“A qualidade musical influencia no crescimento das crianças” – é o que lemos no texto sobre Educação, do nobre colega de profissão Eduardo Costa, publicado neste semanário. E, Prof. Eduardo como compositor, escritor, poeta, e que exerce sua profissão de ensinar nas Escolas, diz e escreve, planeja e agenda conhecimentos e aprendizagens a todos seus alunos.
As gerações se misturam, caro professor – sua sabedoria inigualável faz-nos rever ensinamentos passados e atuais. Os conhecimentos passados e que não foram esquecidos, são até hoje emplacados pelos nossos alunos de outrora e ainda hoje trazem guardado tudo que aprenderam. E tenho orgulho disso.
Minha geração que dominou as Escolas, ainda, exemplificando a musicalidade, tem na lembrança cantoras que fizeram de suas vidas um mister de alegria, reflexão, satisfação, contentamento. Por isso, os pais souberam passar para seus filhos e hoje aos seus netos, as músicas que permanecem gravadas em seus corações. E passaram a boa música a eles, até hoje não se esquecem das canções folclóricas tão exploradas nas classes das Escolas que estudei e depois ministrei aulas. Além de muitos gêneros, também presentes nas salas estavam canções com grande qualidade musical. Hoje os tempos são outros, mas o que é bom permanece entre nós. Outros ritmos, outras letras foram surgindo, e foram escritas de acordo com acontecimentos destes compositores. Aquelas foram e são inesquecíveis: músicas do nosso cotidiano, de amor dos pais e de Maria, do estudo e da Escola, da ciranda e do jardim, das boas ações e bons costumes, das flores e dos animais, da nossa terra natal e da nossa pátria Brasil. Até hoje são cantadas. Mas algumas com ou sem valores tomaram lugar e mudaram o caminho de alguns estudantes. Música é tudo de bom!
Cultura? É cultura sim! Os tempos mudaram – uma infinidade de músicas que aprendemos, que aprenderam e não esquecemos… cantamos até hoje. Os hinos pátrios, Aquarela do Brasil, Saudade de minha Terra e tantas outras músicas que nos fazem muito bem.
A música nos influenciou em muito. Continuamos resolutos, esperançosos, bravos pela nossa cidade, nosso estado, nosso país. E juntos vamos avante!
O comportamento e a disciplina da criança são modelados e vemos diferenças nela pelo que ensinamos e até em seus hábitos, há diversidade. É necessário que os pais fiquem atentos nestes detalhes – e a riqueza de palavras com exemplos, fica para sempre e os filhos seguem, em quase tudo, todos os ensinamentos deixados pelos pais.
Ao estudar o Fundamental aprendi músicas inéditas, e no Ginasial, meus conhecimentos enriqueceram meu ser com o Hino Nacional Francês, Tico Tico no Fubá (a 4 vozes), Granada, Sertaneja, Canções italianas e argentinas que D. Maria Tomanik nos ensinava ao tocar seu piano que só faltava falar. Mãos ágeis e abençoadas, pessoa de grande sabedoria e talento – ela nos deixava escolher o que aprenderíamos em outras aulas.
Os tempos eram outros Profº Eduardo, mas como o Sr. disse, as crianças de hoje estão crescendo sem saber quem são Adoniram Barbosa, Randal, Toquinho, Roberto Carlos, Agnaldo Rayol, Chico Buarque, Caetano, Gil, Ronnie Von, Ângela Maria e outros; e tantas bandas, que até para mim deixaram saudade.
O Sr. tem toda razão – o tempo passa e novidades vêm à tona sem que isso seja desejável.
Com voz de veludo, D. Maria, Professora de Música e Canto Orfeônico, era acompanhada pelos alunos amantes da Música, e eu fazia parte do Coral.
No meu trabalho, depois de formada Professora, durante o ano letivo, ensinava aos alunos das 4ªs séries a introdução do Hino Nacional – e com amor pela prática, a mão ali no peito, eles soltavam a voz, principalmente nas formaturas da 4ª e 8ª séries. A estes alunos também ensinei muito e a introdução emocionava a todos os presentes. A emoção nos invadia e os aplausos eram ensurdecedores.
Hoje, relendo sua matéria, posso dizer que estou com você, caro colega – esta riqueza de detalhes das letras do que os alunos cantam, faz com que se animem, mas precisam saber escolher o que querem para suas vidas. A qualidade é boa quando o produto é bom.
Monte Alto sempre teve professores sapientíssimos! Parabéns!
EFEMÉRIDES – 07 A 13/04
07 – Dia Mundial da Saúde – Dia do Corretor e do Jornalista.
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer – Dia do Correio – Dia da Natação – Aniversário da Cidade de Cuiabá/MT – 298 anos.
09 – Dia do Aço – Dia da Biblioteca – Domingo de Ramos.
10 – Dia da Engenharia Militar.
11 – “Estudante que está na Escola não foge à luta”.
12 – Dia do Obstetra – Descobrimento da América.
13 – Dia Internacional do Beijo – Dia do Jovem e do Office-boy – Dia do Hino Nacional – Aniversário da Cidade de Fortaleza/CE.
Parabéns aos aniversariantes, em especial à Profª. Helena Terezinha M. Udinal (07/04). Abraços a todos.