João Paulo Rodrigues: história, tradição e trabalho
João Paulo de Camargo Victório Rodrigues nasceu no dia 16 de setembro de 1957, em Monte Alto. Filho de José Jesus Victório Rodrigues e Eliná Vera de Camargo Rodrigues, tem oito irmãos: Tereza Cristina, Cecília Maria, José Jesus, Carmem Lúcia, Antonio Carlos (in memorian), Lucas Eduardo, Luis Henrique e Ana Silvia. Foi casado com a professora Regina Tavares (Reca) é pai de três filhos: Andressa Maria, Daniele de Fátima e João Paulo e avô de Eliza. “Fiz o jardim de Infância e recordo-me da professora Maria Eugênia, que é mãe da professora Heda”, Logo depois estudei o primário na Escola Dr. Raul da Rocha Medeiros. Cursei o Ginasial na Escola Dr. Luiz Zacharias de Lima e o Colegial no Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio, em Jaboticabal. Em seguida, me formei em Engenheiro Agrônomo pela UNESP”.
O Primeiro Emprego – “Meu primeiro emprego foi na indústria OLMA, na cidade de Bom Jesus, em Goiás. Trabalhei num graneleiro de soja e numa fazenda da indústria de propriedade do Sr. João Pagnan Sobrinho, onde ele cultivava limão e plantava soja e milho. Em seguida, entrei na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, em Dobrada. Lá fui agrônomo por dois anos. Fui transferido para Monte Alto para trabalhar na parte de defesa vegetal, que na época cuidava da doença chamada Cancro Cítrico. Em 1982, juntamente com o engenheiro agrônomo José Francisco Daneluzzi, cuidávamos das plantas cítricas do munícipio, orientando 60 equipes que contavam com 240 pessoas cuidando da doença na lavoura do município”.
Fato Marcante – “Um dos fatos que ficou registrado em minha memória, foi quando tivemos que optar pelo arranque de 500 pés de limão galego, no bairro rural da Água Limpa, que era um polo grande de produção desta fruta. Na época, a família tinha seu sustento da produção, mas como o pomar todo estava contaminado, foi necessário arrancar a plantação. A princípio, foi um trauma para os agricultores, porém, com o tempo eles ingressaram na cultura da cebola”.
Clube do Rodeio – Perguntado qual foi a sua participação no famoso Clube do Rodeio de Monte Alto, nos anos 80, João Paulo respondeu: “Um dia, fui convidado pelo Roberto Salvador, Wilson Follador, Edenir Mendes, Juquinha Gonçalves, para integrar uma equipe do Clube de Rodeio de Monte Alto, e assim, formamos uma sociedade. A Festa do Rodeio na cidade iniciou-se em 1985 e por volta de 1988 a sede começou ser construída. Porém, ocorram problemas internos de relacionamento e por eleição, resolveu-se pela venda do clube de Rodeio.
A festa era conhecida em todo o Estado de SP, recebíamos pessoas de todos os locais; trouxemos grandes shows.Lembro-me que fizeram show Roberta Miranda, Chitãozinho e Xororó, Trio Parada Dura, Barreirito e vários outros famosos”.
Sindicato Rural – “No ano de 1992 o Kogi Fugita, que na época era o Presidente do Sindicato Rural, me convidou para fazer parte da diretoria, e eu fui eleito como presidente. Eu estava iniciando minha experiência na área e permaneci na presidência durante um triênio, até 1994. Trabalhei também na cidade de Altinópolis, com o plantio de cebola; continuei na diretoria do Sindicato, mas fiquei ausente da presidência até 2007, quando me convidaram novamente para ser presidente, fui eleito, e lá estou há praticamente oito anos, fato que me deixa muito orgulhoso”.
A Política – “Eu tinha um compromisso com minha família de formar os meus três filhos, e assim eu fiz. Trabalhei arduamente na roça, nas minhas lavouras, construí meu patrimônio. Após a formatura dos meus três filhos, eu tive dentro do meu coração e da minha mente, a intenção de participar da política, incentivado por você, Alencar. No ano de 2004, fui o 5º candidato mais votado a vereador, com 704 votos, no partido presidido pelo Thiago da Ótica, com o meu pai, vice, mas não consegui o cociente eleitoral para ser eleito. Em seguida, você me convidou para formamos um grupo político independente, para apoiarmos uma candidatura que fosse diferenciada no município. Foi então que, em 2008, apoiamos a primeira mulher a ser eleita prefeita de Monte Alto, Silvia Meira. Já como candidato a vereador, obtive 1.484 votos, fui o segundo vereador mais votado. Cumpri o meu mandato legislativo durante quatro anos na Câmara, sendo membro da Comissão de Justiça e Redação e primeiro secretário da Casa; fui fui escolhido entre os meus companheiros para ser candidato a vice-prefeito no ano de 2012, na candidatura da prefeita Silvia Meira, e fomos vitoriosos”.
A história da família – “Meu bisavô materno, Camargo, foi o doador do terreno, para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto. Meu avô, João Tiago de Camargo, foi farmacêutico renomado no município, teve sua farmácia na Tabarana e era considerado com o se fosse um médico, de tanto conhecimento que ele tinha e das curas que ele fazia com as suas pomadas e remédios, que eram manipulados na própria farmácia. Em 1963, ele mudou-se para Monte Alto e constituiu uma farmácia na rua Nhonhô Livramento, a Farmácia Santa Bárbara, na qual teve como funcionários os irmãos Miquelin, e tempos depois, a vendeu para eles, que prestam grande serviço para a comunidade até os dias de hoje. Meu avô paterno, Paulo Victório, quando perdeu a mulher foi morar com meu pai, e eu, como sou o neto mais velho, dormia no mesmo quarto que ele, numa cama de casal”.
Eventos marcantes – “Eventos que guardado em meu coração como um aprendizado, foram as posses. A primeira, no Sindicato Rural, foi uma solenidade que compareceram promotores, juízes, presidentes de todas as entidades. Também minhas posses como vereador e também como vice-prefeito, são eventos que toda a comunidade acompanha, são pessoas de mentes brilhantes do nosso município, e para mim foi um aprendizado para a vida toda”.
Ensinamento do Pai – “Meu pai sempre fez da sua vida um sacerdócio para servir as pessoas. Ele sempre nos disse que não deveríamos permitir que ninguém fosse melhor que a gente, no sentido da ética, da honestidade; e ele praticava isso com frequência, a boa ação, mesmo que isso tomasse tempo”.
Mensagem – “Que você, jovem, continue a estudar, a trabalhar, e a sonhar, busque aquilo que determinou em sua vida. Dentro do reino Divino, o reino de Deus, nada é impossível, nós temos que procurar o nosso melhor, e o nosso melhor está na esperança, no novo. Não desista nunca do seu sonho, persevere sempre em tudo aquilo que te faz bem”.