Seo Toninho ou Antônio Luiz Poaine – triste e rápida partida
Nesta vida, a gente que viveu um pouco mais sabe que ela é passageira, mas existem faltas que são irreparáveis e não costumamos aceitar. A partida de alguém tão importante, que faz parte de um projeto de vida. Poxa, seo Toninho, o senhor partiu tão rápido e só nós, que temos um certo cotidiano no canil temos a dimensão da falta que o senhor está fazendo. As baias que o senhor fez, os reparos, o cuidado, não importava a hora, sempre que a Ana Paula ou a Susi precisavam, lá estava o senhor. Descia com seu carrinho cor de prata, humildemente, para fazer o que fosse necessário. Havia mais um animal acidentado, e lá ia o nosso parceiro de muitas paradas socorrer.
DDST
Muita gente pode se perguntar o que significa DDST. Vou explicar: Discagem Direta com seo Toninho. Quantas vezes presenciei a Ana Paula dizer: “Liga para o seo Toninho! Ou, vou ligar para o seo Toninho! Precisa buscar um material tem que cimentar uma baia etc etc”. E lá estava o nosso herói. Ou a Susi: vou ligar para seo Toninho para resolver isso, referindo-se a algo que precisava ser resolvido.
Sem ganhar nenhuma ajuda financeira (embora seja uma entidade pública, o Canil é Municipal e tem uma parceria administrativa com uma ONG Apama – Associação Protetoras dos Animais de Monte Alto da qual ele fazia parte) nunca disse não para fazer o que tinha que ser feito, no canil ou fora dele, sem reclamar, passivamente, com dedicação, ele era a presença da competência e do amor incondicional pelos animais.
Causos
Agora eu que conto um dos causos dele comigo: certa vez, a Ana Paula pediu para eu e seo Toninho darmos comida para o Thor, um Ptibu que fica dentro de um minicampo de futebol. Na ocasião, o cão ainda estava se familiarizando e até hoje é muitobravo. Nossa missão era: um tinha que dar a comida para o Thor e enquanto ele se distraia, o outro serrava um cadeado, pois a chave tinha ficado com um ex-funcionário do canil, e precisava limpar o campo e fazer algumas mudanças no local. Então, em certo momento eu, desajeitado, fui serrar o cadeado e nada de conseguir. Foi então que o nosso herói, em sua simplicidade e humildade, percebendo minha peculiar dificuldade, disse: ”Alencar, não se importa que eu serre e você dá a comida para ele? E disse: – claro que não, seo Toninho. Invertemos as posições e em pouco tempo ele resolveu o problema serrando o cadeado e abrindo o portão.
Esse é o cara que aprendi a conviver, conhecer e admirar, e que hoje plantou saudades e faz falta em nossos corações.
– Poxa, seo Toninho, foi uma partida muito rápida e sem despedida, parceiro. Lembra-se aquele dia em que pulei a janela para mexer nas lâmpadas da casa que a Ana me pediu, só que não sabia que era alta pelo lado de dentro e não consegui subir na janela de volta, e precisou o Cláudio entrar na casa para me resgatar, já que a chave também estava com o mesmo funcionário que levou a chave do portão do campo? O Senhor ficou uma semana me gozando e me perguntava: -E aí, Alencar, a janela é alta? Quanta falta e saudades você nos traz, companheiro.
Seus Amores
Nosso amigo e herói amava todos os animais, porém, tinha quatro que eram sua paixão, pois conviviam com ele diuturnamente; moravam com ele em sua casa. São eles: Aninha, Bobinho, Mané e Maria.
Sabe, seo Toninho, estes seus quatro filhos que o senhor adotou amanhecem o dia lhe procurando, com olhar triste. Eles não sabem falar a língua dos humanos, mas nos seus semblantes de tristeza eles perguntam um para o outro: Cadê o pai?
“Ai o Bobinho pergunta para Maria: – ele não vai vir mais brincar com a gente, Maria? Aninha espero que sim. Eu quero, eu sinto muita falta das lambidas que dava nele. Mané diz: – e os passeios que ele nos levava, quem vai fazer isso agora? ”
Bobinho diz: – “lembra Mané, que brinquei um dia com o chinelo dele e ele ficou bravo comigo”?
“Aninha responde: – e quando ele nos levava para tomar banho, era legal. Poxa, o pai devia voltar para casa logo. É muito triste ficar sem ele, diz Aninha, a gente fazia uma farra né? Ele vai voltar se não voltar Papai do céu vai fazer com que a gente se encontre em algum lugar, e novamente iremos receber e devolver para ele nosso amor e lealdade infinitos e também nossas brincadeiras, nossos passeios voltarão como antes, viu meus irmãos. O nosso pai ainda vai nos encontrar.
Maia, Duque, Thor e a Jade continuam a sua espera no Canil, entre os seus mais de 220 filhos adotivos.