Cemitério: Ser ou não Ser
O prefeito João Paulo Rodrigues não tem saída. O Cemitério de Ibitirama tem que ser aprimorado. Não dá mais para esperar.
Eles também
As funerárias de Monte Alto devem ser chamadas pelo prefeito para comporem este projeto, pois entendo que isto é uma parcerias de mão dupla.
A dificuldade de aprovação ambiental de uma nova área
A aprovação de um novo local passa pela dificuldade em se obter licença ambiental. Há 50 anos, a licença ambiental era uma coisa, hoje é outra. Tudo mudou a partir da Carta da Água, editada em 1968 pelo Conselho Nacional da Europa e ratificada pela ONU em 1972, que diz: “Todos os recursos ambientais têm que levar em conta as atuais e futuras gerações – preocupando-se com a existência da Água – dos lençóis freáticos.
O corpo humano e a degradação do meio ambiente
Segundo pesquisa, 70 a 75% do corpo humano é composto por água. Ou seja, tudo que somos vai virar necrochorume (a sobra do corpo humano), sendo o mais poluente de todos. Se o necrochorume alcançar os lençóis freáticos, irá poluí-los.
Quem és tu
Se você perguntar, e eu fiz isso, o que é necrochorume, dificilmente você irá encontrar alguém que o defina. Somente um ou outro saberá. Entre os poucos falam sobre o assunto, alguns o confundem com o chorume do lixo.
Já é realidade
Há cidades da região enterrando seus mortos em distritos distantes até 10 km da cidade. Em breve, reportagem completa neste veículo por este jornalista.
Só para lembrar
Monte Alto é coberto pelo Aquífero Guarani e aqui nascem três Rios: o Rio da Onça, o Córrego Rico, que abastece Jaboticabal, e o Rio Turvo, um dos principais do Estado.
M.I.T.
Não se trata aqui de sigla de Movimentos Sociais, e sim, de Municípios de Interesse Turístico. A cidade deverá receber este título, e assim, abrir as portas de vez para o Turismo.
Eu, que durante décadas militei no turismo empresarial, modéstia à parte, conheço o meu País do Oiapoque ao Chuí e sei do grande potencial de Monte Alto em ser uma cidade verdadeiramente turística. E afirmo: é de extrema importância a participação do poder privado para a concretização de mais este sonho.
O prefeito João Paulo e seu vice Bicudo, o Diretor de Turismo e Marketing, Rogério Menani e vereadores estão entusiasmados e irão colocar o Plano em prática assim que aprovado pelo governo do Estado e entrarão para a história do munícipio.
Interesse Turístico: Recordando
Em abril de 2015, a então prefeita Silvia Meira, participou da primeira reunião para tratar de interesse turístico na Assembleia Legislativa de São Paulo, acompanhada deste jornalista. Vale lembrar também o trabalho realizado neste período pela ex-secretária Fátima Amaral e do Comtur para este passo.
Quase chegando lá
As comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo deram parecer favorável ao Projeto de Lei número 570 de autoria do Deputado Gondim, que classifica Monte Alto como Município de Interesse Turístico.
Me apeguei com meu santinho!
Ainda não virou Lei. Estamos quase lá. Vamos aguardar e rezar, pois como católico que sou, peço também a intercessão de São Francisco Xavier, padroeiro do Turismo, para que depois de quase três décadas tentando, finalmente consigamos nos tornar Cidade de Interesse Turístico.
Justa homenagem
O ginásio de Esportes Poliesportivo que fica rua Jacir Germano Garbin, ao lado da escola Norival Mendes, deverá levar o nome do professor José Augusto Pinheiro, de acordo com a mensagem nº 15, de 26/04.
Pinheirinho, como é conhecido, participou nas últimas quatro décadas ativamente do esporte em Monte Alto. Além de jogador de futebol profissional, foi técnico do extinto MAAC, diretor do DELTUR, secretário de Esportes, diretor esportivo do Campestre Clube, entre outras atividades que exerceu no município na área esportiva. Como virtude, destaco aqui sua habilidade e liderança em tudo o que se relaciona ao esporte. A escolha de seu nome foi muito feliz por parte do Executivo.
Gente que lê a gente
O meu amigo José Osvanir Livolis, o Português cabeleireiro, que tem seu estabelecimento na rua Nhonhô do Livramento. Toda hora que passo por lá, ele ressalta que lê esta coluna.
Perguntar nunca é demais
Prefeito, cadê a marreta? E por falar em marreta, ex-vereadores Tio Franck e Vitinho, cadê a marreta?