Neuclair Fernandes: luta, trabalho e perseverança

Facebook
WhatsApp

img_1445Neuclair Fernandes nasceu no dia 27/11/1952, na Fazenda Laranjeiras, próximo a Ibitirama. Filho de Emílio Fernandes e Elídia de Santis Fernandes, tem duas irmãs: Izilda e Marlene. Casou-se com Edna Rita Marcolino Rosa, com quem teve dois filhos: Samuel e Maísa; hoje é divorciado. Iniciou os estudos na zona rural. Quando seus pais se mudaram para a cidade, em meados de 1952, estudou nas escolas Dr. Raul da Rocha Medeiros, Dr. Luiz Zacharias de Lima e Escola de Comércio Deodoro de Arruda Campos. Lembra-se com carinho de seus professores: Nadir Daneluzzi, Amélia Nunes, Aparecida Lauer, Norival Mendes, entre outros…

Primeiro Emprego – “Quando pequeno, meu primeiro emprego foi na fazenda ‘Macacão’, com meu pai. Havia as colônias nas roças, e ele comprou para mim um giz de cera e quando chegavam as caixas de mamão, eu assinalava de quem eram, para depois fazer o acerto. Nem alfabetizado eu era, mas aprendi as iniciais dos nomes. Quando mudamos para Monte Alto, trabalhei na empresa do senhor Silvio Darci junto com o Savoia. Também trabalhei para o Dr. Antonio Mazza e fui estagiário do Dr. Paulo Carnacchione, juntamente com o Valdecir Garbin, Zé Ricardo Carvalho e Márcia Rossi. Na época, os advogados eram o Dr. Paulo Curti e Dr. Paulo Carnacchione. Hoje, sou empresário, comando uma loja de ótica”.
PLANTAÇÃO DE MAMÃO NA BAHIA – “Na vida, tentamos fazer muitas coisas, umas dão certo e outras não. Mas eu, em determinado momento, fui para a Bahia, juntamente com meu sócio na época, Nelson Pala, plantar e comercializar mamão. Tudo aconteceu quando existia uma cooperativa, da cidade de Cotia, que era formada por um grupo de Japoneses. Eles produziam pequenas quantidades de mamão no Sul da Bahia, foi quando um montealtense, Rômulo Pereira Martins, antigo dono da Margô, esteve lá e viu que o ramo seria promissor. Convidou então o agricultor Renério Rossi, que por sua vez, levou outros montealtenses, entre eles eu e meu sócio. Monte Alto já era conhecida como a terra do mamão, investimos lá e durante muitos anos plantamos e comercializamos o fruto”.
Lembranças – Neuclair destacou as brincadeiras dançantes feitas no Monte Alto Clube, Clube da CRAI, Associação Nipo e outras festas que hoje não existem mais. “Nesta época das brincadeiras dançantes, havia o conjunto ‘Os Cangurus’, formado pelo José Pimentel, Olga Porto no vocal, Pinheiro, Morishita e Herculaninho; eles animavam as festas e nós dançávamos até altas horas. Lembro-me também da Semana Universitária, em que os alunos que estudavam fora vinham pra cá, em meio às gincanas, palestras e shows, dentre eles, uma vez, com a presença do Chico Anísio, além de orquestras e serestas”.
A época da telefonia – “Em meu tempo ainda fazíamos as famosas ligações urbanas e interurbanas conectadas, isso levava um tempo. Íamos à loja da telefônica, pedíamos uma ligação para São Paulo, e esta ficava pronta cerca de quatro horas depois. Quando voltávamos à loja, a telefonista conectava os cabos até dar certo. Lembro-me que o Fioravante Canali deu um grande avanço na telefonia na cidade, em sua gestão, foi um grande prefeito. Destaco até Alencar, que Monte Alto foi a primeira cidade da região a ter telefone com discagem direta”.
O Comércio da cidade – “A cidade nos anos 60/70, contava com indústrias de grande porte e desenvolvimento. Começo falando da CRAI, uma indústria de ponta a nível nacional, que fabricava os próprios produtos e os envazava, isto é, daqui saiam os produtos alimentícios como palmito, azeitona, cocada e outros, prontos para distribuição. Destaco também a empresa Cestari, que começou fabricando materiais para transportes e ao longo dos anos implantaram a excelente ideia da produção de redutores, o pai do Alcides, os italianos, tiveram uma visão fantástica”. Neuclair também fez questão de salientar o grande comerciante que era o seu pai, além de agricultor, sua grande virtude era negociar gados, ou seja, comprar e vender”.
A Política – “Fiz parte do partido MDB, que era a oposição ao governo da revolução na época. Em Monte Alto a representatividade era enorme, com o Dr. Mazza, Carlos Augusto Nunes, Dr. Paulo Carnacchioni, Luis Pires, Ivo Gonçalves, e muitos outros… Monte Alto foi escolhida como a primeira cidade do estado para fazer o primeiro comício do partido. Para dar o pontapé inicial da campanha, a cidade teve a presença do então candidato a senador Fernando Henrique Cardoso. Marcamos o comício na praça de São Cristóvão, defronte à venda do Seo Precédio Barbizan, porém, o destino causou uma interrupção no que havia sido programado. Houve um temporal, uma ventania que não deixou o evento acontecer”.
O espiritismo – “Acredito na bondade e na justiça de Deus, ele não privilegia um filho em detrimento de outro. Tudo o que nos ocorre é de acordo com nosso merecimento e para o bem e para o mal. A religião espírita me ajudou a ter esta visão”.
RAMO DA ÓTICA – “Cansado de apanhar na agricultura, queria buscar um ramo fora do risco da lavoura. Um dia meu amigo Pedro Augusto, o Bolinha, me sugeriu abrir uma ótica. Eu falei pra ele que não entendia nada disso, ele insistiu e disse que tinha uma empresa fazendo divulgação na televisão, eu liguei para me informar e deu certo. Após isso me interessei pelo assunto, fui estudar, fiz cursos técnicos e bacharelado em Optometria e hoje estou nesse ramo, Graças a Deus, e me sinto muito bem”.
Mensagem – “Meu recado para os jovens é que não desistam nunca. Você é o que constrói ao longo da vida, persista sempre na justiça e na verdade”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no