A constituição da família é graça de Deus. Pai e mãe, avô e avó, tia e tio, filha e filho, sobrinhos, primos fazem parte da família e todos são de igual importância.
Mas avó e avô, nossa vovó e vovô, são pessoas especiais e merecem todo nosso carinho.
A vovó, a pessoa experiente e com muitas histórias para nos contar, é a razão principal de nossas vidas.
Daquelas que partiram sentimos muitas saudades. Nossa vó Helena, vó Maria, vó Joana, tia e avó Nica… Todos essenciais em nossa família. Mãe do nosso pai ou de nossa mãe, ela é dona de tanta sabedoria que dá alegria sabermos que elas existiram para nossa vivência.
Quando ainda em suas casas, nossas avós nos recebiam carinhosamente e com bolinho de chuva, um chá, sucrilhos, leitinho quente…. Nos recebia alegremente e por espaço longo ficávamos ao redor da mesa ouvindo casos verídicos.
Mesmo adultos(as) ainda sentimos sua falta. Segredos eram realmente segredos. E quanto aprendemos com elas. As fotos testemunham quanto elas eram belas ali nos ajudando: na hora da escola e tarefas, no almoço ou jantar, na hora de dormir…
E esta sabedoria, esta gentileza das vovós, ainda vemos e observamos nos dias atuais. É a vovó, mulher companheira e solidária dos netos; é a conselheira capaz de transformar atos em melhor condição dos fatos, é amiga protetora que nos chama a atenção na melhor hora, nos melhores momentos.
Parabéns VOVÓ! Às que já nos deixaram, nosso eterno obrigado! Às que estão nos confortando com palavras e gestos, abraços afetuosos de todos seus netos! Que Deus as abençoe! Comemora-se seu dia em 26 de julho, mas são 365 dias que as homenageamos.