No Ano de 1898 foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus, exatamente 17 anos após a fundação do Município, quando Porfírio Luiz de Alcantara Pimentel mandou celebrar a primeira missa, em uma manhã de domingo do dia 15 de maio de 1881.
Como tudo começou
No ano de 1908, precisamente no dia 7 de junho, foi criada a Diocese de São Carlos do Pinhal, hoje conhecida apenas como Cidade de São Carlos, pelo então Papa X, e para ela foi nomeado o primeiro Bispo, Dom José Marcondes Homem de Melo (foto acima), que comandou a Diocese até ano de 1935.
No Ano de 1925, já sob o comando do Núncio Enico Gasparri, começa o estudo para a criação das Dioceses de Jaboticabal e São José do Rio Preto, já que São Carlos abrangia uma área muito grande. Foi então que Dom José Marcondes ficou fazendo a transição durante dois anos, até a criação da Diocese de Jaboticabal, quando foi nomeado o primeiro Bispo, Dom Augusto de Assis, que a comandou por 30 anos, de 1931 a 1961 (primeira foto à esquerda), sendo o bispado mais longevo da Cúria Jaboticabalense. Atualmente a Diocese está sob o comando de Dom Eduardo Pinheiro da Silva (foto à esquerda).
Festa de agosto
Monte Alto comemora no próximo dia 6 de agosto o dia do seu Padroeiro, o Senhor Bom Jesus. Pela primeira vez que se tem conhecimento na História, a Festa do Senhor Bom Jesus (Festa de Agosto), não será como outrora com a participação da comunidade montealtense e da região.
Pela a primeira vez, também para nossa tristeza, as famílias e amigos não poderão se encontrar e confraternizar-se. Infelizmente, uma Pandemia Mundial nos tirou este tão sublime desejo neste ano de 2020.
Não teremos as missas da novenas presenciais, somente online, e a procissão do nosso Padroeiro será uma carreata, com um carro andor. Por uma questão de destino e pesquisas vou viajar mais uma vez na História para contar e mostrar como era a nossa “A festa onde os amigos se encontram” há cem anos, mesmo antes da criação da nossa Diocese de Jaboticabal.
Abaixo, registros históricos exclusivos
desta coluna neste jornal: