Lembro-me de quando eu cursava a faculdade e uma professora nos disse com muita convicção “Nunca mostre os dentes aos alunos”. Era uma aula de linguística. Esta estava substituindo a excelente professora titular que tínhamos na época. Foram duas aulas seguidas de muito conhecimento, mas de pouca desenvoltura, pouca interação e nada de cativante. Eu sai com aquilo na cabeça “será mesmo que não devemos levar a alegria e o bom humor para a sala de aula?”.
Nos tempos de ginásio eu tinha alguns professores que entravam calados e saiam calados. Até que ponto o não mostrar os dentes funciona dentro da sala? O conhecimento nem sempre é tudo. A postura perante os alunos é de extrema importância. A linguagem corporal e o sorriso no rosto falam muito por nós. É preciso atrair a atenção daquele aluno. Ficar na frente da sala falando, explicando, gesticulando com os braços não acrescenta em nada essa transmissão de conhecimento. É preciso muito mais. É preciso de magia. É bom deixar bem claro os momentos de conversa, o de brincar e o de falar sério. Este último é o mais importante. Não é porque está na hora de falar sério que e não posso citar exemplos dentro da sala de acordo com a matéria, para quebrar o pouco do gelo. Traga aluno por aluno para dentro do assunto. Isso cativa.
É claro que todo o cuidado é pouco sobre o tipo de exemplo que vamos dar. Temos que medir sempre nossas palavras. Agora ficar nessa filosofia de que não podemos mostrar os dentes, isso é pedagogia antiga. Este fato de entrar calado e sair calado não consegue a atenção nem da mosca que voa. A aula se torna chata, cansativa. É preciso sim interação e alegria no ato de ensinar. Imagine um palestrante: duas horas sobre um determinado assunto sem interação com o público. Chato né! Assim é como os alunos devem imaginar quando chegamos com aquela cara mal-humorada e uma leitura interminável sem pausas para a explicação e interação.
Todos nós sabemos que o aluno aprende mais a matéria quando gostam do seu professor. Isso sim é filosofia. Se não termos essa consciência que a desenvoltura é de extrema importância dentro de uma sala de aula, não teremos o resultado que conseguimos a cada final de semestre. Temos que inspirar. É isso que faz o aprendizado cada vez melhor. Vai lá professor, mostre os dentes. Mostre para a sua sala o quão feliz você está. Mostre os dentes para que eles saibam do amor pela sua profissão.
Ficar reclamando de aluno na sala dos professores não vai te acrescentar em nada. Seja diferente. Tente levar a alegria para a sua aula. Inspire!