bastante similar em ingredientes e no preparo dos alimentos. A exceção é a culinária capixaba que, por sua proximidade com o Nordeste e grande área litorânea, tem uma forte presença de peixes e frutos do mar nos pratos do dia-a-dia. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana.
Principais ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho

Pratos típicos: Tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo.

Picadinho Paulista
Ingredientes
20 ml de azeite
1 kg de acém picados em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
100g de linguiça calabresa
100g de bacon
50ml de vinho madeira
Sal e pimenta do reino à gosto
4 tomates picados sem pele e sem sementes
3 batatas
2 cenouras
3 mandioquinhas
150g de vagem
Salsinha e cebolinha à gosto
Modo DE preparo: Na panela de pressão aqueça o azeite e frite o bacon, em seguida doure a carne e frite a cebola e o alho, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o vinho e cozinhe por 10 minutos na pressão. Em outra panela coloque azeite, os legumes e a linguiça, deixe por 15 minutos e adicione a carne, misture com cuidado para não quebrar os legumes deixe por mais 5 minutos e finalize com salsa e cebolinha

Região Sul
Influências: A mistura étnica ocorrida na região Sul resultou em uma culinária completamente diferente do resto do país, com a presença ainda mais forte da cozinha italiana, alemã, além das já presentes portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Para catequizar os índios da região na época da colonização, os padres jesuítas introduziram a criação de gado e deixaram o rebanho sob a responsabilidade dos nativos. Com a chegada dos tropeiros paulistas e mineiros, que escravizaram os índios, o gado permaneceu solto pelos campos e se espalhou pelo sul do território, pois não havia predadores. Daí a abundância de pastos e a tradição do churrasco gaúcho. Com a chegada dos italianos, as massas, a polenta e o frango foram integradas ao hábito alimentar regional. Já a influência alemã, ficou restrita às colônias no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Paraná, apesar da forte influência italiana, conta com uma presença também significativa da culinária indígena, sobretudo com raízes e grãos.
Principais ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate
Pratos típicos: Barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz carreteiro, sopa catarinense.

Arroz carreteiro
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 kg de carne seca já dessalgada e desfiada
2 xícara de arroz agulha lavado e escorrido
4 xícaras de água quentes
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite até murchar. Junte o alho e a carne desfiada e continue a refogar. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo para não grudar na panela. Coloque a água quente por cima e tampe a panela. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo até secar completamente. Espalhe o cheiro-verde por cima e sirva quente.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no