“Ame o Bem! Faça o Bem a quem te faz mal. Ame o seu inimigo, e serás feliz”.
Brasil, Terra de todos os povos!
Brasil, Terra de todos os ritmos!
O ano teve seu começo. A confraternização entre os povos faz-nos vibrar de alegria e ainda mais porque somos brasileiros.
O ano letivo também se iniciou (05/02) – alunos e professores se apresentaram e num bom relacionamento, com educação e dedicação, as aulas começaram.
Tudo é muito importante na Escola, desde que nos igualemos, muitas vezes com um pouco mais de dedicação, atenção e interesse.
O HTPC vem ao encontro de tudo que queremos para inovar na sala de aula: os projetos, conteúdos, questionamentos, novidades, leituras interessantes…
2025, ano de muitas informações, é proposto a todos os alunos, que escrevam e leiam mais. E com este desafio, aumenta em todos o prazer em saber.
Histórias, muitas vezes reais, nos caminham para querer escrever textos interessantes.
Na Educação Infantil, as letras aparecem no abecedário. Formam, depois de muito treino e explicações, a escrita da junção de uma com a outra – mais tarde, a formação de palavras. E os alunos se encantam. Professores se deslumbram porque algo acontece, a alfabetização tem início. Os alunos em séries também se alegram – palavras – frases pequenas e ou grandes, pequenos ou grandes textos. A leitura faz parte.
Na sala de aula, da 1ª à 4ª séries, eu conciliava escrita e leitura para maior entendimento.
Alunos há que, em casa, não têm material escrito e que possam dele fazer leitura.
Neste mundo em que vivemos hoje (certos casos), tudo é feito através da escrita e, naturalmente, da leitura.
Porém, muitas crianças têm experiência sobre a escrita e a leitura bem antes de entrarem na escola.
Diariamente vivem em contato com livros, com as embalagens dos supermercados, com panfletos deixados em nossas casas, com a televisão e, até mesmo, fazendo parte dos lares brasileiros, o computador, moderno veículo de comunicação, o celular e o tablet.
É fácil de se encontrar alunos com dificuldades para ler ou escrever – acham difícil esta tarefa.
Eu adoro ler – sempre lia para eles mostrando gesto de sabedoria para este ato tão necessário na educação escolar.
Cabe a nós, professores, motivar os alunos a ler, vencendo e encarando os desafios.
Distante da realidade, há alunos que, sem incentivo não desenvolvem a atividade para ter um crescimento de aprendizagem maior do que aquele que trouxeram de casa.
Mesmo com dificuldade, os pais devem compreender que é por meio da leitura que o filho desenvolve a riqueza de aprender sobre tudo o que o rodeia. Estimulem, papai e mamãe, seus filhos, dando-lhes oportunidades.
O que fazemos sem leitura?
A cidadania desenvolvida para todos os seres humanos faz-nos mais construtivos, mais sabedores e com uma personalidade mais crítica, pois a sociedade disso nos cobra a cada momento.
Me comportei alegremente – gostava de ler e aos alunos passei esta alegria – demonstrei seriedade na atividade.
Entre Educador e Educando, não há diferença: devemos ser letrados – e a vantagem é que seremos úteis em qualquer tarefa difícil na vida social.
Para entender o mundo, o mais importante é saber ler e escrever. Façamos já!
Sem Educação no presente não há futuro.