Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

QUEIMAR A ESTÁTUA DE BORBA GATO: UM ATAQUE À HISTÓRIA PAULISTA E DO BRASIL

Manoel Borba Gato foi um Bandeirante que viveu há três séculos; fez de tudo segundo, a história do Brasil. É reverenciado na capital paulista com uma enorme estátua, de 13 metros de altura, sendo a mesma sido tombada pelo Patrimônio Histórico.
Desbravou o Estado de Minais Gerais e o Sertão. Nasceu em São Paulo, assim como muitos outros paulistas desbravadores, os quais eram chamados de Bandeirantes. Existem várias estátuas suas em muitos locais do País, como no Museu do Ipiranga em São Paulo, quartéis do Exército e também em outras regiões do Brasil. A sua estátua Mór, ou melhor, a maior delas, foi erguida em 1963, em homenagem ao quarto centenário do tradicional Bairro Santo Amaro, localizado na zona sul da Capital Paulista. Levaram-se alguns anos para construírem a obra. Agora, após três séculos da existência de Borba Gato, alguns vândalos, com a desculpa de que ele caçava índios e escravos, querem destruir a estátua, ou melhor, a história do povo Paulista e Brasileiro.
Gostaria de fazer algumas perguntas para esses vândalos: Os índios vivem bem hoje sobre a tutela dos governantes? Tem seu habitat respeitado pelos brancos e principalmente garimpeiros? Existe respeito hoje no século XXI? E os homens e mulheres negros, que são discriminados em todos os setores da sociedade até hoje? Quem são os culpados?
Eu respondo: a própria sociedade, que diz que não tem preconceito mais é só fazer uma comparação entre negros e brancos que são juízes, desembargadores, profissionais liberais a exemplo de médicos, advogados, engenheiros, etc.
Agora, se formos punir a história, teríamos que passar o País a limpo e aí sobraria pouca coisa boa. Portanto, vândalos, vão trabalhar e parar de querer destruir a história do Brasil, que digo sempre, Pátria Amada, cheia de palhaçada, mas ainda é a nossa Pátria, e devemos amá-la e respeitá-la.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS: 
CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

Aquilo que já escrevi nesta coluna sobre a castração dos animais, verba trazida pelo vereador Murilo Jácomo, com o apoio da APAMA – Associação Protetora dos Animais de Monte Alto, através de uma emenda do Deputado Federal Ricardo Izar, com contrapartida financeira da Prefeitura de Monte Alto, hoje é uma realidade.
Há dias começaram as castrações de felinos com a participação da equipe de Saúde da Prefeitura e da Apama, que ainda forneceu o Castramóvel e os estagiários Pedro e Ana Paula Zilli. O Projeto é para castrar aproximadamente quinhentos animais e já foram castrados quase cinquenta.

POR QUE OS FELINOS PRIMEIRO

A castração começou em sua primeira fase com os felinos porque existem muitos gatos soltos nas escolas, nas empresas, e por serem animais independentes, eles proliferam mais. Para se ter uma ideia, segundo a estudante de veterinária, Ana Paula, a cada dois meses uma gata dá à luz a uma ninhada de gatinhos, que sem ter lar, ficam à revelia e abandonados, se reproduzindo mais. A castração é a única solução. É muito comum as cuidadoras de animais das Ongs de Monte Alto e outras pessoas pedirem socorro para estes animais que vivem em constante abandono e maus tratos.
A semente foi plantada pelo vereador Murilo Jácomo e tenho certeza que outros edis também irão atrás de verbas para a causa animal. Afinal, acredito muito nesta Câmara Municipal, sei do seu potencial e competência.

Com estas fotos, deixo registrado o trabalho que está sendo realizado com os animais. Nelas, a prefeita Maria Helena, o verea­dor Murilo Jácomo, a secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nascibem e as veterinárias Francine Martins, Juliana De Vazzi e a presidente da Apama, Paula Zilli.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de