GILBERTÃO, UM PENSADOR VISIONÁRIO
O ex-prefeito Gilberto Morgado era um cara que tinha o privilégio de ver a frente, era um visionário. Certa vez, ele comentou comigo, e na Câmara acho até que fez uma indicação, de que seria muito importante o município ter creches solidárias, ou seja, familiares, já que, naquela época existia falta de vagas nas creches municipais.
Qual era a sua ideia na época? Claro que ele não previa uma Pandemia, porém, achava que uma criança até certa idade, por exemplo, três anos, poderia ter acesso a algumas famílias para cuidarem delas. Tipo uma família preparada para cuidar de duas, três até quatro crianças em um caso de falta de vaga nas creches municipais.
Assim dizia Gilbertão: os pais podem trabalhar sossegados. Claro que ele se referia a parte de dar condições para as famílias trabalharem, e não pensava que surgiria um drama como o que estamos vivendo hoje com as creches municipais fechadas, devido à pandemia. Ele também sugeria naquele tempo que poderia ser até uma espécie de ‘Creche da Família’, onde alguns se juntariam e cuidariam das crianças dos próprios parentes.
ELEIÇÕES DOS MASCARADOS
Calma candidatos! É que pela primeira vez na história eleitoral do Brasil, teremos uma eleição que só votará quem estiver de máscara. Veremos um quadro jamais visto, todos que vão votar, por lei, precisarão estar usando máscara, bem como o pessoal que trabalhará, os quais serão obrigados a usá-las. Portanto, será um eleição dos mascarados.
CRIMES CIBERNÉTICOS
Estão se aproximando as eleições municipais, e desta vez não será como no passado, que a internet foi usada em Monte Alto para atacar a honra das pessoas que participavam da campanha eleitoral do ano de 2012.
Dessa vez, como diria a canção de Roberto Carlos dos anos 60 “Tudo vai ser diferente”.
Podem até atacar, fazer fake, porém, serão pegos e punidos porque o Código Penal mudou e hoje as penas são severas.
Embora não seja candidato a nada e nem pertença a nenhum partido político, no passado, senti na pele o ato desses covardes que se escondem atrás do anonimato e muitas vezes lançam mentiras para prejudicar candidatos seja ao legislativo ou ao Executivo.
Em muitas vezes são paus mandados, sem personalidade, com dignidade zero, sem moral. Os candidatos precisam ser vigilantes e punir os maus caráteres.
AUMENTO DE PENA PARA QUEM MALTRATA ANIMAIS
Em sessão remota, o plenário do Congresso votou nesta quarta-feira, 9 de setembro, o PL 1095, que prevê o aumento de pena e impõe até cinco anos de reclusão para aqueles que maltratarem os animais, além de multa. Agora a lei não é mais branda, e que as autoridades estaduais e principalmente municipais façam com que ela seja cumprida. Chega de faz de conta. Tem que ir para cima destes criminosos sem escrúpulos, que acham que os animais não sentem dor, fome, frio, etc…
CHEGA DE SOFRIMENTO
Há uns seis meses, pedi a um vereador que tenho uma certa aproximação na Câmara Municipal que fizesse um Projeto de Lei proibindo que o transporte de charretes fosse feito por animais. Na ocasião, citei a ele a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que havia feito uma lei que protegia os animais de grande porte como cavalos e burros, principalmente. Ele me respondeu que era complicado, porque tinha muitas pessoas que dependiam deste meio de transporte para sobreviver. Porém, disse a ele, na ocasião que era para fazer a Lei e dar um tempo e suporte para as pessoas que trabalham, principalmente com reciclagem, que são os que mais utilizam este tipo de transporte.
Hoje, há cidades que as prefeituras oferecem um tipo de Bicicleta potente, carrinhos e até alguns tocados com motor para transportar as cargas. Para minha alegria, parece que minhas preces foram ouvidas e o vereador fez o tão importante Projeto de Lei. Só não cito o nome do vereador porque estamos em período eleitoral. E quero deixar bem claro que o assunto aqui citado por este colunista, não tem nada a ver com as cavalgadas, feitas por pessoas que amam os animais e os tratam tão bem como se fossem um membro da família, o que dá gosto de ver.
ATÉ A ÚLTIMA GOTA
O atual prefeito Joao Paulo, até o fechamento desta edição, ainda não tinha decidido quem seria o seu candidato a vice. Tudo leva crer que será o vereador João Pícolo, que aliás, diga-se de passagem, é uma excelente pessoa, porém, a política como dizia o saudoso Dr. Ulisses Guimarães, é como as nuvens, uma hora está de um jeito, daí um pouco já passa e o tempo muda, tudo é possível. Mas o prefeito tem um estilo frio, calculista e não se abala fazendo sempre o que acha conveniente. Ninguém faz sua cabeça.
PARA REFLETIR
Não adianta ter dinheiro, nem querer ser importante demais. Lá na terra dos pés juntos, todos nós seremos iguais.
RECORDAR É VIVER
Em uma noite dos anos 80, registrei com minha câmera, nos tempos do jornal A Comarca e também época em que trabalhei na Rádio Cultura de Monte Alto, este momento inesquecível da família Haddad, no Lions Clube de Monte Alto: o empresário Waldomiro (proprietário do Lojão da Cidade), sua esposa Carminha e as filhas Carmen Silvia e Soraia, ainda crianças.