Jiló

Facebook
WhatsApp

Saiba que o jiló é um fruto, não um legume, e bastante amargo, mas além de ter essa característica forte ele tem tantos benefícios que as pessoas, talvez, até desconheçam. Possui baixo valor calórico e seu gosto amargo é um excelente remédio para nosso sistema digestivo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, combate o mau hálito, previne a pressão arterial além de eliminar as substâncias antioxidantes do corpo.
Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.
Jiló – Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Fonte de carboidratos, proteínas, minerais como cálcio, fósforo e ferro, pode-se ainda encontrar no fruto certa quantidade de vitaminas A, C e as do complexo B como a B5. O Cálcio, Fósforo e o Ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue. Já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso entre outros. Para que suas propriedades não se percam é preciso cozinhá-lo sempre no vapor ou em pouca água, mas se preferir poderá prepará-lo frito. Outras formas de consumir é na forma de farofa, somente duas colheres de sopa já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo. Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor. Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol gordura ruim seja aderido. É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração. Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo e sua dificuldade de engolir, precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana, que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável. Vale a pena experimentar e adicionar na alimentação aliando os benefícios do jiló para o corpo juntamente com uma dieta equilibrada. Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal.

Vamos aprender?

Jiló assado
Ingredientes:
1 kg de jiló
Azeite quanto baste
Sal e pimenta do reino quanto baste
Orégano quanto baste
5 dentes de alho picados

Preparo:
Lave bem os jilós, corte ao meio e arrume em uma assadeira untado com azeite, polvilhe com sal e pimenta do reino, o alho e o orégano regue com mais azeite e leve ao forno bem quente para assar e dourar até ficarem bem macios.
Sirva como entradas acompanhados de pão ou como guarnição de uma carne grelhada. Bom apetite.

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no