Para amar o Brasil não é necessário falar de nosso País só na Semana da Pátria. É falar, é respeitar, é amar, é colaborar com ele em todo o ano de 365 dias.
Eu, como Educadora, sempre amei, amo e amo ainda mais esta Terra maravilhosa e abençoada de Pedro Álvares Cabral e D. Pedro, que fundou e proclamou com respeito e sentido de obediência por estarem presentes aqui. Aquelas datas foram e são de louvores: 22/04/1500 e 07/09/1881.
Amar o Brasil é dar a ele o valor que ele tem, é saber de suas necessidades, de sua beleza, dos feitos e fatos que aconteceram, das maravilhas existentes, do povo que nele habita e faz por ele o impossível. Houve problemas? Houve e haverá. Mas façamos a nossa parte. O Brasil é de Deus, é nosso! Deus nos auxilia, nos protege, nos abençoa, nos ilumina.
Iniciando a vida com Educação, os professores, os alunos, as escolas, tudo de bom nos proporcionam – aprendemos, assimilamos e nos entusiasmamos. Professores sapientíssimos e dedicados, incansáveis e amorosos com seus alunos passam conhecimentos e aprendizagens para nunca esquecermos. Escolas auxiliam suas equipes com avanços importantes e nos deixam orgulhosos. Principalmente em Monte Alto, onde alunos, professores e escolas se dão as mãos, parceria extrema, para a melhor Educação – nota 10, nota 100, nota 1000 para sermos mais exatos.
Secretaria de Educação que, em convívio com todos, pode com certeza se orgulhar também pelo trabalho de todos. Monte Alto de parabéns.
Eu que muito trabalhei com alunos, me doei de corpo e alma, ensinei e aprendi também, tenho certeza de que tudo que fiz e fizemos (todos os professores das escolas) valeu a pena.
Com certeza nossos alunos têm e terão um futuro brilhante.
Os alunos que estão agora nesta caminhada do saber, estudando, participando do esforço e empenho dos professores, aprendendo, verão o brilho da Educação por mais perto. Com estímulo, garra e sabedoria, estudos e compreensão, todos serão vencedores.
A maior riqueza que a Família pode dar a seus filhos é o Diploma. A maior herança, e ninguém toma, que pais deixam aos filhos é o Diploma.
Viva o Brasil, Viva nossa Pátria varonil!
7 de setembro – Independência do Brasil!
I
A Pátria, meus coleguinhas,
é o recanto onde nascemos.
É a Família, o Lar, a Escola…
É a Terra onde vivemos!
II
Foi a Sete de Setembro
que nossa Terra Natal
se libertou, para sempre,
do jugo de Portugal.
III
Viva o Sete de Setembro,
viva o Povo Brasileiro,
viva a nossa Independência,
viva D. Pedro Primeiro.
IV
As crianças brasileiras
Exaltantes de alegria
saúdam a nossa Pátria
na passagem deste dia!
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e todo este povo forte e gigante podem dizer ou gritar bem forte: “Viva o Brasil!”
“Foi Independência ou Morte.
o brado forte e altaneiro
que libertou, para sempre.
O meu Torrão Brasileiro!
Tão lindo, majestoso e emocionante o nosso Hino Nacional Brasileiro, o Hino à Independência também é significante para nós.
“Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil”.
(Este é o estribilho do nosso Hino à Independência).
Parabéns, Brasil! Parabéns, Monte Alto!