In Off

Facebook
WhatsApp

Missão divina – O maestro Elieser Boer embarcou esta semana, juntamente com outros músicos pertencentes à igreja da qual faz parte, para o Haiti. Na mala eles levam, além do conhecimento, seus instrumentos para ensinar música, que é uma linguajem universal, naquele país onde o povo é tão sofrido, vitimado por terremotos, maremotos, furacões e outras tantas calamidades. Esses voluntários do bem estarão levando uma mensagem de amor do povo brasileiro ao próximo. E para orgulho nosso, um montealtense estará nos representando voluntariamente no Haiti. Um maestro de nossa cidade, regendo a baqueta do amor, da fraternidade, nesta “Orquestra do Bem” que levará um pouco de alegria para nossos sofridos irmãos haitianos. Maestro Elieser Boer, que Deus o proteja e também a todos os componentes desta sublime missão.

Febre Amarela 1 – Em entrevista exclusiva para esta coluna, o responsável pela vigilância sanitária do Municipio, Júlio Cesar, disse que a cidade de Monte Alto tem vacinação constante contra a doença. “Para você ter uma ideia, Alencar, qualquer pessoa que se dirigir agora a um Posto de Saúde do nosso município vai encontrar a vacina, não fracionada, mas total, porque já há mais de um ano a gente vem vacinando a população”.
Júlio também fez questão de frisar que na gestão anterior, a colega que estava em seu lugar na Vigilância foi, juntamente com a equipe, aos bairros rurais e vacinaram a população rural in loco. Só lembrando que a ex-dirigente da Vigilância Sanitária era a Dra. Kellen Ruelas. O diretor fez questão de afirmar que o macaco não transmite a doença, ele é uma sentinela que só nos ajuda tecnicamente, e aos humanos, sinalizando se tem algum foco na região em que habitam. Perguntado sobre os macacos encontrados mortos no ano passado, Júlio disse que “só um foi dado com o vírus positivo da febre amarela, o que foi encontrado no Parque Cosmo; os outros deram negativos”.

O que será que será? – Tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei que deverá ser votado assim que voltarem as atividades legislativas, agora no mês de fevereiro, dando direito a um vereador ter um assessor de gabinete. Tem vereador contra, tem também a favor. Nas Câmaras da região, em cidade do porte de Monte Alto, quase todas tem. Não estou aqui defendendo, mas já fui vereador. É importante ter um assessor ou estagiário, pois o vereador não pode ficar sozinho, porque ele não fica o dia inteiro na Casa de Leis, precisa sair a campo, tem seus afazeres. O munícipe chega e quem vai atender? O funcionário de carreira já tem suas funções, geralmente estão super atarefados, e aí, como fica o trabalho dos edis?

Saúde Municipal I – Com décadas na estrada do jornalismo, tive a oportunidade de acompanhar grandes mudanças em vários segmentos. Uma delas, há duas décadas aproximadamente, ocorreu na vizinha cidade de Jaboticabal. Houve um desentendimento na área da saúde, quando a população reclamava do atendimento médico municipal e a Santa Casa reclamava do repasse de recurso da prefeitura, dizendo que o mesmo não era suficiente para cobrir as despesas. Foi então que a prefeita da época, juntamente com a Câmara Municipal, tomaram uma decisão radical: chamou os secretários ligados à Saúde e convocaram o provedor da Santa Casa, além da entidade que ajudava a dirigir a mesma e, através de Lei votada na Câmara Municipal, por 15 anos inicialmente, o comando parcial da saúde do município passou para a Unimed daquela cidade, que passou a gerenciá-la. Na época, o Pronto Socorro Municipal atendia os pacientes pelo SUS e nos casos de internação os encaminhava para a Santa Casa, o que continua sendo feito hoje pela UPA.

Saúde Municipal II – Hoje, o prefeito João Paulo Rodrigues, que enfrenta atualmente um dilema na Saúde, deveria sentar-se principalmente com os dirigentes da Santa Casa e resolver de vez este problema. Além do corpo clinico da Santa Casa, poderia também conversar com a Unimed.
A Santa Casa tem o Pronto Socorro Municipal acoplado ao seu hospital, e ambas têm um grande corpo clínico. O prefeito só não pode misturar Plano de Saúde, pois uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, e outra coisa é a mesma coisa.

Excelente conquista – Depois de tantas lutas de tantos que colaboraram, tendo alguns já falecido e outros se encontram no anonimato, Monte Alto passou a ter verba para o turismo, após uma luta insistente da ex-prefeita Silvia, de alguns vereadores, do atual prefeito e seus assessores e também do COMTUR. Entre as verbas que deverão vir através do MIT (Município de Interesse Turístico), uma vai ser para a construção de uma Concha Acústica que será feita no Centro Cívico Cultural. Esta obra será muito importante para apresentação de shows e também de talentos da cidade. Salientando que trata-se de verba pública, portanto, a prefeitura tem que deixar o palco de eventos sob a coordenação da diretoria de Cultura e Turismo, que tem provado através dos anos, competência para administrar qualquer evento artístico e cultural na cidade. O prefeito tem que tomar cuidado para não se formar panela em volta deste projeto tão importante para a cidade, para não ficar no comando de meia dúzia de pessoas.

Mão de ferro – O prefeito João Paulo Rodrigues vem administrando a cidade com mãos de ferro. Colocando cada coisa em seu lugar, puxando para si todas as decisões, sejam elas administrativas ou políticas, independentemente de opiniões. Só o tempo poderá analisar suas decisões, se certas ou erradas.

Números conquistados – Monte Alto conseguiu fazer parte de ser uma cidade turística;

Tem um dos melhores índices de qualidade de vida; Tem um dos menores índices de violência da região em relação a cidades do seu porte; Uma das poucas cidades, dos 645 municípios do estado em que estud

antes universitários não pagam para viajar até as universidades; Uma excelente saúde municipal comparada com cidades vizinhas; Em raras cidades, os funcionários público

s municipais recebem 80% de auxílio do plano de saúde; Uma das maiores produtoras de manga, cebola, limão, carambola e hortifrutigranjeiros, etc; Um grande parque industrial, com vários empresas de segmentos; Cidade em expansão com a conquista do Selo Verde Azul, que representa responsabilidade com o meio Ambiente e Qualidade de vida; Porém, infelizmente, há anos, como diz o professor Raimundo o salário municipal ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!

 

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez