Pergunte a uma criança que cursa o ensino fundamental se ela conhece Machado de Assis? Claro que não deve conhecer. Não só ele, mas sim outros nomes da literatura portuguesa e brasileira.
Nossos discentes estão chegando ao ensino médio sem saber quem foram os grandes nomes da nossa literatura. Sabe por quê? O sistema ainda insiste em ensinar 500 anos de arte literária em três anos do ensino médio.
Quando se leciona a disciplina a partir do 6° ano, explanando as primeiras manifestações literárias às crianças, isso faz despertar o interesse pela língua materna desde a sua raiz, com aqueles textos em galego-português, ou até mesmo alguns escritos em latim. A curiosidade é tão grande que a aula acaba sendo dinâmica, principalmente quando se simula uma cantiga trovadoresca ao som de algum instrumento. A consequência disso tudo é o gosto pela leitura.
É claro que eles não têm a maturidade para interpretar os poemas, mas a ideia em ensinar os primórdios literários brasileiros, é de que eles tenham uma base ao chegar ao ensino médio. A literatura não se trata de mais uma disciplina. Literatura é arte. Ela tem que ser cultivada nos primeiros ciclos do ensino fundamental II.
As curiosidades, contextos históricos e as biografias dos autores e movimentos estudados, aguçam a curiosidade dos nossos alunos. É preciso que se abra na grade curricular das escolas municipais e estaduais (em algumas particulares já usam este método de ensino) um pequeno espaço para que esta arte possa ser trabalhada.
Alguns criticam esta postura, pois acham que nossas crianças são muito novas para entender alguns conceitos. Bobagem! Isso dependerá de como o profissional conduz a sala e de como ele leciona aquilo a ser aprendido. Basta apenas os professores acompanharem o currículo de história. Afinal, ambas as matérias caminham juntas no currículo. Este diálogo entre as disciplinas ajuda o professor desenvolver o material, já que não há nenhum material específico para esta metodologia. O sistema pode até apresentar os seus projetos de incentivo à leitura, mas a partir do momento que ele deixa de ensinar os grandes nomes da literatura mundial, ele sempre será um sistema falho. Não podemos desperdiçar 500 anos de evolução literária para deixarem a ser estudados em três anos de ensino médio. Retrocesso total!