Maria do Carmo Coelho: uma vida vencendo obstáculos

Facebook
WhatsApp

Esta semana a coluna entrevistou Maria do Carmo Irochi Coelho. Mulher forte, sua historia e um pouco da historia de Monte Alto. Nascida em 30/04/1951, em Monte Alto, filha de João Irochi e Rosa Piere Irochi, tem dois irmãos, Elizabeth e José Rubens. Casou-se em 1969 com José Aparecido Coelho e da união nasceram dois filhos, Marcio José e Lucas Régis, e três netos, Murilo, Gabriel e Laura. Iniciou os estudos na escola Dr. Raul da Rocha Medeiros e concluiu o Ensino Médio na escola Estadual Dr. Luiz Zacharias de Lima. Cursou Letras na Faculdade FAFIB em Bebedouro. Especializou-se em Literatura, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, em Ribeirão Preto. Graduou-se também em Pedagogia na Faculdade José Olímpio, em Batatais. Em 1993 começou a graduação em Direito, pela Faculdade UNIARA, de Araraquara e fez mestrado em Direito da Educação. Atualmente é Doutoranda. Professoras da infância: Odila Borghi, Cidinha Arruda, Estela do Valle e Amelinha Nunes, entre outras.

A CARREIRA – “Comecei no Colégio Deodoro de Arruda Campos, em 1974. Passei em um concurso na rede estadual em 1982 e ingressei como Professora de Inglês em Irapuã, no início foi muito difícil, pois não tinham muitas vagas nas escolas, então passei por várias cidades, entre Guariba e Monte Alto. Em 1986 vim para Monte Alto como assistente de direção a convite de uma colega que foi nomeada como Diretora para a escola Nelly Bahdur Cano. Em 1988 teve um grande concurso para diretor de escola e graças a Deus passei em 1º lugar na região, e eu podia escolher entre cinco escolas daqui, então fui para a direção da Laídes Trindade. Logo que o Estado criou a escola padrão, eu me removi para a escola estadual Dr. Luiz Zacharias de Lima e lá me aposentei, em 1999. Sou professora de Redação até hoje no Colégio Deodoro. Quando cursei a faculdade de Direito em 1993, minha vontade era mudar de vida, mas permaneci no ramo da educação, porém como advogada. Ressalto uma das minhas grandes conquistas na carreira, que foi ter passado no exame da OAB logo na primeira vez”.

A carreira como professora – “Eu comecei a lecionar Letras e Pedagogia na Faculdade São Luiz e fiquei durante três anos. Em Monte Alto, em abril de 1998, a convite do sêo Marciano (in memoriam), fui vice-diretora da FAN e também, professora na área de Português, no curso de Administração. Hoje continuo na Faculdade, denominada UNIESP, como professora nos cursos de Administração e Pedagogia”.

A Política – “Eu sempre gostei muito de política, desde o sentido da política para o bem comum, pensando nos direitos das pessoas; então, a partir daí que comecei meus estudos em Direito. Sou uma das sócias fundadores do PT, na década de 80, que inclusive Alencar, você também participou da fundação. Através de muito incentivo do Rogério Menani, Rineu Santa Maria, Marcelo Cestari, me filiei ao Partido Verde. Marcelo e eu conseguimos vencer a eleição para o cargo de vereador, na gestão de 1997/2000. Este ano me reelegi vereadora, desta vez pelo PRP”.

O Lions Clube e AVCC – “Em 1996 eu e o Cidinho fomos o casal presidente do Lions Clube. Só tenho coisas boas para dizer, participei durante 30 anos do clube e foi uma boa gestão, uma satisfação ser voluntária. Neste contexto também, quero contar sobre minha participação da fundação da AVCC, sendo a primeira presidente em 2000, com a Delza Menani, Cida Cotrim, Lurdinha Fredi, Célia Mori Malvestio, Maria Rosa, entre outros voluntários que permanecem até hoje, os quais eu parabenizo”.

PARTICIPAÇÃO – Maria do Carmo contou a este colunista sua participação na construção da igreja na comunidade São Braz e de Nossa Senhora de Fátima. É Ministra da Eucaristia na Paróquia do Senhor Bom Jesus e participa da Pastoral Litúrgica na comunidade São João Batista.

A vinda do Colégio Objetivo – “Com ajuda do deputado federal Ricardo Izar (pai – já falecido), a Develina Inforçatti, hoje diretora do colégio, conseguiu, em 1990, a bandeira do Objetivo. Eu recebi o convite para ser sócia com ela e aceitei. Inauguramos, iniciando as atividades no dia 27/09/1990 e hoje, o Colégio é referência na educação para Monte Alto e região”.

Colégio COC – Maria do Carmo também participou da implantação, no Colégio Deodoro de Arruda Campos, do ensino médio com o sistema COC, que hoje passou a ser Sistema de Ensino Dom Bosco, de propriedade do Claudinho Bovério.

A viagem a Cuba – Maria do Carmo relatou sobre sua ida a Cuba e revelou sua paixão por aquele país vivida através dos livros. “Quando eu estava fazendo doutorado na PUC, era preciso ter pontos em Congresso Internacional, e em fevereiro de 2014, tive esta oportunidade de conhecer Havana e e eu apresentei um trabalho sobre Meio Ambiente. Eu tinha muita vontade de conhecer Cuba e a vida os cubanos. É um país comunista, de pessoas alegres, comida é excelente; foi lá que eu vi pela primeira vez o Tuk-Tuk, meio de transporte que temos hoje aqui cidade”. Perguntada o que mais lhe chamou atenção na viagem, Maria do Carmo disse que é a prestatividade dos cubanos. “A forma como eles recebem as pessoas é de muita atenção, são cativantes. Além do tanque de guerra presente na Praça de Havana, desde a entrada de Fidel Castro e Che Guevara”.

A infância – “Eu adoro a época do Natal. Lembro-me que quando pequena, havia um Papai Noel gigante, que ficava na loja do pai da minha amiga Odete Hazarabedian, e me chamava atenção, porque ele mexia a cabeça e era muito grande. Tenho uma história com este Papai Noel… Um dia eu fiquei com tanta vontade de vê-lo que sai da minha casa, que era próxima à antiga Fábrica de Borracha, ainda com ruas de terra e meus pais ficaram malucos de preocupação (risos). Recordo-me das aulas de basquete e vôlei, os professores eram a Dona Edith e Chiquinho Arruda, respectivamente”.

Lembranças – Maria do Carmo falou da saudade que sente da sua infância, da brincadeira de cirquinho e de sua avó paterna, com quem conviveu um bom tempo, do doce de leite que ela fazia e da sua força de viver.

Mensagem – “Nunca desanime dos seus sonhos, mesmo que tenha muita dificuldade. Com luta, fé e coragem, conseguimos tudo o que almejamos para a vida”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no