“Natal dos mascarados”
Infelizmente, esta data tão marcante para todo universo, neste ano de 2020 será melancólica com a pandemia do Coronavírus, assim como foi há 100 anos, em 1920, com a pandemia da Gripe Espanhola. Em Monte Alto tivemos anos lindos com desfiles de Papai Noel organizados principalmente pela Associação Comercial, em conjunto com a Prefeitura. O povo na rua, alegre e festejando, famílias se confraternizando com o Papai Noel no Coreto com as crianças, eram tempos de saúde e alegria. Neste ano, infelizmente, a pandemia tirou estes momentos marcantes da vida de todos ao redor do mundo e na nossa cidade não podia ser diferente.
Porém, se Deus quiser, com o apoio da ciência, o ano de 2021 poderá ser promissor, com o Papai Noel, símbolo do Natal, e as pessoas andando livremente pelas ruas, sem máscaras, festejando a data tão marcante.
Na foto abaixo, merendeiras, em 1920, usavam máscaras para servir as crianças, no terrível tempo de pandemia.
Assim Como Antes
Infelizmente, nos dias de hoje, assim como no passado da outra pandemia de 1918 a 1920, as pessoas, em grande parte, ignoram a ciência, politizando as vacinas. Líderes dão maus exemplos e hoje, o povo, principalmente os jovens, menosprezam as máscaras e o distanciamento social, fazendo aglomerações e festas para todos os lados, sem nenhuma proteção contra doença. Sem contar as festas clandestinas que desafiam a ciência e as próprias autoridades e são fatais para suas próprias vidas e de seus familiares.
Árvore de Natal Criativa e deslumbrante
O pessoal responsável pela Cultura e Turismo do Estado do Ceará deu um desafio para trinta bordadeiras da cidade de Maranguape, que pertence à região metropolitana de Fortaleza, uma missão inédita no Brasil que foi criar uma árvore de Natal de redes que é um símbolo do povo nordestino. Prontamente elas toparam e assim confeccionaram uma das mais belas Árvores de Natal já vista e inusitada no Brasil, e quiçá no mundo, com sessenta metros de altura, com lâmpadas de led, tendo se tornado uma grande atração turística da Terra do Sol, dos Jangadeiros e das Bordadeiras, que é aquele reduto Nordestino, o Ceará.
Eu, que dormi quase um terço de minha vida em rede, sei de sua importância. A rede abraça a gente, faz a gente se aninhar e dependendo do lugar que a gente arma ela e deita, dá para contar as estrelas do céu e contemplar as noites enluaradas. Parabéns ao pessoal do Ceará pela criatividade. Eita povo porreta e arretado estes artistas nordestinos.
Justa Homenagem
A Acima – Associação Comercial e Industrial de Monte Alto fez na última sexta feira, 18, uma justa e relevante homenagem, com uma placa que se eternizará naquela entidade, para Edilene Braga, que durante vinte e sete anos trabalhou naquela Associação e esteve à frente junto com as Diretorias que por lá passaram em quase três décadas, comandando todos os eventos da Acima. Hoje, aquela entidade é uma das mais importantes de Monte Alto e com certeza, o trabalho de Edilene contribuiu muito para este sucesso.
Cacife político
O vereador Júlio Raposo do Amaral, que disputou as últimas eleições municipais, perdeu por uma diferença mínima de 671 votos. No distrito de Aparecida, ele não teve candidato a vereador e isso lhe custou quase duzentos votos a menos para a prefeita eleita Maria Helena Rettondini. Na realidade, tirando o Distrito, Júlio perdeu por apenas quatrocentos e setenta e um votos, que não tira o mérito da prefeita eleita, mas que o segundo colocado Julião saiu com um considerável cacife político e isso é inegável. Se seu padrinho político, Deputado Federal Baleia Rossi vier a ser o novo Presidente da Câmara Federal, já que há esta possibilidade, Monte Alto vai ganhar muito com essa ligação de Júlio Raposo e Baleia.