Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Neste momento de turbulência política que o Brasil vive, em que a Democracia corre risco de cair, por vários motivos, achei importante transcrever algumas frases históricas que marcaram a história da proclamação da Constituição Federal de 1988, ditas pelo então Deputado Federal e presidente da Comissão da Constituição, Ulysses Guimarães. Ele foi um dos homens mais íntegros do cenário político nacional. Quero registrar também que no ano em que foi promulgada a Carta Magna, ou melhor, a Constituição, naquele inesquecível 5 de outubro de 1988, o país saía de uma Ditadura Militar vivida por mais de duas décadas e a Constituição tem que ser respeitada acima de tudo.

ABAIXO, TRANSCREVO Frases ETERNIZADAS POR Ulisses Guimarães na proclamação da Constituinte

“Temos ódio e nojo à ditadura.”

“O Brasil precisa de uma Constituição em que o povo seja o fundador, por votação direta, do governo e da lei.”

“O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas: a de servir à Nação em sua grandeza e projeção na eternidade.”

“Enquanto houver norte e nordeste fraco, não haverá estado forte, pois o país será fraco.”

“A liberdade não pode ser mero apelo da retórica política. Ela deve exercer-se dentro daqueles velhos princípios, que impõem, como único limite à liberdade de cada homem, o mesmo direito à liberdade dos outros homens.”

“Liberdade, Soberania, Justiça. Sobre estas ideias simples construíram-se as maiores nações da história. Elas serão o âmago da nossa razão comum no trabalho de dotar a Nação de uma nova e legítima Carta Política.”

“Traidor da Constituição é traidor da pátria.”

“A voz do povo é a voz de Deus. Com Deus e com o povo venceremos, a serviço da Pátria, e o nome político da Pátria será uma Constituição que perpetue a unidade de sua Geografia, com a substância de sua História, a esperança de seu futuro e que exorcize a maldição da injustiça social.”

“A revolução de 1964 ressuscitou do cemitério da oligarquia perrepista, sepultado que foi pela revolução de 1930, o lema cínico de que ‘feio em política é perder as eleições’ Feio não é prender arbitrariamente, fraudar eleições pelo dinheiro e pela pressão da máquina administrativa, admitir ou remover funcionários por perseguição, espancar estudantes, nomear parentes, amigos e sexagenários. A inflação não é feia. Feio é perder as eleições (para os arbitrários – explico aqui, que esta parte entre parênteses é de minha autoria, uma vez que não quis ser partidário).”

“Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública.”

“Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua.”

“A civilização é a longa e fascinante história da libertação do homem. A liberdade é o roteiro da civilização. Toda invenção é triunfo da libertação humana. Com a roda o homem começou a libertar-se do espaço e do tempo; com a agricultura, do nomadismo e da fome: com a medicina, da doença; com a casa, a roupa e o fogo, das intempéries, do frio e das feras: com a escola, da ignorância; com a sociedade, da solidão; com a Imprensa, o rádio e a televisão; da informação; com a democracia, dos tiranos.”

“A sociedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou antagonismo do Estado.”

“Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O coríntians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional.”

“Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados.”

FINALIDADE
A finalidade desta coluna é contar a história como ela foi e como ela é. Dr. Ulisses foi um ícone na política do Brasil e deixou grande legado para as futuras gerações. Até na sua morte ele foi diferente, ele se foi em acidente aéreo entre entre o Rio e São Paulo, sobre o mar. E mar levou suas lembranças mas não sua história.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de